Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu miss brasil

Após 4 anos, Brasil fica fora do Top 20 do Miss Grand International

Carioca Adriana Yanca não fez o primeiro corte do concurso mundial

Miss Grand International 2023
Miss Grand Brasil 2023, Adriana Yanca - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A modelo carioca Adriana Yanca, 27, não entrou no primeiro corte na final do Miss Grand International 2023, que acontece na manhã desta quarta (25), no Vietnã. Com isso, o país perdeu a chance de conseguir uma segunda vitória consecutiva (chamada no meio de "Back to Back") no certame, uma vez que a atual vencedora é a paulista Isabella Menin, 27.

Esta é a primeira vez que o Brasil fica de fora do grupo de finalistas do concurso mundial desde 2019, quando a paulista Marjorie Marcelle ficou em quinto lugar. Já em 2020, a paraibana Lala Guedes também ficou em quinto, seguida pela mineira Lorena Rodrigues em terceiro, em 2021, até a vitória da paulista Isabella Menin no ano passado. O primeiro corte formou o Top 20 do concurso, com as chamadas semifinalistas.

Entraram no primeiro grupo as misses Mianmar, Estados Unidos, Nigéria, Porto Rico, República Tcheca, Indonésia, Honduras, Laos, República Dominicana, Colômbia, Índia, Ucrânia, Tailândia, Peru, Angola, Holanda, Uzbequistão, França, Espanha e Vietnã.

Na sequência, após o desfile de biquíni, foi chamado o Top 10, formado pelas representantes de: Mianmar, Holanda, Angola, Colômbia, Tailândia, Estados Unidos, Vietnã, Indonésia, República Dominicana e Peru.

O concurso mundial celebra sua 11ª edição desde o começo do mês no Vietnã, onde as candidatas participaram de etapas preliminares valendo pontos classificatórios. Elas foram avaliadas em quesitos que vão desde comportamento e comunicação, até desempenho artístico e inteligência emocional.

Entre refeições suntuosas, roupas interessantes e passeios turísticos, também precisam estar ativas nas redes sociais e interagir com os fãs. Na prática, passam por entrevista preliminar com jurados, prova de talento, desafios em redes sociais e os tradicionais desfiles em passarela.

Nascido em 2013, o Miss Grand International é uma competição de beleza relativamente recente, mas que alcançou grande notoriedade em pouco tempo. Frequentemente é comparado com o Miss Universo e o Miss Mundo, concursos mais antigos e conhecidos do público.

"Os concursos de beleza precisam desafiar as novas gerações. Esse público não assiste mais à TV, eles estão nas redes sociais. E é lá que meu concurso está, com toda força", disse em entrevista à coluna em junho passado o empresário tailandês Nawat Itsaragrisil, 50, dono do concurso.

Além de Isabella Menin do Brasil, já se consagraram vencedoras misses do Vietnã (2021), Austrália (2015), Cuba (2014), Estados Unidos (2020), Indonésia (2016), Paraguai (2018), Peru (2017), Porto Rico (2013), República Dominicana e Venezuela (2019). Além de Vietnã e Indonésia, o concurso já foi realizado na Venezuela, em Mianmar, na Tailândia e nos Estados Unidos.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem