Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Miss Grand Brasil 2023: Sucessora de Isa Menin será coroada hoje, em Foz do Iguaçu

Final será a partir das 22h, com transmissão para todo o mundo pelo YouTube.

A paulista Isabella Menin, Miss Grand International 2022, fala com as candidatas do Miss Grand Brasil 2023
A paulista Isabella Menin, Miss Grand International 2022, fala com as candidatas do Miss Grand Brasil 2023 - Anderson Barbosa
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na noite deste sábado (10), será eleita em Foz do Iguaçu (PR) a nova representante brasileira no Miss Grand International. São 28 meninas lutando pela oportunidade de defender o país naquele que é considerado hoje um dos maiores concursos de beleza da atualidade. A final será transmitida a partir das 22h para todo o mundo pelo Youtube, no canal Grand TV, que tem mais de 1,3 milhão de assinantes (https://www.youtube.com/@GrandTVCH ).

Com um show final grandioso e produção dinâmica, focada em atrair a atenção das novas gerações, o Grand ganhou rapidamente um lugar de destaque na indústria e segue com objetivo de se manter lá. A atual ocupante do trono mundial é, justamente, uma brasileira: a paulista Isabella Menin, 27, que é natural de Marília (SP).

Ela venceu a décima edição do Miss Grand International em outubro passado, na Indonésia, e chegou na quinta-feira (8) em Foz para coroar sua sucessora nacional. A miss veio diretamente da Tailândia, sede do Miss Grand, onde vive desde que conquistou o posto, especialmente para a ocasião.

O hotel que hospeda as misses tem o palco da final montado em seu centro de eventos, e vem recebendo desde sexta (9) não só as famílias das candidatas, mas também muitos fãs de Isabella. Ela é tratada como superstar (o que não deixa de ser) e os pedidos de selfies não param.

Os flashs e posts são justificáveis, afinal Isabella colocou o Brasil de volta em bons lençóis no mundo miss. Ela quebrou um jejum de 51 anos sem vitórias para o país em um dos grandes concursos mundiais, do grupo chamado "Grand Slam". Antes dela, a última coroa foi da médica carioca Lúcia Petterle, no Miss Mundo de 1971.

Entende-se também que esse fato atraiu olhares de misses para o Miss Grand Brasil, o que levou a uma alta incidência de "misses de carreira" no grupo deste ano. O termo é usado para apontar meninas que já disputaram outros concursos e tem experiência com faixas e coroas.

Vale dizer que todo o grupo passa por avaliações preliminares valendo pontos classificatórios, e envolvem quesitos como: disciplina e comportamento, habilidades técnicas em produção de fotos para capa de revista e vídeos para redes sociais, entrevista preliminar com jurados e desfiles de gala, traje de banho e um discurso da paz.

Nascido em 2013, o Miss Grand International é uma competição relativamente recente, mas que alcançou grande notoriedade em pouco tempo. Além do Brasil, com Isabella, já se consagraram vencedoras misses do Vietnã (2021), Austrália (2015), Cuba (2014), Estados Unidos (2020), Indonésia (2016), Paraguai (2018), Peru (2017), Porto Rico (2013), República Dominicana e Venezuela (2019). Além da Indonésia e Tailândia, o concurso já foi realizado na Venezuela, em Mianmar, no Vietnã e nos Estados Unidos.

Após Foz, Isabella faz um tour pela América do Sul, com compromissos no Equador, Perú e Colômbia - depois vai para o Japão. Antes disso, já esteve no Camboja, Vietnã, Inglaterra, Ilhas Maldivas, Espanha e República Tcheca. Com a coroa entregue no Brasil, ela vai começar a se preparar para empossar sua sucessora no mundial, com data marcada para o dia 25 de outubro, no Vietnã.

Quem sabe, a vencedora de hoje suceda Isabella lá fora? Seria um fato inédito no Brasil, e que pode, de vez, reinstituir o interesse pela cultura miss por aqui.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem