Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Veteranas compõem grupo que luta por coroa no Miss Grand Brasil 2023

Conheça as 28 misses do concurso deste ano

A brasileira Isabella Menin faz primeiro desfile como Miss Grand International 2022
A brasileira Isabella Menin, quando venceu Miss Grand International 2022, em outubro - MGI/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No dia 10 de junho, Foz do Iguaçu será palco da eleição da Miss Grand Brasil, que será a representante brasileira no Miss Grand International. A etapa nacional terá 28 misses lutando pela coroa que hoje pertence à economista e modelo paulista Isabella Menin, que também é dona do trono mundial, vencido em outubro passado.

Neste ano, muitas das candidatas são "misses de carreira", termo usado para meninas que já disputaram outros concursos. Entre as veteranas, algumas delas são as seguintes misses: Rio de Janeiro, Esthefane Souza (participou do Miss Brasil Mundo e do Miss Universo Brasil); Zona da Mata Mineira, Adriana Yanca (esteve no Miss Brasil Mundo e no Miss Supranational Brasil); Maranhão, Natália Seipel (concorreu no Miss Universo Brasil 2022); Paraíba, Elen Guedes (foi vice Miss Queen Beauty Universe 2002); Distrito Federal, Carol Tibery (esteve no Miss Supranational Brasil 2022).

No ano passado, o Miss Grand Brasil foi considerado bastante acirrado pelos especialistas do setor, e Isabella se destacou em detalhes. Um deles, inédito no Brasil, foi seu vestido de gala prateado, que trouxe um surpreendente capuz acoplado na parte de trás da cabeça, com um pingente na testa. A peça lembra um manto de véu de noiva, ou até mesmo um dos véus usados no islamismo, religião predominante na Indonésia, sede da próxima edição do Miss Grand.

O confinamento começa no dia 7 e, ao longo de quatro dias, as meninas passarão por etapas preliminares valendo pontos classificatórios. Além de disciplina e comportamento, serão avaliadas habilidades técnicas das meninas em provas que envolvem desde a produção de fotos para capa de revistas e vídeos para redes sociais até os tradicionais desfiles moda praia e noite, entrevista preliminar e a apresentação de um discurso de paz.

As imagens de abertura do concurso serão gravadas no Parque Nacional do Iguaçu, com as cataratas como pano de fundo. As concorrentes também visitarão a hidrelétrica de Itaipu. A final será transmitida para todo o mundo pelo canal Grand TV no YouTube, que tem mais de 1,3 milhão de assinantes.

NOVO E POTENTE

Nascido em 2013, o Miss Grand International é uma competição relativamente recente, mas que alcançou grande notoriedade em pouco tempo. Com alto investimento e produções impecáveis, o concurso foi alçado ao posto de novo "namoradinho" do setor, considerado um dos favoritos de missólogos e fãs. Agrada bastante seu dinamismo e também sua ideia de mesclar a importância do apoio a projetos sociais, sem deixar de lado o ritmo fashion e despojado.

Neste ano, o Grand celebra 11 anos e tem previsão de realizar o mundial no dia 25 de outubro, no Vietnã. A atual vencedora mundial é a brasileira Isabella Menin, 27, coroada na Indonésia. Na ocasião, ela quebrou um jejum para o país, que estava havia 51 anos sem vencer um dos grandes concursos mundiais, do grupo chamado Grand Slam. Antes dela, a última coroa fora da médica carioca Lúcia Petterle, no Miss Mundo de 1971.

Após a vitória, Isabella passou a viver em Bancoc, capital tailandesa, e tem cumprido uma agenda de atividades global. Além de visita ao Brasil em março, a Miss Grand International 2022 já esteve no Camboja, Vietnã, Inglaterra, Ilhas Maldivas, Espanha e República Tcheca. Após Foz do Iguaçu, ela já tem na agenda viagens para o Equador, Peru, Colômbia e Japão.

Abaixo, veja comercial do próximo mundial, estrelado por Isabella:

Além do Brasil, já se consagraram vencedoras misses do Vietnã (2021), Austrália (2015), Cuba (2014), Estados Unidos (2020), Indonésia (2016), Paraguai (2018), Peru (2017), Porto Rico (2013), República Dominicana e Venezuela (2019). Além de Indonésia e Tailândia, o concurso já foi realizado na Venezuela, em Mianmar, no Vietnã e nos Estados Unidos.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem