Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Mister International 2022: Dominicano é o homem mais bonito do mundo; brasileiro fica no Top 16

Manu Franco deixa outros 34 misters para trás e vence nas Filipinas

O dominicano Manu Franco é o Mister International 2022

O dominicano Manu Franco é o Mister International 2022 Divulgação/MI

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O modelo dominicano Emmanuel "Manu" Franco foi eleito neste domingo (30) como o homem mais bonito do mundo, após vencer o Mister International 2022. O rapaz tem 21 anos, 1,79 m de altura e é natural de Moca, décima maior cidade da ilha caribenha. Ele ama esportes, principalmente basquete, beisebol e vôlei, e ainda mora na república dominicana.

Essa foi a primeira vez que um representante do país venceu o concurso, que celebrou sua 14ª edição. Quem passou a faixa e se despediu do posto foi o vietnamita Trịnh Bao, vencedor de 2018 - não houve concurso em 2019, 2020 e 2021. No segundo e terceiro lugares, respectivamente, ficaram o indiano Lukanand Kshetrimayum e o venezuelano Orangel Dirinot.

O político catarinense Luan Antonelli, 33, Mister Brasil International, fez o primeiro corte de 16 semifinalistas, mas não avançou para os grupos seguintes, de 10 semifinalistas e 5 finalistas. Entre os dez, estavam ainda os misters Cuba, Estados Unidos, México e Tailândia.

Completaram o top 6 Jason Li, de Hong Kong (4º lugar), Myron Jude Ordillano, das Filipinas (5º), e Juan Pablo Colías, da Espanha (6º). A competição, que aconteceu em Quezon, nas Filipinas, trouxe um grupo de 35 candidatos. O show foi transmitido ao mundo todo, ao vivo, pelo YouTube.

Criado em 1998, o Mister International já foi considerado o principal concurso mundial de beleza masculina em atividade. Principalmente por não manter uma periodicidade constante, hoje ele perdeu o posto para o Mister Supranational, cuja última edição foi vencida pelo cubano Luis Daniel Gálvez, em julho passado.

Além de Franco e Bao, entre os últimos vencedores do Mister International estão o coreano Seung Lee (2017), o libanês Paul Sakndar (2016), o suíço Pedro Mendes (2015), e o filipino Neil Perez (2014).

O Brasil já venceu em duas ocasiões: a primeira em 2007, com Alan Martini, e em 2011, com Cesar Curti. Luan é o primeiro catarinense a disputar este concurso e o segundo catarinense a disputar um concurso internacional (o primeiro foi Diogo Bernardes, de Itajaí, que em 2015 disputou o Mister Global).

Os concursos de beleza masculinos ganharam visibilidade nos anos 1990, com o surgimento do Manhunt International (1993), e do Mister Mundo (1996). Depois vieram o Mister International (2006), e o Mister Global (2014). Já em 2016, essa indústria se movimentou com o surgimento do Mister Supranational.

O Concurso Nacional de Beleza (CNB), comandado pelos irmãos Henrique e Marina Fontes, elege o Mister Brasil CNB desde 2007 e é responsável por enviar representantes brasileiros a todos estes cinco eventos.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem