Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu Miss Universo

Miss Universo 2022: fãs e blogueiros lotam hotel em que as misses estão confinadas

Clima é de Copa do Mundo para a final do concurso, que acontece neste sábado (14)

Fãs de concursos aguardam no hotel, na esperança de ver a Miss México
Fãs de concursos aguardam no hotel, na esperança de ver a Miss México - Fábio Luís de Paula/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova Orleans

Fãs, fãs e mais fãs. É isso o que mais se vê no hotel de Nova Orleans (EUA) em que as mais de 80 candidatas do Miss Universo 2022 estão hospedadas há cerca de dez dias. E quanto mais se aproxima o dia da final, mais torcida chega ao local.

Seja para fazer check-in ou só para ficar encostado por ali, na esperança de ver uma das meninas passar. Guardadas as devidas proporções, a vibe é de Copa do Mundo.

"Estamos com a capacidade lotada para este fim de semana", contou um dos seguranças do hotel escalado para ficar atento à movimentação. O foco dele é evitar que a excitação dos fãs atrapalhe a operação do local e a agenda do evento. "Eles parecem felizes, mesmo esperando bastante", diz.

O Hyatt Regency New Orleans é um dos parceiros da 71ª edição do Miss Universo, e está com parte de seus 1.193 quartos reservados em razão do concurso. E apesar dos fãs não terem tanto contato com as misses, elas têm passado bastante tempo por lá, mas em atividades realizadas a portas fechadas.

O confinamento antes do show é uma tradição nos concursos de beleza antes da coroação. É aí que as misses têm seu comportamento avaliado pela organização que decide, após entrevista e desfile preliminares, a colocação de cada uma. Com ajuda de um júri técnico, neste período nascem os famosos cortes e se monta o grupo de finalistas, que é novamente avaliado pelo júri artístico da final.

Sem regra, esses dias completam cerca de uma semana e podem chegar a até um mês em alguns casos. Ao longo dos dias, elas cumprem uma agenda cultural, sempre impecáveis e arrumadas, e participam de etapas preliminares. Neste Miss Universo, quando não estão no hotel, as meninas vão para o centro de convenções da cidade onde foi montado o palco da competição.

Fãs se aglomeram em espaços onde podem passar as misses, para fazer fotos e vê-las de pertinho
Fãs se aglomeram em espaços onde podem passar as misses, para fazer fotos e vê-las de pertinho - Fábio Luís de Paula/Folhapress

"Não acho que a capacidade turística de Nova Orleans está sendo bastante aproveitada na agenda. As meninas foram em um restaurante local, para experimentar as comidas típicas da Louisiana e teve uma atividade relacionada ao Mardi Gras, o resto foi tudo por aqui", explica o venezuelano Jesus Hernández, 37, que comanda a página "Arquitecto de Misses".

Apesar de ter nascido no país latino, o missólogo –nome dado aos especialistas em concursos de beleza– mora em Miami (EUA) há muitos anos. Esta é sua primeira vez presencialmente no Miss Universo e ele diz estar gostando de tudo que está vendo, apesar de sentir um pouco a falta de estrutura e engajamento.

"Cheguei aqui na segunda [9] para mostrar a beleza e produção das meninas, o que vestem, o que estão fazendo, e colher o máximo de informações possível para quem me acompanha. Vejo outros influenciadores sociais fazendo a cobertura, mas poucos integrantes da imprensa. Entretanto, acredito que o investimento que fiz para vir está valendo a pena", diz ele, que conta com mais de 337 mil seguidores.

Vale dizer que os principais veículos cobrindo o confinamento e as preliminares do concurso são as emissoras de TV latinas Telemundo (parceira do evento) e Univisión, ambas com sede nos Estados Unidos. Quem também tem a mesma linha de estratégia de Jesus é sua conterrânea Katherine Coromoto, 28, que é jornalista e colabora na página "Tramoya Universal". "Queremos ver as favoritas e montar nossas previsões de vencedoras, a partir de um testemunho ocular", conta.

Os fãs venezuelanos Katherine Coromoto e Jesus Hernandéz estão em Nova Orleans para ver o concurso
Os fãs venezuelanos Katherine Coromoto e Jesus Hernandéz estão em Nova Orleans para ver o concurso - Fábio Luís de Paula/Folhapress

A representante do Brasil neste ano é a capixaba Mia Mamede, 27, que teve um desempenho positivo na etapa preliminar. Ela aparece nas previsões de missólogos brasileiros consultados pela coluna como uma das possíveis classificadas da noite de sábado (14), quando será realizada a grande final.

Para os especialistas, estão mais perto da coroa a colombiana Maria Fernanda Aristizabel e a tailandesa Anna Sueangam-iam. A asiática, inclusive, se destacou nesta semana ao desfilar com um vestido feito todo de anéis de lata de alumínio, em homenagem aos pais catadores de lixo.

O grupo de misses disputa o trono que hoje é ocupado pela indiana Harnaaz Sandhu, vencedora de 2021. Um show repleto de surpresas é esperado pelo público, depois que o concurso foi comprado em outubro passado pela bilionária empresária tailandesa Anne Jakrajutatip, que é uma mulher transgênero.

*O colunista viajou a convite da organização do Miss Universo Brasil.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem