Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann

O fim do silêncio ensurdecedor de Anitta

Cantora merece parabéns pela coragem e honestidade de se posicionar

Anitta durante evento em Miami, nos Estados Unidos - Eva Marie Uzcategui-24.fev.2022/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma tarde de segunda-feira, linda, maravilhosa, um sol belo, um céu azul, 17 horas. E mais 8 minutos. Era inverno, dia 11 de julho de 2022. De repente, ela postou no Twitter e tudo começou a girar e girar e girar, e eu disse:

- "Internet, segura, que o meme do silêncio ensurdecedor de Anitta acaba de morrer."

Sim, passamos anos e anos cobrando da maior artista do Brasil que ela se posicionasse em relação a tudo. Que resolvesse todos os problemas. Que usasse seu poder de comunicação para ser a nossa voz. Porque se tem uma brasileira poderosa, que tem mais seguidores nas redes do que a França tem de população, essa pessoa é Anitta.

Daria para fazer uma crônica inteira só com as conquistas superlativas dos últimos dez anos, em que sua carreira foi de "primeira vez na Xuxa" ao Guinness. Todo dia essa filha de Honório Gurgel (zona norte do Rio de Janeiro) bate algum recorde, ganha um prêmio, lança uma moda, conquista um mercado, arrasa num show, lança uma música, conquista o topo. Anitta hoje representa o Brasil no exterior tanto quanto samba e caipirinha. And I think it’s beautiful.

Mas Anitta não se tornou gigante apenas por causa desses marcos. Ela tem qualidades que superam tudo isso. Anitta tem disposição para aprender e é uma aluna inteligente e competente. Estudou inglês e espanhol a ponto de dominar essas línguas com fluência impecável. Anitta já é trilíngue e, talvez, já esteja aprendendo uma quarta língua com perfeição para tatuar "gostosa e poliglota" na testa dos invejosos.

E, mais, decidiu que usaria seu tempo, dinheiro, alcance e contatos para fazer o que E.T. Bilu mandou e ninguém fez: buscar conhecimento. Junto com a advogada criminalista e professora universitária Gabriela Prioli, passou a fazer lives tirando dúvidas no "Beabá da Política". Um jeito de ensinar aprendendo, de aprender ensinando. As duas se tornaram amigas íntimas a ponto de Anitta já ter aceitado o convite para ser madrinha do primeiro filho de Gabriela.

Sabíamos de nada, inocentes. Não era silêncio, era estratégia. Anitta fez o que sempre pregou ao dizer: "Prepara!". Ela se preparou. E, no dia 11 de julho, acabou com o meme do silêncio ensurdecedor.

Ela é realmente uma "ídola", terminando com "a", mesmo, A de "Anira". E merece parabéns pela coragem e honestidade de se posicionar politicamente, como cidadã, com L de Larissa.

Entendedores entenderão.

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem