Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu miss brasil

Piloto de avião mineira vence mundial de miss e conquista título inédito para o Brasil

Modelo deixou outras 37 misses para trás e venceu o Miss Charm 2023, no Vietnã

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A mineira Luma Russo Moura, 27, acaba de conseguir mais um título mundial de beleza para o Brasil. Ela foi coroada, no início da tarde desta quinta (16), no Vietnã, como a primeira Miss Charm, que é o mais novo concurso de beleza da indústria. Agora Luma entra para a história do mundo miss brasileiro, ao lado da paulista Isabella Menin, que, em outubro passado, venceu o Miss Grand International.

"O significado da vida pra mim é liberdade. Liberdade de viajar para onde você quiser, estar onde quiser, fazer o que quiser, ser a mulher que você está destinada a ser e seguir seus sonhos. Estar apta a alcançar conhecimento, não apenas acadêmico, mas de cultura, inteligência emocional e assim alcançar seu potencial como um todo", disse ela em sua resposta final para o júri.

Natural de Divinópolis, no interior de Minas Gerais, Luma é piloto de avião comercial, formada nos Estados Unidos e na Inglaterra. Ela fala inglês e espanhol fluentes e começou sua carreira no mundo miss em 2019, no Miss Minas Gerais CNB daquele ano.

A modelo deixou para trás outras 37 candidatas, após ser classificada nos três primeiros cortes de 20, 10 e 6 meninas e participar da última etapa, de perguntas e respostas. Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, as misses Filipinas, Annabelle Mae McDonnell, e Indonésia, Olivia Tan. Completaram o Top 6 as representantes da África do Sul (4º lugar), Colômbia (5º lugar) e Venezuela (6º).

Além da faixa, coroa e um ano de reinado, a brasileira levou para casa uma premiação de US$ 50 mil (cerca de R$ 260 mil). Já a modelo Larissa Han, coreana naturalizada brasileira, que defendeu seu país natal na competição, se classificou no primeiro corte, das 20 semifinalistas.

CONCURSO ADIADO

"Quando ela participou do estadual, eu já tinha percebido que ela tinha uma oratória perfeita. Ela competiu em dezembro de 2020 no Miss Brasil Supranational e ficou em terceiro lugar, quando conquistou a chance de ir para o Charm", conta animado Henrique Fontes, diretor do CNB —Concurso Nacional de Beleza, que detém a franquia nacional do Miss Charm.

"O Charm estava agendado inicialmente para acontecer em 2020, mas foi adiado algumas vezes por conta da pandemia. É engraçado que a Luma queria muito competir no Miss Mundo, e que bom que deu certo no Charm. Ela é muito inteligente e merecedora do título!", completa.

Quem participou do treinamento de Luma antes do embarque para o concurso foi o preparador de misses Paulo Filho, que se diz muito orgulhoso do resultado. "Luma é uma mulher incrível e extremamente capacitada, que merece essa conquista e esse reinado como Miss Charm. Muito dedicada, inteligente, agradável, linda e, claro, charmosa", comemora.

"Ela foi minha indicação para o concurso, junto com o Henrique Fontes. Fizemos um planejamento de preparação todo de forma virtual, por videochamada, pois com a proximidade do embarque não conseguimos um contato presencial. Ela teve apenas um mês para se preparar", adiciona Paulo.

Ainda segundo ele, o Miss Charm é uma competição que "já nasceu em proporções enormes" e contou com um grupo "muito forte" este ano. "Foi entregue um grande show para o público e foi eleita uma rainha à sua altura. Vida longa ao concurso!".

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem