Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Barbie brasileira, gaúcha ressurge após 10 anos e é coroada Miss Brasil

Sancler Frantz vai defender o país em julho no Miss Supranational 2023

Sancler Frantz é coroada pela sua antecessora, Giovanna Reis

Sancler Frantz é coroada pela sua antecessora, Giovanna Reis Divulgação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Considerada por muitos especialistas em concursos de beleza como uma das melhores misses dos últimos anos, a gaúcha Sancler Frantz está de volta. Na semana passada, a modelo foi anunciada como a Miss Brasil que vai defender o país no mundial Miss Supranational, que tem a próxima edição agendada para julho, na Polônia.

"Sempre acompanhei os concursos de perto nos últimos anos, mas não pensava mais em competir de fato. Eu, inclusive, cheguei a anunciar uma aposentadoria há alguns anos, mas surgiu essa oportunidade irrecusável e voltei. Já me sentia uma mulher completa em todos os aspectos da minha vida e agora estou duplamente feliz e muito honrada por mais essa experiência", conta ela em bate papo exclusivo com a coluna.

O convite para o posto veio depois que o Miss Supranational anunciou, no ano passado, que aumentaria a idade limite de inscrição para 32 anos. A maioria dos grandes concursos mundiais só aceitam misses com até 27 ou 28 anos. A novidade, que acompanha uma tendência de revisão de regras na indústria como um todo, abriu a janela de possibilidade para ela, que atualmente está com 31.

"As pessoas perguntavam se eu voltaria e eu respondia que nunca saí do mundo miss, que eu amo. Sou muito grata por tudo que os concursos me proporcionaram desde que comecei a competir, bem novinha na minha cidade", comenta ela, que é natural de Arroio do Tigre, na região central do Rio Grande do Sul, a 250 km de Porto Alegre.

Sancler retorna ao mundo das faixas e coroas dez anos após se classificar como uma das cinco finalistas do Miss Mundo em 2013, realizado na Indonésia. Na ocasião, ganhou o título de Rainha das Américas e também foi eleita dona do melhor corpo da competição, na prova de traje de banho. Aclamada pelos fãs de concursos no Brasil e no mundo, ganhou o apelido de "Barbie brasileira", por sua semelhança física com a boneca.

"Eu entendo essa maneira de me chamarem como um apelido carinhoso, uma forma de me compararem a um personagem de que eles gostam. Acho fofo, fico lisonjeada! Mas estou longe de ser perfeita como a Barbie boneca, sou humana e imperfeita como todo mundo. Cuido muito da minha saúde e sou vaidosa, porém me importo muito mais com o bom exemplo e a mensagem que posso passar com minhas ações".

MISS DIPLOMADA

Sancler também já trabalhou como apresentadora de TV em programas esportivos e de entretenimento na emissora local Rede Pampa. Em 2012, foi finalista em um reality show de modelos na Record, apresentado por Ana Hickmann. "Com os concursos, além dos títulos, reinados, viagens e visibilidade, já ganhei bolsas de estudo, veículos, valores em dinheiro e outros prêmios", adiciona.

Nesse período sem competir, a miss conta que estudou bastante e fez todos os cursos acadêmicos e de aperfeiçoamento que tinha vontade. Hoje ela é biomédica esteta, nutricionista, gastróloga, health coach e é pós-graduanda em saúde e estética, nutrição estética e saúde da mulher. Também é formada em marketing e possui o DRT de atriz. No lado social, é fundadora do projeto "For Angels".

"Sancler foi escolhida entre 12 candidatas pré-selecionadas. Gravamos o vídeo de sua aclamação no Palácio Piratini, em Porto Alegre, onde recebeu faixa e coroa das mãos de Giovanna Reis, titular de 2022. Temos certeza de que ela foi a escolha perfeita para ir atrás do único título dos maiores certames mundiais que ainda não conquistado por uma brasileira", explica o empresário Henrique Fontes, que realiza essa e outras eleições pelo CNB - Concurso Nacional de Beleza.

A Miss Brasil já está fazendo aulas de oratória, inteligência emocional, inglês e passarela, para se preparar, junto com profissionais do CNB. Ainda segundo Henrique, ela deve passar a coroa nacional já em em agosto, para uma sucessora que vai defender o país no Miss Supranational em 2024.

"Toda a oportunidade que eu tiver para ocupar meu espaço e dar voz às causas que eu defendo vou aproveitar. O Supra é um concurso que eu admiro muito e que me proporciona isso. Estou desenvolvendo agora o projeto da minha clínica, onde vou trabalhar com beleza, saúde e bem-estar para ajudar mulheres. Quero casar, ter filhos, e alcançar todos os sonhos que posso ter!", finaliza.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem