Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu América Latina

Miss Grand International 2023: Peru vence pela 2ª vez e Brasil não se classifica

Peruana Luciana Fuster, 24, foi coroada no Vietnã; carioca Adriana Yanca não entrou no Top 20

Miss Grand International 2023
A peruana Luciana Fuster, 24, é a nova Miss Grand International. - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A peruana Luciana Fuster, 24, foi coroada no início da tarde desta quarta-feira (25) a nova Miss Grand International. A modelo conquista a segunda coroa do concurso para o seu país, já que em 2017 sua conterrânea Maria José Lora foi a grande vencedora.

O Peru se destaca agora no ranking do concurso, já que é o primeiro país que vence o Grand por duas vezes. Luciana deixou para trás outras 68 candidatas de todo o mundo da edição, que aconteceu no Vietnã. Ela foi coroada no palco pela paulista Isabella Menin, 27, titular de 2022, que se despediu do reinado.

Em segundo e terceiro lugares, ficaram respectivamente as misses Mianmar, Ni Ni Lin Eain, 22, e Colômbia, María Alejandra López, 29. Completam o Top 5 as representantes dos Estados Unidos, Sthephanie Miranda, (4º lugar) e Vietnã, Le Hoang Phuong (5º). No Top 10, estavam ainda as candidatas de Angola, Holanda, Indonésia, República Dominicana e Tailândia.

A carioca Adriana Yanca, 27, representante do Brasil, não fez o primeiro corte da final, formado por 20 semifinalistas. Assim, o país perdeu a chance de conseguir uma segunda vitória consecutiva (chamada no meio de "Back to Back") no certame.

Vale lembrar: esta é a primeira vez que o Brasil fica de fora do grupo de finalistas do concurso mundial desde 2019, quando a paulista Marjorie Marcelle ficou em quinto lugar. Em 2020, a paraibana Lala Guedes também ficou em quinto, seguida pela mineira Lorena Rodrigues em terceiro, em 2021, até a vitória de Isa Menin no ano passado.

Além das misses já mencionadas, estavam também no Top 20: Nigéria, Porto Rico, República Tcheca, Honduras, Laos, Índia, Ucrânia, Uzbequistão, França e Espanha.

O concurso mundial celebrou sua 11ª edição desde o começo do mês no país asiático, onde as candidatas participaram de etapas preliminares valendo pontos classificatórios. Elas foram avaliadas em quesitos que vão desde comportamento e comunicação, até desempenho artístico e inteligência emocional.

Entre refeições suntuosas, roupas interessantes e passeios turísticos, também precisavam estar ativas nas redes sociais e interagir com os fãs. Também passaram por entrevista preliminar com jurados, prova de talento, desafios em redes sociais e os tradicionais desfiles em passarela.

Nascido em 2013, o Miss Grand International é uma competição de beleza relativamente recente, mas que alcançou grande notoriedade em pouco tempo. Frequentemente é comparado com o Miss Universo e o Miss Mundo, concursos mais antigos e conhecidos do público, também considerados concorrentes.

"Os concursos de beleza precisam desafiar as novas gerações. Esse público não assiste mais à TV, eles estão nas redes sociais. E é lá que meu concurso está, com toda força", disse em entrevista à coluna em junho passado o empresário tailandês Nawat Itsaragrisil, 50, dono do concurso.

Além de Luciana Fuster e Isabella Menin, já se consagraram vencedoras misses do Vietnã (2021), Austrália (2015), Cuba (2014), Estados Unidos (2020), Indonésia (2016), Paraguai (2018), Peru (2017), Porto Rico (2013), República Dominicana e Venezuela (2019). Além de Vietnã e Indonésia, o concurso já foi realizado na Venezuela, em Mianmar, na Tailândia e nos Estados Unidos. Em 2024, o evento será em Mianmar.

TOP 5

  1. Peru, Luciana Fuster, 24
  2. Mianmar, Ni Ni Lin Eain, 22
  3. Colômbia, María Alejandra López, 29
  4. Estados Unidos, Sthephanie Miranda, 29
  5. Vietnã, Le Hoang Phuong, 27

TOP 10

  • Angola, Eugénia das Neves, 24
  • Holanda, Melissa Bottema, 23
  • Indonésia, Ritassya Wellgreat, 22
  • República Dominicana, Skarxi Marte, 21
  • Tailândia, Thaweeporn Phingchamrat, 27

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem