Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu
Miss Universo

Miss Universo 2022: Show foi divertido, mas não atendeu expectativas de evolução

Evento aconteceu na noite deste sábado (14), em Nova Orleans (EUA)

A representante dos Estados Unidos, R'Bonney Gabriel (dir.), é a nova Miss Universo.

A representante dos Estados Unidos, R'Bonney Gabriel (dir.), é a nova Miss Universo Jonathan Bachman/Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova Orleans

O show final da 71ª edição do Miss Universo deixou um sentimento ambíguo para quem assistiu, tanto pelo presencial quanto pelo streaming. Ao mesmo tempo que, em clima de "Mardi Gras"--o Carnaval de Nova Orleans– teve um pano de fundo bastante alegre, com músicas animadas, palco e roupas coloridas, também deixou uma sensação de que faltava algo.

Claro, o evento que aconteceu na noite deste sábado (14) em Nova Orleans (EUA) carregava uma alta dose de expectativa por parte dos fãs e missólogos –nome dado aos especialistas em concursos de beleza. Os olhares atentos se deram pela mudança de regras anunciada no ano passado e também pela nova direção da competição, que no final de outubro passado foi comprada pela empresária tailandesa Anne Jakrajutatip.

Ambos abriram um caminho para que o concurso de 70 anos possa se modernizar quanto antes, no sentido de diversidade e inclusão. Isso, pois, no regulamento prometeram que, a partir deste ano, passarão a aceitar mulheres casadas e que tenham filhos. Já do lado de Anne, além de ser uma mulher trans, a ricaça é uma ativista LGBTQIA+ que prega a igualdade entre gêneros.

Porém, se comparado ao evento do ano passado, o espetáculo foi quase que igual. Mudou ali a estrutura de anúncio das classificações --do primeiro corte de 16 semifinalistas, foi direto para o segundo, de 5 finalistas, depois para o Top 3. Mas a sua essência antiga de que a mulher deve ser jovem, sensual, sexy e bonita para ser independente, se manteve.

Inclusive, em uma de suas respostas no palco, a nova Miss Universo eleita, a americana R'Bonney Gabriel, 28, respondeu que, se pudesse mudar algo no concurso, ela elevaria a idade de corte, que se mantém nos 27 anos (vale lembrar que ela tinha a idade limite quando foi eleita em seu país, o que está dentro das regras).

No entanto dá para se ter uma esperança, se forem analisadas as misses que foram selecionadas no grupo das 16 semifinalistas, e as que ficaram de fora. Boa parte não era das favoritas –que geralmente são as mais bonitas e sensuais. No linguajar popular, entraram nesse Top algumas "zebras" que nem se imaginava, como Haiti, Laos, Canadá e Trinidad e Tobago.

Por sua vez, representantes de países que eram grandes apostas dos missólogos ficaram de fora como Filipinas, Itália, México e Brasil. Seria esse o primeiro sinal de que vai acontecer uma grande mudança, sendo tão esperada pelos fãs e necessária para a sobrevivência da indústria, numa sociedade cada vez mais questionadora?

Mesmo se for, está bastante atrasado. Infelizmente, o próximo evento só acontece daqui a um ano, e é quando poderemos entender qual rumo o Miss Universo toma a partir de agora. Nesse meio tempo, acompanhamos o reinado de R'Bonney, o comando de Anne, a aplicação das novas regras na prática, e esperamos.

*O colunista viajou a convite da organização do Miss Universo Brasil.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem