Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Gaúcho é 5º lugar no Mister Global 2024; representante das Filipinas vence

Brasileiro Luiz Mascarenhas disputou título com outros 30 rapazes, na Tailândia

Mister Global 2024
Mister Global 2024: à esquerda o brasileiro Luiz Mascarenhas (quinto lugar) e à direita o vencedor Dom Corilla, das Filipinas - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O gaúcho Luiz Henrique Mascarenhas, 25, fez bonito na tarde deste domingo (6) ao se classificar em quinto lugar na final do Mister Global 2024. Quem venceu foi o filipino Dom Corilla, que deixou para trás outros 30 candidatos, em evento realizado na Tailândia.

Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente os misters Espanha, Manuel Romo, e Nigéria, Favour Ogbuokiri. Além de Luiz, completou o Top 5, em quarto lugar, o tailandês Patrick Forstner. No Top 11, estavam ainda os misters: Inglaterra, China, Porto Rico, Laos, México e Coreia.

Em 10 edições de Mister Global, esta foi a primeira vez que as Filipinas conquistaram o posto. Quem se despediu do título foi o indiano Jason Bretfelean, vencedor de 2023. Antes disso, já foram campeões da competição representantes de Cuba (2022), Vietnã (2021 e 2015), Coreia do Sul (2019), Estados Unidos (2018), República Tcheca (2016) e Mianmar (2014).

O Brasil venceu o Mister Global apenas uma vez, em 2017, com o paulista Pedro Gicca. Além disso, chegou bem perto do título algumas vezes: com dois quarto lugares em 2015 e 2016 -- respectivamente com o catarinense Diogo Bernardes e com o paulista Giba Pignatti --; e com dois terceiros lugares, em 2022, com o amazonense William Gama, e agora com Luiz Mascarenhas.

Natural de Lagoa Vermelha, cidade localizada no nordeste do Rio Grande do Sul (260 km de Porto Alegre), Luiz é modelo internacional e já atua há alguns anos nesse setor, além de também trabalhar como personal trainer. Formado em Educação Física, o gaúcho conquistou seu passe para o Mister Global após classificar-se em segundo lugar na final do Mister Brasil CNB 2024, em março deste ano.

Considerado um dos principais da indústria, o Mister Global tem um formato similar ao dos tradicionais concursos de beleza femininos. Nesse sentido, os rapazes também passam por etapas preliminares classificatórias, sendo que uma delas é a temida entrevista com uma bancada de jurados. Além disso, eles fazem fotos, vídeos, desfiles e ensaios para o show da final.

Os concursos de beleza masculinos ganharam visibilidade nos anos 1990, com o surgimento do Manhunt International (1993) e do Mister Mundo/World (1996). Depois vieram o Mister International (2006) e o Mister Global (2014). Já em 2016, essa indústria se movimentou com o surgimento do Mister Supranational. O Concurso Nacional de Beleza elege o Mister Brasil CNB desde 2007 e é responsável por enviar representantes brasileiros a todos esses eventos.

O título de Mister Brasil CNB já foi conquistado por grandes personalidades da mídia e do mundo da moda, como o modelo Lucas Gil (2007), o ex-BBB Jonas Sulzbach (2010) e os ex-atores globais Lucas Malvacini (2011) e Anderson Tomazini (2016). Mais recentemente, ganhou os holofotes Henrique Martins (2023), com sua participação em "A Fazenda 15".

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem