Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Miss Terra 2023: Albânia vence concurso pela primeira vez; Brasil fica no top 8

Drita Ziri, 18, competiu com um grupo de 84 misses de todo o mundo em evento no Vietnã

Albanesa Drita Ziri, de 18 anos, é a Miss Terra 2023
Albanesa Drita Ziri, de 18 anos, é a Miss Terra 2023 - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A albanesa Drita Ziri, de apenas 18 anos, fez história ao ser coroada na manhã desta sexta-feira (22) como a nova Miss Terra (ou Miss Earth, no original). Isso porque a modelo conquistou a primeira coroa da competição internacional para seu país, em 23 anos de concurso.

Num olhar continental, Drita é apenas a quarta europeia a vencer o concurso —antes dela, ocuparam o trono a tcheca Tereza Fajksová (2012), a bósnia Dzejla Glavovic (2002) e a dinamarquesa Catharina Svensson (2001).

Em segundo lugar, ficou a filipina Yllana Aduana, 25, que recebeu o título de Miss Ar, seguida pelas vietnamita Do Thi Lan Anh, 26, e a tailandesa Cora Bliault, 19, que conquistaram respectivamente os títulos de Miss Água e Miss Fogo.

A cearense Morgana Carlos, 27, Miss Brasil Terra 2023, fez bonito e ficou entre as 8 finalistas do certame, ao lado das candidatas do Cazaquistão, Dilnaz Tilaeva; Holanda, Noa Claus; e Rússia, Daria Lukonkina. Entre as 12 semifinalistas estavam ainda as misses África do Sul, Indonésia, Porto Rico e Venezuela.

Natural de Icó (CE), a 375 km de Fortaleza, Morgana é cirurgiã-dentista com especialização em ortodontia e harmonização orofacial. Ela tem 1,73m de altura e já é conhecida há algum tempo pelos fãs do setor, já que disputou em 2016 o Miss Universo Brasil, como representante do Ceará.

A final aconteceu na cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã, que sediou o evento que foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do concurso no YouTube. Um grupo de 85 misses participou da competição e ficou quase um mês no país asiático participando das etapas preliminares do certame. Drita sucede no trono a sul coreana Mina Sue Choi, 26, eleita em novembro de 2022.

Em sua 23ª edição, o Miss Terra é conhecido por ter o meio ambiente como principal propósito. Tanto que, normalmente, suas candidatas estão ligadas a práticas de sustentabilidade e a vencedora apoia e promove causas do setor e de ecoturismo pelo mundo. Na mesma esteira, a coroa do mundial representa os quatro elementos necessários para a vida no planeta: fogo, água, terra e ar.

A organização é de uma empresa filipina e, por isso, o evento quase sempre ocorre no país asiático. O Brasil já venceu em duas ocasiões: em 2004, com Priscilla Meirelles, e, em 2009, com Larissa Ramos. Além de Albânia e Coreia do Sul, já usaram a coroa principal misses de Belize, Porto Rico, Estados Unidos, Equador, Venezuela, República Tcheca, Canadá, Chile, Honduras, Quênia, Bósnia e Herzegovina e Dinamarca.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem