Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu miss brasil

'É difícil lidar com as redes sociais', diz miss teen brasileira que venceu mundial

Sandra Luiza diz ter amigos com ansiedade e depressão por se compararem com fotos vistas na internet

A adolescente de Brasília Sandra Luiza Lima Caetano, de 15 anos, conquistou na Colômbia a faixa de Miss Teen Charm 2022

A adolescente de Brasília Sandra Luiza Lima Caetano, de 15 anos, conquistou na Colômbia a faixa de Miss Teen Charm 2022 Divulgação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A adolescente de Brasília Sandra Luiza Lima Caetano, 15, não imaginou que iria tão longe quando entrou na disputa do Miss Model Teen Brasil, em março passado. Mas desde o início sabia qual a causa que queria abraçar: a do bom uso das redes sociais.

E foi exatamente com esse mote que Sandra venceu a etapa nacional, em Curitiba, no Paraná, e depois o mundial Miss Teen Charm International 2022, em Cartagena das Índias, na Colômbia.

"Nossa, nem sei explicar em palavras o que senti, foi muito mágico! Estou vivendo aqueles momentos até agora", explica a adolescente, que é modelo e cursa o 9º ano no Colégio Cívico Militar, no Distrito Federal, em conversa com a coluna.

"Acho que toda miss sempre quer ter um título mundial, então já é um sonho realizado! Mas tive que me dedicar muito aos estudos para tirar notas boas no colégio, senão meus pais não me deixariam participar. Foi difícil, mas deu certo!", detalha.

Quando começou a se preparar para os concursos, logo de cara, Sandra disse para o seu preparador, o missólogo Paulo Filho, que queria falar sobre as redes sociais. Ela viu que era algo muito presente no seu dia a dia e no de seus amigos, e considera que elas provocam um certo distúrbio de autoimagem, por isso decidiu abraçar a causa.

"É difícil lidar com as redes sociais. A gente fica confuso com a nossa própria imagem, a que vemos no espelho e a das fotos e vídeos. Eu adoro usar, mas tenho amigos com ansiedade e depressão por causa de comparações. Precisamos ter um limite saudável", diz.

Apesar de estar inserida no universo dos concursos de beleza, a adolescente gosta de sempre frisar o que a imagem de uma miss representa para ela —e é bem diferente de uma rainha da beleza. "Eu tenho muito claro que ser miss não quer dizer que sou a mais bonita, mas sim que sou uma menina do bem, estudiosa e esforçada! Meus pais e meu preparador me ajudaram muito com esse conceito".

CONCURSO DISPUTADO

O Miss Teen Charm International foi bastante acirrado, já que este ano contou com um grupo de 24 candidatas —número alto para concursos da categoria "teen". Sandra ficou cerca de uma semana no país latino, para participar das etapas preliminares classificatórias até o show da final.

Ela foi coroada pela espanhola Karen Rayo, titular de 2021. Na classificação final, em segundo lugar ficou a representante de El Salvador, seguida pela Miss México, em terceiro.

"Para vencer um concurso de miss adolescente precisa, de fato, ter mais que beleza. A Sandra é uma menina tranquila, calma, mas bastante dedicada, e com um grande poder de observação e análise", explica Paulo Filho.

De volta ao Brasil, a miss já está de volta à rotina escolar e sua vida de adolescente, porém com o título em mãos.

"Em meu reinado quero mostrar para outros adolescentes que julgar uns aos outros pela aparência física não é legal. Todos somos incríveis."

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem