Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Após 10 concursos, modelo do RJ realiza sonho ao vencer o Miss Grand Brasil

Adriana Yanca vai defender o país no Miss Grand International, em outubro, no Vietnã

Adriana Yanca, do Rio de Janeiro, é a Miss Grand Brasil 2023
Adriana Yanca, do Rio de Janeiro, é a Miss Grand Brasil 2023 - Raffa Rodrigues
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foz do Iguaçu (PR)

A modelo fluminense Adriana Yanca, 26, superou outras 27 candidatas e foi coroada no início da madrugada deste domingo (11) como a nova Miss Grand Brasil. Agora, a cirurgiã-dentista, natural de Belford Roxo (RJ), inicia uma intensa preparação para representar o país no mundial, o Miss Grand International 2023, agendado para 25 de outubro na Indonésia.

Este foi o décimo concurso de beleza em que Adriana participou na vida, em sua luta persistente de realizar o sonho de ser Miss Brasil. Na lista, além do Grand, ela disputou seletivas nacionais de outras quatro franquias mundiais: Miss Supranational (2022), Miss Mundo (2021), Miss Universo (2019) e Miss Internacional (2018). "Eu sigo a filosofia de que, assim como acordamos todos os dias com uma nova oportunidade e com a chance de recomeçar, não podemos desistir de nossos sonhos", justificou.

"A alegria não cabe em mim! Eu me apaixonei pelo Miss Grand e quero levar toda a minha força e de todas as meninas que competiram por essa coroa para lutar pelo bicampeonato do Brasil no mundial", disse ela, que defendeu a faixa de Miss Zona da Mata Mineira (MG), logo após o anúncio da vitória.

O desafio que Adriana assume, no entanto, não será nada fácil. Isso pois ela sucede no trono a economista e modelo paulista Isabella Menin, 27, que em outubro passado venceu a décima edição do Miss Grand International, na Indonésia. Ela veio ao país especialmente para o evento, diretamente da Tailândia, sede do Miss Grand, onde vive desde que conquistou o posto mundial.

A Miss Grand Brasil 2023 é também técnica em enfermagem, estuda medicina e tem o objetivo de transformar vidas com a visibilidade do título. Do lado de projetos sociais, Adriana é embaixadora e voluntária do instituto Meduca há 5 anos.

Veja momento da coroação:

Em segundo e terceiro lugares na disputa ficaram as representantes de Pernambuco, Cinthya Moura, e Tocantins, Luciana Gomes. No grupo das cinco finalistas estavam ainda as misses Paraná, Ana Finkler (4º lugar), e Minas Gerais, Júlia de Castro Rodrigues (5º). No Top 11 entraram também as candidatas Caroline Valentino (São Paulo), Victoria Melo (Ceará), Yasmin Alcântara (Pará), Natália Seipl (Maranhão), Babi Vazquez (Cataratas do Iguaçu) e Estephane Souza (Rio de Janeiro).

Em um concurso repleto de candidatas consideradas "misses de carreira" – termo usado para meninas que já disputaram outros concursos e tem um currículo de experiências no mundo miss–, a escolha da vencedora foi decidida por meio de um acúmulo de bons desempenhos. Afinal, ela foi avaliada em etapas preliminares valendo pontos classificatórios, como: disciplina e comportamento, fotos para capa de revista e vídeos para redes sociais, entrevista preliminar com jurados e desfiles de gala, traje de banho e um discurso da paz.

A final foi transmitida para todo o mundo pelo Youtube, no canal Grand TV, que tem mais de 1,3 milhão de assinantes (https://www.youtube.com/@GrandTVCH ).

ISABELLA NO BRASIL

O hotel Recanto Cataratas hospedou as misses e o palco da final, montado em seu centro de eventos. O local recebeu desde sexta (9) não só as famílias das candidatas, mas também muitos fãs de Isabella. A cada passo que ela dava no local, havia sempre alguém pedindo para tirar uma selfie, inclusive durante sua visita para conhecer as Cataratas do Iguaçu.

Os flashs e posts são justificáveis, afinal Isabella colocou o Brasil de volta em bons lençóis no mundo miss. Ela quebrou um jejum de 51 anos sem vitórias para o país em um dos grandes concursos mundiais, do grupo chamado "Grand Slam". Antes dela, a última coroa foi da médica carioca Lúcia Petterle, no Miss Mundo de 1971.

Nascido em 2013, o Miss Grand International é uma competição relativamente recente, mas que alcançou grande notoriedade em pouco tempo. Com um show final grandioso e moderno, de produção dinâmica e jovem, o Grand ganhou rapidamente um lugar de destaque na indústria e segue com objetivo de se manter lá.

Comandando pelo empresário tailandês Nawat Itsaragrisil, 49, o concurso segue crescendo em termos de audiência e críticas positivas. Além do Brasil, com Isabella, já se consagraram vencedoras misses do Vietnã (2021), Austrália (2015), Cuba (2014), Estados Unidos (2020), Indonésia (2016), Paraguai (2018), Peru (2017), Porto Rico (2013), República Dominicana e Venezuela (2019).

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem