Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann

Simone, Simaria e a loucura da boataria

Como um boato nasce, se transforma e pode destruir carreiras

Simone e Simaria - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os esquimós têm mais de cinquenta palavras diferentes para "neve". Tem termos específicos para neve fofa, dura, neve grossa, neve enquanto está caindo, neve boa para andar de trenó. A gente, que mora num país tropical e não percebe as nuances, olha aquele monte de brancura gelada e chama tudo só de neve mesmo.

Aqui no Brasil de 2022 a nossa neve é a mentira. São tantos tipos e variações que vão do rumor, boato, zum zum zum, disse-me-disse, fake news, desinformação, maledicência ou fofoca cabeluda que a gente nem sabe como chamar, como o que publicaram sobre Simaria; sua irmã, Simone; e seu cunhado, Kaká Diniz.

Mas vou explicar tudo, floquinho por floquinho, quem sabe a gente consiga definir o termo certo.

No dia 5 de agosto, um rapaz de nome Thiago fez uma publicação em seu canal no YouTube com o nome "Saiba o verdadeira motivo da briga entre Simone e Simaria". No vídeo de cerca de 3 minutos, ele lê o texto de um site, contando que Simaria foi ao aniversário de seu sobrinho e de como a irmã Simone teria reagido a sua presença. No final ele diz que ninguém entende o verdadeiro motivo da separação da dupla e do desentendimento das irmãs e promete contar o "motivo" real num próximo vídeo.

No dia seguinte, 6 de agosto, Thiago participou de uma conhecida live em áudio no Twitter, o Space do Muka e falou que "o clima ficou muito ruim entre as duas por conta de uma paixão da Simaria pelo cunhado Kaká". Está tudo em um tuíte do apresentador Diego Schueng, do UOL.

Confesso que fiquei intrigada com a parte que Thiago comenta que apurou tudo e revela: "A informação que eu tenho é de uma paixão, um sentimento, que está gerando toda essa crise, essa confusão". Como um jornalista apura um 'sentimento'?

No dia 7, domingo, o jornalista postou outro vídeo, cujo título é o próprio spoiler: "Bomba! Simaria se apaixonou pelo marido da irmã! Revelado!" E mais um monte de hashtags #simoneesimaria #revelação #traição. Na descrição, há mais um comentário: "contei o que ninguém teve coragem de contar!" E, caso alguém não tenha entendido, no thumbnail está escrito "Bomba Bomba Bomba/ revelado, revelei o motivo" e ainda a palavra "Traição", grafada desse jeitinho.

Em pouco mais de um minuto, diz que o motivo da briga das irmãs é nítido e que, como a imprensa "não quer falar", ele vai dizer. E conta que a Simaria se apaixonou por Kaká Diniz, seu cunhado, marido de Simone.

O vídeo teve 781 views, mas um deles deve ter sido do próprio Kaká Diniz e outro da Contigo!, porque Kaká fez um post no Instagram com uma indireta sobre ódio e amor nas redes, replicado pela revista numa matéria que tem por título: "Não gostou. Marido de Simone reage após ser acusado de ter caso com Simaria: 'Nada mais me espanta'".

A partir daí foi uma chuva de posts, tuítes, colunas, sites, matérias com textos amadores e profissionais, que vão de expressões como "segundo relatos" e "rumores dão conta", até vídeos com colagem de fotos da internet e áudio da mulher do Google lendo parágrafos de publicações. A fofoca foi escalando e a ideia inicial de Simaria "estar apaixonada" virou uma acusação do cunhado "ter um caso".

Por mais que eu seja madura, escolada, vivida, sinto pelo menos cinquenta tons de vergonha alheia por esse tipo de situação. Um dos sites chega a dizer que Thiago tem uma "teoria" sobre a suposta paixão de Simaria pelo cunhado ser o motivo do desentendimento entre as irmãs.

Minha gente brasileira, vamos botar as mãozinhas na consciência. Além de serem cantoras famosas, além de Kaká ser palestrante e ter quase 5 milhões de seguidores no Instagram, estamos falando de pessoas. De vidas. De famílias. De amigos. De centenas, milhares de pessoas, que são atingidas por suposições, teorias, mentiras, fofocas, fakenews ou seja lá o termo a ser usado.

Vamos parar um minuto e diferenciar o que a gente pensa dentro da cabeça e a realidade lá fora. E lembrar que, por mais que nossas "teorias" façam sentido, por mais que a gente "ligue os pontinhos" e acredite que tenha descoberto o real motivo de uma briga, podemos sempre estar ERRADOS! E, mesmo que estivermos certos, vamos lembrar que não é da nossa conta e que nenhum sucesso vale a pena quando o preço que se paga é gerar mal para alguém.

Até porque o sucesso é frágil e efêmero como um floco de neve.

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem