Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Miss Grand Brasil 2022: Paulista usa inédito vestido com capuz e vence concurso

Isabella Menin, Miss Alto Cafezal, foi coroada em Brasília e defenderá país no mundial

Miss Grand Brasil 2022

A paulista Isabella Menin, Miss Alto Cafezal-SP, venceu o Miss Grand Brasil 2022 Ricardo Siviero/Divulgação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A paulista Isabella Menin, 26, superou outras 30 candidatas e foi coroada nesta quinta-feira (28) como a nova Miss Grand Brasil. Agora, a economista e modelo internacional, natural de Marília (SP), inicia uma intensa preparação para representar o país no mundial, o Miss Grand International 2022, agendado para 25 de outubro na Indonésia.

"Estou muito feliz e muito emocionada. Estudei bastante o concurso, me preparei para cada detalhe com muito amor, e vou fazer de tudo para trazer a nossa primeira coroa da franquia Grand para o Brasil!", disse ela, que defendeu a faixa de Miss Alto Cafezal (SP), logo após o anúncio da vitória.

Em um concurso considerado bastante acirrado pelos especialistas no setor, Isabella se destacou em detalhes. Um deles, inédito no Brasil, foi seu vestido de gala prateado, que trouxe um surpreendente capuz acoplado na parte de trás da cabeça, com um pingente na testa. A peça lembra um manto de véu de noiva, ou até mesmo um dos véus usados no islamismo, religião predominante na Indonésia, sede da próxima edição do Miss Grand.

Antes de Isabella, só a Miss Brasil 1987, Jacqueline Meirelles, usou algo parecido, mas era uma capa avulsa que descia até os pés, sobre o vestido. Internacionalmente falando, a Miss Itália 1994 chegou mais perto e usou peça similar na final do Miss Universo.

"A ideia que eu tive [para o vestido] foi simbolizar uma fase da minha vida em que eu estudei o autoconhecimento, pois a retirada do capuz representa a descoberta do meu verdadeiro eu. A cor prata do vestido simboliza a galáxia, as estrelas e a energia do céu, algo em que acredito bastante", explicou ela sobre o traje.

"Acredito que este vestido simboliza cada um de nós como os seres misteriosos, ilimitados, atemporais e cheios de luz que realmente somos. Neste mundo, o que nasce e morre são apenas experiências, mas o nosso eu verdadeiro é eterno", completou.

Este foi o segundo concurso de miss adulto de que Isabella participou. Ela foi Miss Goiás Supranational 2014, e antes disso só havia disputado concursos para adolescentes, como o Miss Estudantil e o Miss Teen International. Influenciada pela mãe, Adriana Novaes, que foi Miss Marília e disputou outros certames, a Miss Grand Brasil 2022 é formada em economia com mestrado em finanças pela University College London, na Inglaterra, onde morou por sete anos.

Engajada, ela atua com um projeto de apoio a instituições de atendimento a pessoas com deficiência, chamado Beyond.

CONCURSO DISPUTADO

Em segundo e terceiro lugares na disputa ficaram as representantes do Paraná, Gabriela Borges, e Rio Grande do Sul, Vitória Brodt. No grupo das cinco finalistas estavam ainda as misses Norte Mato-Grossense, Bárbara Reis (4º lugar), e Mato Grosso, Maythe Varzoni (5º). No Top 9 entraram também as candidatas Tainara Santos (Bahia), Tayrine Soares (Goiás), Sthefany Aragão (Santa Catarina) e Larissa Galvão (São Paulo).

"Foi um concurso extremamente disputado, as meninas se preparam bastante não só em termos de corpo e estética, mas também em técnicas de passarela, oratória, conteúdo e guarda-roupa. O show também foi dinâmico e divertido", avaliou Henrique Fontes, diretor do concurso, que se disse satisfeito com o show. "Ficou melhor do que eu imaginava, estamos bastante felizes."

Ainda segundo o empresário, muitas meninas têm optado por disputar o Grand como primeira opção, e não o deixando como plano B, caso não conseguissem espaço em outra franquia. Esse fato, para Fontes, comprova o crescimento da importância da franquia na indústria miss.

Outro ponto relevante do concurso foi a etapa "Discurso da Paz", onde as nove semifinalistas, vestidas de branco, fizeram um discurso no palco contra a guerra na Ucrânia. Com 3h30 de duração, o espetáculo foi transmitido ao vivo pela internet, no canal do concurso no YouTube, diretamente de Brasília, que sediou o evento. As misses ficaram hospedadas no hotel Manhattan Plaza, onde participaram de uma agenda que contava com provas preliminares classificatórias.

A coroação foi no Teatro da CAESB, em Águas Claras, onde houve arrecadação de alimentos não perecíveis em troca de ingresso. Quem passou a faixa foi a mineira Lorena Rodrigues, 27, que ficou em terceiro lugar no mundial, no ano passado. A etapa nacional do Grand estava inserida na programação do Festival Brasília, organizado pelo Núcleo de Arte do Centro-Oeste (NACO), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

10 ANOS DE GRAND

Nascido em 2013, o Miss Grand International é uma competição relativamente recente, mas que alcançou grande notoriedade em pouco tempo. Com alto investimento e produções impecáveis, o concurso foi alçado ao posto de novo "namoradinho" do setor, considerado um dos favoritos de missólogos e fãs. Agrada bastante seu dinamismo e também sua ideia de mesclar a importância do apoio a projetos sociais, sem deixar de lado o ritmo fashion e despojado.

Ele faz parte do Grand Slam da beleza, grupo que reúne os cinco maiores concursos de beleza feminina no planeta. Ao lado dele estão o Miss Universo, Miss Mundo, Miss International e o Miss Supranational.

Neste ano, o Grand celebra 10 anos, e a atual vencedora do mundial é a vietnamita Nguyen Thuc Thuy Tien, coroada em dezembro passado na Tailândia. Além do Vietnã, já se consagraram vencedoras misses da Austrália (2015), Cuba (2014), Estados Unidos (2020), Indonésia (2016), Paraguai (2018), Peru (2017), Porto Rico (2013), República Dominicana e Venezuela (2019). Além da Tailândia, o concurso já foi realizado na Venezuela, em Mianmar, no Vietnã e nos Estados Unidos.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem