Miss Terra 2021: Belize vence e quebra hiato de 19 anos sem negras coroadas
Destiny Wagner celebra primeira vitória de seu país no concurso
Destiny Wagner celebra primeira vitória de seu país no concurso
Destiny Wagner Instgram/destinyewagner
A representante de Belize, Destiny Wagner, 25, fez história no último final de semana ao ser eleita, em evento 100% virtual, a nova Miss Terra (ou Miss Earth). Isso pois a modelo, além de trazer a primeira grande coroa internacional para o país caribenho, também quebrou um jejum de 19 anos para mulheres negras no posto. Antes dela, a última negra coroada no concurso foi a queniana Winfred Omwakwe, em 2002.
O resultado do Miss Terra chega após uma sucessão de misses negras protagonizarem, recentemente, as principais coroas internacionais. No fim de 2019, a sul-africana Zozibini Tunzi e a jamaicana Toni-Ann Singh ganharam, respectivamente, o Miss Universo e o Miss Mundo. Além disso, a americana nascida em Gana, Abena Appiah, venceu no início deste ano o Miss Grand International.
"Eu estou muito animada para começar minha jornada como a Miss Terra 2021 e prometo fazer o meu melhor para cumprir o meu reinado com gratidão e amor. Às mulheres e homens que muitas vezes foram negligenciados, esquecidos ou desacreditados, não desistam! A sua hora vai chegar e quando isso acontecer, será grande", postou a miss em suas redes sociais após o anúncio.
Belize está em festa com sua primeira chega ao pódio das misses, e até primeiro-ministro do país mencionou a conterrânea nas redes sociais pelo feito. "Parabenizo a senhora Destiny Wagner por ganhar o Miss Terra 2021. Estamos ansiosos por sua representação estelar de nosso belo país durante o próximo ano", publicou.
Wagner sucede no trono a americana Lindsey Coffey, eleita em 2020 também por meio de uma competição online. O formato, adotado pelo segundo ano consecutivo, foi a solução encontrada pela organização ainda como reflexo das consequências da pandemia de Covid-19 no setor.
Em segundo lugar ficou a representante dos Estados Unidos, Marisa Butler, que recebeu o título de Miss Ar, seguida pelas misses Chile e Tailândia, que conquistaram respectivamente os títulos de Miss Água e Miss Fogo. Entre 89 candidatas, entraram ainda no Top 8 as misses Holanda, Filipinas, Rússia e Venezuela.
Apesar de não ter se classificado, a Miss Brasil, a paraense Cassia Adriane Araújo, 21, disse se sentir de dever cumprido e indicou que pode voltar aos concursos em breve. "Quando eu me propus a participar do Miss Terra, me doei integralmente com toda paixão, e não faria nada diferente. Me sinto reconhecida, amada e histórica. Eu nunca imaginei que fosse receber tantas mensagens de apoio, isso vale mais do que qualquer classificação. Eu só tenho a agradecer, por tudo, e quem sabe um até logo…", disse ela em seu perfil.
Com 21 anos de história, o Miss Terra é conhecido por ter o meio ambiente como slogan principal. Sua organização é de uma empresa filipina e, por isso, quase sempre acontece no país asiático. Normalmente suas candidatas estão ligadas a práticas de sustentabilidade e a vencedora apoia e promove causas do setor além do ecoturismo pelo mundo.
O Brasil já venceu em duas ocasiões: em 2004, com Priscilla Meirelles, e em 2009 com Larissa Ramos. Além de Belize e Estados Unidos, já usaram a coroa principal misses de Porto Rico, Vietnã, Equador, Venezuela, Filipinas, República Tcheca, Índia, Canadá, Chile, Honduras, Quênia, Bósnia e Herzegovina e Dinamarca.
Em 2012, uma polêmica ofuscou o brilho do evento. Um jornal russo revelou que o resultado do concurso podia ser comprado por US$ 4 milhões (cerca de R$ 9 milhões). A organização negou veementemente esse tipo de prática mas, mesmo assim, a imagem do evento não ficou imaculada. Tanto que os grandes especialistas e sites sobre concursos de beleza não consideram o Miss Terra como um dos integrantes do chamado 'grand slam', que reúne os cinco maiores concursos de beleza do planeta. Hoje estão ali o Miss Universo, Miss Mundo, Miss International, Miss Supranational e Miss Grand International.
BBB 25: Maike, Renata e Vinícius estão no Paredão; vote na enquete
MC Mirella procura culpados por vazamento de vídeo íntimo, mas avisa: 'Trouxe mais assinantes'
Entenda a moda da 'tropa do bigode' e por que ele é símbolo de masculinidade e poder
Outro Canal: SBT ignorou duas denúncias feitas por ex-assistente de Danilo Gentili antes de demissão
Outro Canal: RedeTV! diminui espaço do TV Fama e Fefito deixa emissora após três anos
Comentários
Ver todos os comentários