Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann

Retrospectiva 2022: Quem e o que foi assunto durante o ano

De Jade Picon a Anitta, relembre mês a mês quem deu o que falar na coluna

Jade Picon (esq.) e Anitta (dir.), duas das personalidades que deram o que falar em 2022 - @jade no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

JANEIRO

2022 começou com uma notícia insólita: depois de dois anos sem desfile, o Carnaval oficial seria adiado para abril, uma vez que o número de casos de Covid-19 ainda estava alto. Em compensação outra tradição era mantida: o BBB 22 estreou e, como sempre, todo mundo criticou a escolha dos participantes.

O destaque desta coluna foi para Pedro Scooby que, num primeiro momento, conquistou o coraçãozinho das redes sociais. Acabou eliminado por ser muito "desligado". O que não sabíamos é que, no dia seguinte à eliminação, sua mulher, Cintia Dicker, engravidou, como ele próprio declarou no podcast Quem Pode, Pod em dezembro. Quer dizer, desligado, pero no mucho.

FEVEREIRO

O mundo ficou atônito e assustado com a possibilidade de uma Quarta Guerra Mundial depois que a Rússia invadiu a Ucrânia, gerando um conflito com sequelas terríveis que ainda não acabou. Entre uma notícia desesperadora internacional e outra, o brasileiro se distraia com Jade Picon no BBB 22, que arrasava nos looks e fazia a alegria dos camelôs, gerando modinha de biquíni de crochê e chapéu tipo bucket. Quer dizer, Jade movimentou a economia mais que Paulo Guedes.

MARÇO

Muita gente deu as "caras" em março de 2022. No BBB 22, Eliezer já dava os primeiros passos em sua longa carreira de cara-mutante. A cara de Chris Rock também marcou o mês, quando foi acertada por um tapão de Will Smith, depois que Rock fez uma piada com a mulher de Smith, Jada Pinkett Smith, na festa do Oscar.

Anitta, que se tornou a primeira artista brasileira a alcançar o topo do ranking global do Spotify com "Envolver", era a cara da felicidade. E quem deu as caras, depois de trinta anos, foi a novela "Pantanal" o remake do ano da Globo. Saudade!

ABRIL

Nesse ano doido, abril foi cheio de feriados, com Coelhinho da Páscoa dando uma de Tiradentes e enforcando a semana para emendar com Carnaval. No meio da folia, ninguém percebeu que o único programa infantil da TV aberta, o Bom Dia & Cia, chegava ao fim após 28 anos no ar.

Quem continuava no ar, já com pinta de vencedor do BBB era Arthur Aguiar. E não deu outra: no dia 26 de abril, na final entre ele, Douglas Silva e Paulo André, o pãozinho nosso de cada dia foi eleito pelos lares brasileiros como vencedor do BBB 22.

MAIO

"Pantanal" reinou soberano em maio. Prova disso é que teve até meme do Véio do Rio chegando na festa do MetGala. Ainda em maio, Juliette, outra rainha coroada como vencedora do BBB 21, deu aula de elegância para Samantha Schmütz, que, num momento infeliz, duvidou que Juliette fosse mesmo "artista". Quer dizer, Juliette além de artista foi professora. Esse também foi o mês em que Wanessa encerrava o casamento de 17 anos com Marcus Buaiz. Maio, né, mês das ex-noivas.

JUNHO

As festas juninas foram devidamente celebradas por anônimos e famosos. Mas se uns pularam a fogueira, outros foram chamuscadas por ela porque brincaram com fogo, como no caso de Sonia Abrão que chamou a querida e amada Maisa de "chata e antipática". A coluna fez questão de deixar claro que as palavras que definem Maisa são talentosa e inteligente. Sonia ficou ali, perto do fogo, assando sua batata.

JULHO

Julho chegou chegando, com Anitta se posicionando politicamente e pondo fim a seu silêncio ensurdecedor. Se bem que o silêncio foi quebrado mesmo pelo podcast "A Mulher da Casa Abandonada". O hype da história foi tão grande que mudou a vida da rua, do bairro, da cidade e das TVs, que deram plantão ao vivo acompanhando cada passo. Teve policia entrando, invasão da Luisa Mell, resgate dos cachorros na casa abandonada, numa cobertura de milhões de visualizações. Teve até golpista aproveitando o sucesso para vender apostas em sites esportivos. A mulher continua na casa, o golpista foi preso em dezembro.

AGOSTO

Foi um mês de alegrias e tristezas, de gosto e desgosto. Se de um lado a gente celebrava o sucesso estrondoso do talentosíssimo Paulo Vieira, que se apossou da Rede Globo com sua inteligência, por outro chorávamos o adeus ao inigualável Jô Soares. Em agosto a coluna falou muito sobre influenciadores, como Felipe Neto, Carlinhos Maia, Luara. E da dupla Simone e Simaria que, como sabemos, em outubro se separaria.

SETEMBRO

Oficialmente, o Dia Internacional da Mulher é 8 de março, mas aqui na coluna o mês da mulher foi em setembro. Falamos de Eliana, que poderia ir para a Globo, de como é difícil ser mulher no Brasil, citando casos de assédio a artistas como Anitta e jornalistas como Vera Magalhães, mas também de conquistas como a de Maria Beltrão, que trocou a TV fechada pela TV aberta, prometendo uma carreira muito longa como apresentadora de entretenimento. Vai longe a Maria!

OUTUBRO

No mês das eleições, não tinha um brasileiro equilibrado mentalmente. Todo mundo fora da casinha. E para dificultar a saúde, nosso alívio mental do dia a dia acabou: a novela "Pantanal" chegou ao fim e "Travessia" estreou com Jade Picon em papel de destaque. Já o mundo real nos trouxe boas novas no mês das crianças, como a gravidez de Claudia Raia, futura mamãe do Lucca, com o papai Jarbas Homem de Mello, e o primeiro bebê de Viih Tube e Eliezer. Foi realmente o mês da crianças.

NOVEMBRO

Consagrando a insanidade geral da nação, o eleitor virou torcedor e todo mundo botou fé na seleção brasileira na Copa do Qatar. Em busca do hexa, o povo juntou a pouca grana que tinha para comprar TV nova e acompanhar os jogos. E deu no que deu. No dia 9 de dezembro, o Brasil jogou com a Croácia, entrou em modo "Agora! Agorinha!" e foi eliminado.

A coluna também destacou o adeus à maravilhosa Gal Costa e o papel horrível de Cassia Kis na vida real.

DEZEMBRO

E veio dezembro, trazendo Sabrina Sato para o juri do The Masked Singer, a volta do casal Wanessa e Dado Dolabella, casos de assédio na Farofa da Gkay e desdobramentos do caso explosivo de Marcius Melhem. E, claro, Boninho ressurgiu levantando nomes possíveis para o BBB 23. Sim, querido leitor, o ciclo se fecha, um novo ano vem e começa tudo outra vez! Feliz ano novo e até a semana que vem!

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem