Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu Miss Universo miss brasil

Mães na disputa, fim do limite de idade e repressão de ditadura sacodem o mundo miss

Barbie brasileira, Mister nadador em A Fazenda 15 e vitória inédita no Miss Charm também estão na lista das principais notícias que impactaram o setor dos concursos de beleza em 2023

Da esq.: a goiana Renata Guerra; a nicaraguense Sheynnis Palacios; a gaúcha Sancler Frantz; e o paulista Henrique Martins - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Evolução e surpresas: essas são as duas palavras que definem o mundo miss em 2023. A coluna acompanhou de perto todos os acontecimentos dessa indústria e, olhando para o ano que termina, enxerga um saldo positivo. Afinal, as notícias que mais ganharam destaque no noticiário —no país e no mundo— estão diretamente associadas às qualidades citadas no começo do texto.

Nos resultados, os destaques brasileiros foram a vitória da mineira Luma Russo no Miss Charm, seguida pelo terceiro lugar da gaúcha Sancler Frantz no Miss Supranational, a vice-liderança do nadador olímpico paulista Henrique Martins no Mister Supranational (sim, o mesmo que posteriormente entrou em A Fazenda 15) e o oitavo lugar da cearense Morgana Carlos no Miss Terra.

Já os destaques mundiais ficaram para a comunidade latina, com a vitória de Sheynnis Palacios (Nicarágua) no Miss Universo, Luciana Fuster (Peru) no Miss Grand International, Andrea Aguilera (Equador) no Miss Supranational e Andrea Rubio (Venezuela) no Miss International.

Vale também uma menção honrosa ao Vietnã, que neste ano sediou as finais do Miss Grand, Miss Charm e Miss Terra.

Confira abaixo as principais notícias que impactaram o setor em 2023.

REPRESSÃO DA DITADURA DA NICARÁGUA

O regime ditatorial da Nicarágua não gostou nada da vitória da representante do país, Sheynnis Palacios, no Miss Universo 2023. Para eles, o triunfo da nicaraguense no concurso de beleza poderia ser usado como um artifício da oposição para afrontar o regime comandado por Daniel Ortega.

Desde a eleição, em 18 de novembro, foi iniciada uma perseguição política à família de Karen Celebertti Moncada, diretora do Miss Nicarágua, que anunciou em meados de dezembro sua renúncia ao posto. A ditadura nicaraguense acusou Karen de "conspiração, difusão de informação falsa, traição e lavagem de dinheiro como parte de um complô para derrotar o governo".

Antes disso, já tinham barrado e exilado a diretora e sua filha do país, assim como confiscado as malas com as roupas usadas por Sheynnis no certame, incluindo o traje típico "El Zanate". O marido dela, Martín Argüello, e o filho Bernardo, de 16 anos, seguem incomunicáveis desde que desembarcaram no país após o concurso.

MISSES MÃES QUEBRAM PADRÕES

A modelo Renata Guerra é a Miss Universo Goiás 2023
A modelo Renata Guerra é a Miss Universo Goiás 2023 - Reprodução/Instagram

No início de maio, a goiana Renata Guerra Otoni, 27, tornou-se a primeira candidata mãe e casada da história a disputar o Miss Universo Brasil. Ao lado dela, outras duas mamães disputaram o nacional: as misses Piauí, Gabriela Reis Menezes, 26, e Maranhão, Lorena Caroline Maia e Silva, 27.

A participação delas só foi possível porque, em agosto de 2022, o Miss Universo tomou a decisão histórica de mudar as regras da competição. A organização comunicou que, a partir de 2023, começaria a aceitar mulheres que sejam ou foram casadas, assim como grávidas ou que tenham filhos.

Em âmbito mundial, a colombiana Camila Avella, 28, fez história ao ser a primeira mãe entre as 5 finalistas do Miss Universo. Já a guatemalteca Michelle Cohn, mãe de uma menina e de um menino, também participou da contenda, mas não classificou.

O MISS UNIVERSO MAIS DIVERSO DA HISTÓRIA

O Miss Universo 2023, realizado em 18 de novembro, atendeu a uma série de expectativas no sentido de diversidade e inclusão. No elenco, além das misses mães já citadas, estavam duas mulheres trans (as misses Holanda e Portugal) e uma modelo plus size (Nepal).

Foi a primeira vez que o concurso teve todos esses perfis diversos de mulheres ao mesmo tempo em um único evento, o que deixou ele mais plural e colorido –e empolgou a plateia. A nepalesa Jane Dipika Garrett, 23, foi ovacionada pela plateia ao se classificar no top 20, entre 84 candidatas de todo o mundo –da mesma forma aconteceu com a portuguesa Marina Machete.

FIM DO ETARISMO: SEM IDADE LIMITE NO MISS UNIVERSO

Na noite do dia 12 de setembro, a organização do Miss Universo pegou a todos de surpresa ao anunciar em sua conta oficial nas redes sociais (@missuniverse) o fim dos limites de idade para participar do concurso. A mudança de regra é histórica, uma vez que isso nunca havia ocorrido em mais de 70 anos de existência da competição, criada em 1952, e vale a partir de 2024.

A notícia chegou em um contexto inédito para a marca, que nunca esteve tão próxima dos temas de diversidade e inclusão. O principal motivador dessa disrupção foi a compra do concurso, há pouco mais de um ano, pela empresária tailandesa Anne Jakrajutatip, que é uma mulher transgênero.

BARBIE BRASILEIRA EM 3º LUGAR NO SUPRA

Em julho, a gaúcha Sancler Frantz, 32, fez bonito e ficou em terceiro lugar na final do Miss Supranational 2023 —vencido pela equatoriana Andrea Aguilera, 22, na Polônia. Ela fez história ao se tornar a primeira brasileira a entrar no grupo de cinco finalistas do concurso. Com mais de 20 títulos de miss no currículo, Sancler ostenta o apelido de "Barbie brasileira", que ganhou dos fãs por sua semelhança física com a boneca.

Em dezembro, ela passou o trono nacional para a mineira Isadora Murta, 25, que vai defender o país na próxima edição do Supra, também na Polônia. Andrea Aguilera esteve presente na coroação da nova Miss Brasil, realizada em Machadinho, no interior do Rio Grande do Sul.

UM MISTER BRASIL NADADOR EM A FAZENDA

Destaque no mundial, o nadador olímpico brasileiro Henrique Martins, 31, também fez história ao conquistar em julho o segundo lugar na final do Mister Supranational 2023, na Polônia. Ele ficou atrás apenas do modelo espanhol Iván Álvarez, vencedor da noite.

Pouco tempo depois de voltar ao país, em setembro, o paulista natural de Campinas foi anunciado como um dos participantes do reality show A Fazenda 15. Ele foi o sétimo eliminado da edição, que teve 22 peões e foi vencida pela ex-BBB Jaquelline Grohalski, em dezembro.

BRASIL NÃO CLASSIFICA EM 3 GRANDES CONCURSOS

No Miss Grand International 2023, realizado no fim de outubro no Vietnã, o Brasil não se classificou após 4 anos seguidos entrando no top 5 do mundial. A modelo carioca Adriana Yanca, 27, representante do país, não fez o primeiro corte, de 20 semifinalistas. Ainda em outubro, no Miss International, no Japão, a carioca Beatriz Goulart, 22, também não emplacou o Brasil no primeiro corte da final. A venezuelana Andrea Rubio, 24, foi a vencedora.

Em novembro, no Miss Universo, em El Salvador, a história se repetiu e a gaúcha Maria Eduarda Brechane, 19, não entrou no top 20. Foi a terceira vez seguida em que isso aconteceu no mundial —antes dela, também não se classificaram a capixaba Mia Mamede (2022) e a cearense Teresa Santos (2021).

ISABELLA MENIN SE CONSOLIDA NO TOPO

O fim do reinado da brasileira Isabella Menin, 27, como Miss Grand International 2022 consagrou a paulista, natural de Marília (SP), como uma das misses mais celebradas nos últimos anos, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Ela despertou esperanças no público amante do mundo miss após quebrar um jejum de décadas sem grandes faixas e coroas mundiais.

Por aqui, os fãs celebraram muito, já que a última vitória brasileira tinha sido havia 51 anos, no Miss Mundo 1971, com a médica carioca Lúcia Petterle. Já no resto do mundo, a mariliense encantou o público com sua atitude e postura. Resgatou o perfil de uma miss carismática e teatral, emprestando ao papel de porta-voz uma atuação de blogueira —tudo isso sem deixar de ser uma filantropa angelical.

O CHARME BRASILEIRO NO VIETNÃ

A mineira Luma Russo Moura, 27, foi coroada em fevereiro, no Vietnã, como a primeira brasileira a conquistar o Miss Charm, o mais novo concurso de beleza da indústria. Natural de Divinópolis, no interior de Minas Gerais, Luma é piloto de avião comercial, formada nos Estados Unidos e na Inglaterra. Ela fala inglês e espanhol fluentes e começou sua carreira no mundo miss em 2019, no Miss Minas Gerais CNB daquele ano.

A modelo surpreendeu a todo o mundo miss com seu inglês impecável na resposta final no palco, em uma resposta, segundo ela, não ensaiada. "O significado da vida pra mim é liberdade. Liberdade de viajar para onde você quiser, estar onde quiser, fazer o que quiser, ser a mulher que você está destinada a ser e seguir seus sonhos. Estar apta a alcançar conhecimento, não apenas acadêmico, mas de cultura, inteligência emocional e assim alcançar seu potencial como um todo", disse para o júri e a plateia, antes de ser consagrada vitoriosa.

60 ANOS DE IEDA MARIA VARGAS

No dia 20 de julho, a gaúcha Ieda Maria Vargas celebrou os 60 anos de sua coroação como Miss Universo 1963. Pioneira, ela conquistou na ocasião o primeiro grande título de beleza para o país e deu início a uma nova era —pelo menos no mundo das faixas e coroas. Aclamada pelo público, ela foi homenageada no palco, na final do Miss Universo Brasil 2023, vencido pela também gaúcha Maria Eduarda Brechane, 19.

TOP 8 NO MISS TERRA

Já no finalzinho do ano, no dia 22 de dezembro, a cearense Morgana Carlos, 27, fez bonito e classificou o país em oitavo lugar na final do Miss Terra 2023, realizado no Vietnã. Na ocasião, sagrou-se vencedora a albanesa Drita Ziri, de apenas 18 anos, que fez história ao conquistar o primeiro grande título de miss para seu país.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem