Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Representante de Campinas, Vitória Brodt vence Miss Universo São Paulo 2023

Grupo de 28 meninas concorreu pelo posto em Ribeirão Preto (SP), no interior do estado

Vitória Brodt faz seu primeiro desfile como Miss Universo São Paulo 2023

Vitória Brodt faz seu primeiro desfile como Miss Universo São Paulo 2023 Rubens Okamoto/Divulgação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foz do Iguaçu (PR)

A representante de Campinas, Vitória Brodt, 23, venceu na noite deste sábado (10) o título de Miss Universo São Paulo 2023. Ela deixou para trás outras 27 meninas que participaram do evento e foi coroada em Ribeirão Preto, a cerca de 315 km da capital paulista. Esta foi a primeira edição presencial do concurso no pós-pandemia e a segunda vez na história que a competição é sediada no interior do estado.

Atriz há oito anos, Vitória trabalha como modelo, fala inglês fluente e é considerada veterana no mundo miss, por já ter participado de outros concursos. A partir de agora, a jovem começa a se preparar para, em breve, defender o estado no Miss Universo Brasil, ainda sem data anunciada.

Estudante de economia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a miss se considera uma pessoa curiosa, sonha em viajar o mundo e conhecer diversas culturas. Uma de suas paixões é a dança, e ela estudou 13 anos de ballet, dança clássica e street dance. No seu tempo livre, gosta de brincar com seus cachorros e ler livros. Natural de Porto Alegre (RS), ela pôde concorrer no estadual pois mora há bastante tempo em São Paulo.

Quem coroou Vitória foi a influenciadora digital Bianca Lopes, de Jaú, que reinou no trono paulista de 2019 a 2021. A antecessora de Vitória, no entanto, é a modelo mineira Adrielle Pieve, detentora do título de 2022. Em segundo lugar, ficou a Miss São Carlos, Carol Amaral e, em terceiro a Miss São Caetano do Sul, Lorena Zamberlan. Confira vídeo do momento do anúncio:

O grupo de 28 meninas deste ano foi selecionado a partir de um total de 149 mulheres que se inscreveram pela internet. Destas, 70 foram selecionadas e apenas 45 avaliadas por uma banca multidisciplinar, que fez uma peneira até chegar à lista de 28 nomes. Segundo a organização, no júri estavam profissionais de beleza, oratória, coaching, línguas estrangeiras, etiqueta e comportamento.

O show da coroação foi no Centro de Eventos do Ribeirão Shopping, com transmissão para todo o país no canal de streaming UMiss, da Soul TV, e pelo Grupo Thathi de Comunicação e Onix TV, para mais de 80 municípios do interior de São Paulo. Sob o tema "Ultra Eclética", a direção artística geral é de Alex D´arc, mesmo responsável pelo criativo do Baile da Vogue.

A edição foi também a primeira que permitiu a participação de candidatas que têm filhos –três delas são mães– algo que nunca aconteceu antes, em mais de 70 anos. Enquanto as representantes dos municípios de São Caetano do Sul, Lorena Zamberlan, e Cruzeiro, Thais Oliveira, têm filhos meninos, a Miss Cajamar, Natalia Pina, é mãe de uma menininha.

Isso só foi possível após a decisão histórica do Miss Universo de mudar as regras da competição, criada em 1952. Em agosto passado, a organização mundial comunicou que, a partir de 2023, começaria a aceitar mulheres que sejam ou foram casadas, assim como grávidas ou que tenham filhos. A idade para inscrição no concurso, no entanto, manteve-se a mesma: é preciso ter entre 18 e 28 anos.

Com a regra em vigência neste ano, no último dia 7 de maio, a modelo goiana Renata Guerra, 27, tornou-se a primeira candidata mãe do Miss Universo Brasil, após vencer o Miss Goiás. Ela celebrou a vitória curtindo muito com sua filha, a pequena Samira.

Os concursos estaduais do Miss Universo Brasil 2023 têm agitado o mundo miss nas últimas semanas. Até o momento, 24 mulheres foram eleitas e o plano é que um time de 27 meninas esteja na competição nacional. Segundo a organização, a premiação deste ano vai ultrapassar R$ 150 mil.

A atual Miss Brasil é a capixaba Mia Mamede, 27, que em janeiro passado disputou o Miss Universo 2022 em Nova Orleans, na Louisiana (EUA). Na ocasião, ela não se classificou no primeiro corte de 16 semifinalistas e quem se sagrou vencedora foi a americana R'Bonney Gabriel, 28.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem