Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu miss brasil

Miss Terra 2022: Brasileira disputa final nas Filipinas; conheça as candidatas

Jéssica Pedroso integra grupo de 86 concorrentes do concurso, que volta a ter edição presencial

Jéssica Pedroso, a Miss Brasil Terra 2022, no concurso mundial, nas Filipinas

Jéssica Pedroso, a Miss Brasil Terra 2022, no concurso mundial, nas Filipinas Ted Aljibe/AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na próxima segunda-feira (29), a paulista Jéssica Pedroso, 23, disputa em Manila, nas Filipinas, a final do Miss Terra 2022 (ou Miss Earth, no original). Neste ano, 86 candidatas de todas as partes do planeta disputam a coroa que hoje pertence à belizenha Destiny Wagner, 26, eleita em novembro de 2021 de forma 100% virtual, por conta da pandemia de Covid-19.

Natural de Piracicaba (no interior de SP), Jéssica é pedagoga bilíngue, licenciada em letras, e engajada em causas socioculturais, artísticas e ambientais. Filha de mãe professora e pai mecânico, a Miss Brasil Terra tem 1,74 metro de altura, cabelos curtos e castanhos e olhos verdes em tons de esmeralda.

Agora de volta aos moldes tradicionais, em formato presencial, o Miss Terra celebra sua 22ª edição, sendo conhecido como um evento que tem o meio ambiente como seu principal propósito. Tanto que a coroa do mundial representa os quatro elementos necessários para a vida no planeta: fogo, água, terra e ar. Normalmente, suas candidatas estão ligadas a práticas de sustentabilidade, e a vencedora apoia e promove causas do setor além do ecoturismo pelo mundo.

A organização é de uma empresa filipina e, por isso, o concurso quase sempre acontece no país asiático. O Brasil já venceu em duas ocasiões: em 2004, com Priscilla Meirelles, e, em 2009, com Larissa Ramos. Além de Belize, já usaram a coroa principal misses de Porto Rico, Estados Unidos, Vietnã, Equador, Venezuela, Filipinas, República Tcheca, Índia, Canadá, Chile, Honduras, Quênia, Bósnia e Herzegovina e Dinamarca.

Em 2012, uma polêmica ofuscou o brilho do evento. Um jornal russo revelou que o resultado do concurso podia ser comprado por US$ 4 milhões (cerca de R$ 9 milhões na época). A organização negou veementemente esse tipo de prática, mas, mesmo assim, a imagem do evento não ficou imaculada.

Tanto que os grandes especialistas e sites de concursos de beleza não consideram o Miss Terra como um dos integrantes do chamado "grand slam", que reúne os cinco maiores concursos de beleza do planeta. Atualmente, estão ali o Miss Universo, o Miss Mundo, o Miss International, o Miss Supranational e o Miss Grand International.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem