Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Amazonense fica em 3º no Mister Global e Cuba vence; veja os candidatos

Evento foi realizado na Tailândia e contou com número recorde de misters

O Mister Brasil, William Gama, participa de atividade no Mister Global 2023

O Mister Brasil, William Gama (dir.), posa ao lado do vencedor (centro) e vice campeão (esq.) do Mister Global 2023 Divulgação/Mister Global

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Foi quase! O amazonense William Gama, 24, bateu na trave e conquistou o terceiro lugar no concurso de beleza masculino Mister Global. Ele disputou o título da oitava edição da disputa, que foi realizada na Tailândia, contra outros 38 candidatos de todo o mundo —número recorde da competição até agora.

"É sobre viver e desfrutar da experiência, acima de qualquer ambiente de competitividade. Meu coração é só gratidão", disse Gama após a final. "O resultado é fruto de muito trabalho e de uma preparação intensa para apresentar o Brasil ao mundo, e fiz isso com muita felicidade e me sentindo honrado."

O grande vencedor da final foi o cubano Juan Carlos Ariosa, que agora eleva seu país a uma nova potência nos concursos de beleza masculinos. Isso porque, em julho passado, o também cubano Luis Daniel Gálvez ganhou o Mister Supranational 2022 e é o atual titular dessa outra franquia.

Formado em administração de empresas pela Universidade Paulista, em Manaus, Gama atua no mercado financeiro, é modelo e influenciador digital. O Mister Brasil CNB é natural e morador da capital do Amazonas e também o primeiro representante de seu estado e da região Norte a vencer a competição nacional.

Gama levou o título em dezembro de 2020 e esperou pouco mais de dois anos pela oportunidade de representar o país. Esse hiato se deu pela crise da pandemia de Covid-19 em seu estado. Inicialmente ele disputaria o Mister Supranational, na Polônia, mas pela situação foi escalado para seu lugar o seu vice, o gaúcho João Henrique Lemes.

"Hoje eu e as pessoas próximas a mim estamos com saúde e me senti seguro para seguir viagem e disputar o mundial", diz. "O evento foi repleto de pessoas do mundo todo, idiomas diferentes, atividades novas… mas conseguir em meio isso tudo aproveitar, se divertir, criar amizades e curtir cada momento, tornou a competição mais leve."

BRASIL JÁ VENCEU

Em segundo lugar no Mister Global 2023 ficou o colombiano Oscar Guerrero. Além de Gama em terceiro, estavam ainda no Top 5 os misters Coreia do Sul, Kim Hee Won (4º lugar) e Tailândia, Setthapon Thongsuk, em quinto.

Quem passou a faixa foi o vietnamita Danh Chieu Linh, que assumiu o posto depois que o espanhol Miguel Ángel Lucas, vencedor de 2022, desistiu do título. Antes dele, já venceram o concurso representantes de Mianmar (2014), Vietnã (2015), República Tcheca (2016), Estados Unidos (2018) e Coreia do Sul (2019).

O Brasil venceu apenas uma vez, em 2017, com o paulista Pedro Gicca. Também abocanhou dois quarto lugares em 2015, com o catarinense Diogo Bernardes, e em 2016, com o paulista Giba Pignatti.

Os concursos de beleza masculinos ganharam visibilidade nos anos 1990, com o surgimento do Manhunt International (1993) e do Mister Mundo (1996). Depois vieram o Mister International (2006) e o Mister Global (2014). Já em 2016, essa indústria se movimentou com o surgimento do Mister Supranational. O Concurso Nacional de Beleza elege o Mister Brasil CNB desde 2007 e é responsável por enviar representantes brasileiros a todos esses cinco eventos.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem