Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu miss brasil

'O que você faz com a beleza é que pode fazer a diferença', diz cearense que disputa o Miss Terra

Morgana Carlos pode quebrar jejum de 14 anos para o Brasil na 23ª edição do concurso

Morgana Carlos, a Miss Brasil Terra 2023
Morgana Carlos, a Miss Brasil Terra 2023 - Divulgação/Miss Earth
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cearense Morgana Carlos, 27, começou a modelar em 2016, após ser descoberta na faculdade por um missólogo —nome dado ao especialista em concursos de beleza. Desde então, ela mergulhou nessa ideia e se apaixonou pelas passarelas e pelo mundo miss. Algumas faixas depois, conquistou em maio passado a coroa de Miss Brasil Terra e disputa na sexta-feira (22) o trono mundial de Miss Terra 2023 (ou Miss Earth, no original), no Vietnã.

"Representar o meu país é um grande orgulho e um sonho realizado, o qual esperei e para o qual me preparei por muitos anos, então estou muito feliz e grata", disse ela em conversa exclusiva com a coluna. "Ser miss para mim é um propósito de vida, é uma vocação. Amo me conectar com as pessoas e poder usar minha beleza e voz para fazer a diferença no mundo", diz.

Natural de Icó (CE), a 375 km de Fortaleza, Morgana é cirurgiã-dentista com especialização em ortodontia e harmonização orofacial. Ela tem 1,73 m de altura e já é conhecida há algum tempo pelos fãs do setor, já que disputou em 2016 o Miss Universo Brasil, como representante do Ceará.

Se vencer amanhã, ela pode quebrar um jejum de 14 anos para o país e será a terceira brasileira a conquistar o título –antes dela, as amazonenses Priscilla Meirelles e Larissa Ramos foram coroadas no mundial em 2004 e 2009, respectivamente. O Miss Terra é conhecido por ter o meio ambiente como principal propósito. Tanto que, normalmente, suas candidatas estão ligadas a práticas de sustentabilidade e a vencedora apoia e promove causas do setor e de ecoturismo pelo mundo.

"Meus pontos fortes são a autenticidade, a alegria e a espontaneidade, além de meu projeto social, chamado Florescer um Sorriso, onde ensino crianças a cuidar do meio ambiente com atitudes como plantar árvores", explica. Na ação, realizada em escolas municipais para crianças de 5 a 10 anos, a miss também usa seus conhecimentos de odontologia para ensinar sobre a importância de uma boa escovação.

"As crianças são o futuro e podem fazer a diferença nesse momento, por isso investi nesse projeto", afirma. "Defendo muito a conscientização sobre a importância do meio ambiente, pois a Terra é nosso único lar, e quero também que elas estejam com a saúde bucal em dia."

Com mais de 90 mil seguidores nas redes sociais e muitos posts em sua timeline, Morgana diz saber lidar bem com críticas e assédios –uma realidade de hoje nem sempre muito agradável no mundo miss. "Sou grata por todo carinho e apoio, que me dão ainda mais garra na competição. Já sobre as críticas, se forem construtivas, procuro melhorar; se não, apenas finjo que não vi."

Bem acima desse tipo de repercussão, o grande motivador da miss para os concursos é deixar um legado de que sonhos podem se realizar. "Quero que as pessoas se lembrem de mim como uma miss humana, gentil e amigável", comenta. "Desejo mostrar que, além da beleza, o que importa é a sua essência, e o que você faz com ela pode fazer a diferença em muitos quesitos na vida das pessoas e na sociedade em que vive."

Para quem quiser torcer pela brasileira, a 23ª edição do Miss Terra será transmitida ao vivo pelo YouTube, a partir das 9h, no canal oficial do concurso (@missearthchannel). Um grupo de 85 misses disputa, na cidade vietnamita de Ho Chi Minh, o posto que hoje pertence à sul-coreana Mina Sue Choi, 25, titular de 2022.

BAGAGEM PREPARADA

Para a viagem, Morgana revela que levou roupas sustentáveis e looks com muita representatividade, com objetivo de valorizar a moda brasileira e de seu estado. Além de muita cor, renda e crochê, distribuídos em três malas, a miss destaca que levou junto outra "bagagem" construída ao longo dos últimos meses, com a ajuda de profissionais. Ela teve também o apoio de outras brasileiras que já representaram o país em concursos mundiais.

"Tive aulas de passarela, dança, inglês, etiqueta e até sobre como combinar os looks. Contei com a mentoria e expertise da Miss Brasil 89/90, Flávia Cavalcante, que me acompanhou em tudo, além de dar dicas sobre sua experiência pessoal. Também tive conselhos da Ana Márcia Moura, que foi Rainha Internacional do Café, e consultoria de imagem e estilo da Carla Godinho, Miss Rio de Janeiro e Miss Brasil Turismo das Américas em 1986", detalha.

"A Miss Brasil Terra do ano passado, Jéssica Pedroso, também me apoiou contando sobre toda sua experiência. O principal ponto de todas foi sobre ser sempre eu mesma, pois o que importa de verdade é conseguir transparecer a minha essência e passar minha mensagem", finaliza.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem