Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu Miss Universo

Miss Universo 2022: Gay assumida e astronauta estão entre candidatas; veja curiosidades

Grupo de 86 candidatas disputa a coroa mundial no sábado (14) nos Estados Unidos

Algumas das candidatas a Miss Universo 2023
Algumas das candidatas a Miss Universo 2023 - Montagem
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova Orleans

O grupo do Miss Universo 2022 traz, além de modelos e estudantes universitárias, como de costume, algumas candidatas com perfis fora do comum em concursos do tipo. Isso não se resume apenas aos currículos das belas, mas também às histórias de vida e à orientação sexual.

Fazem parte desse mix bastante uma astronauta, uma musicista, uma esportista, fashionistas, ativistas ambientais e até uma concorrente da brasileira Mia Mamede com pai brasileiro. De fato, diversidade era o que mais se esperava da tailandesa Anne Jakrajutatip, a bilionária transgênero que comprou o concurso em outubro passado.

Afinal, há espaço para todas brilharem no grupo deste ano, que totaliza 86 mulheres competindo pela coroa que hoje pertence à indiana Harnaaz Sandhu, eleita em 2021. Sua sucessora será escolhida na noite de sábado (14), em Nova Orleans (EUA), cidade-sede da 71ª edição do certame.

Nem todos esses perfis estão na lista das preferidas dos missólogos, até o momento, para vencer a competição. Porém, não deixam de ser postulantes bastante interessantes para ocupar o trono e reinar como a nova Miss Universo.

CONHEÇA CANDIDATAS A MISS UNIVERSO COM PERFIS CURIOSOS

Tashi Choden, a Miss Butão que é ativista LGBTQIA+

A jovem de 23 anos é a primeira representante do Butão no Miss Universo. Tashi é assumidamente lésbica, além de porta-voz e defensora dos direitos LGBTQIA+, ds igualdade de gênero e do empoderamento das mulheres.

Gabriela Dos Santos, a Miss Curaçau que é filha de brasileiro

Com apenas 20 anos e nascida em Curaçao, Gabriela fala um pouco de português, já que é filha de pai brasileiro. Além disso, ela fala fluentemente inglês, espanhol, alemão e papiamento, idioma falado em seu país.

Anna Sueangam-iam, a Miss Tailândia educada por freiras budistas

A modelo asiática nasceu e foi criada em uma favela em Bancoc, capital tailandesa. Mas, pensando em sua segurança, a família a enviou para ser educada em um templo de freiras budistas. No local, suas refeições eram restos de comida dos monges. Hoje, ela trabalha para que as crianças tailandesas tenham mais acesso à educação.

Ashley Cariño, a Miss Porto Rico que também é astronauta

O sonho da modelo é trabalhar para a Nasa e ser a primeira Miss Universo a viajar para o espaço. Ela está se formando em engenharia aeroespacial na University of Central Florida e quer se especializar na área de propulsão de foguetes.

Alicia Faubel, a Miss Espanha que adotou gosto pelos concursos de beleza no exterior

Nascida na cidade espanhola de Alicante (Valência), Alicia vive há mais de três anos nas Filipinas, onde trabalha como modelo e atriz. Ela adora a cultura, comida e moda filipinas, inclusive adotou a paixão do país pelo mundo miss.

Marybelen Sakamoto, a Miss Japão que é filha de peruano

Natural de Tóquio, Marybelen é filha de pai peruano e mãe japonesa.

Ivana Batchelor, a Miss Guatemala que lutou contra a depressão

A jovem superou uma forte depressão e hoje apoia a importância da saúde mental e trabalha com jovens de escolas públicas para ajudar na prevenção do suicídio em seu país.

Viktoriia Apanesenki, a Miss Ucrânia que vive na guerra

Por conta da guerra que seu país vive hoje, Viktoriia trabalha como voluntária ajudando a preparar alimentos para os batalhões das Forças Armadas ucranianas e para as vítimas do conflito.

Alessia Rovegno, a Miss Peru que tinha dupla musical

Além de ser dona de uma padaria, junto com sua família, ela já rodou o seu país cantando ao lado da irmã, na dupla Alessia & Vambina.

Aleksandra Klepaczka, a Miss Polônia que toca em uma banda

Musicista nata, Aleksandra canta, toca violino e violão e pratica todas as suas habilidades musicais em uma banda em seu país.

Deta Kokomani, a Miss Albânia que é musicista profissional

A albanesa do concurso é pianista profissional e estuda farmácia na universidade.

R'Bonney Gabriel, a Miss Estados Unidos que trabalha desde os 15

Além de designer de moda, R'Bonney dá aulas de costura ecologicamente correta, e trabalha com isso desde os 15 anos.

Amanda Dudamel, a Miss Venezuela que morou em 8 países

Ela morou em oito países diferentes e é designer de moda, formada em Roma (Itália). Ela ainda se especializou em moda sustentável pelo London College of Fashion.

Chloe Powery-Doxey, a Miss Ilhas Cayman que já foi da seleção de basquete

Chloe é esportista e joga basquete há 17 anos. Ela já atuou no time Women of Valor Basketball Club e na seleção das Ilhas Cayman.

Soraya Kohlmann, a Miss Alemanha que é vegetariana desde os 2 anos

Empresária e instrutora de pilates, uma curiosidade sobre Soraya é que ela é vegetariana desde os dois anos e vegana desde os doze.

O colunista viajou a convite do Miss Universo Brasil

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem