Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

BBB24
Descrição de chapéu
Todas

BBB 24: Por que os homens perdem de 7 a 1 (literalmente) para as mulheres no reality

Eliminações precoces apontam limites da masculinidade dentro do programa

Marcus Vinicius se despede do elenco depois de ser o oitavo eliminado do BBB 24
Marcus Vinicius se despede do elenco depois de ser o oitavo eliminado do BBB 24 - Reprodução/Globoplay
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A expressão 7 a 1 virou sinônimo de vexame depois da derrota da seleção brasileira masculina para a alemã na semifinal da Copa do Mundo de 2014. Por coincidência, esse é o mesmo placar das eliminações do BBB 24 até o momento.

Sete homens foram eliminados, enquanto apenas uma mulher saiu durante as votações. Maycon, Pizane, Nizam, Vinicius, Luigi, Juninho e Marcus desfalcaram o elenco dos brothers e Thalyta deixou o esquadrão das sisters.

O time masculino tem a chance de diminuir a diferença no paredão entre Deniziane, Fernanda e Matteus. O resultado deve ser anunciado durante a noite desta terça-feira (20).

A enquete do F5 indica que o gaúcho não corre grandes riscos de deixar a casa nesta berlinda. Porém, mesmo se a permanência do brother se confirmar, a proporção de eliminados para eliminadas ainda será suficiente para ser considerada um vexame.

Não é de hoje

O insucesso dos homens no reality da Globo é perceptível desde que a era camarote começou no reality, em 2020. Todas as edições tiveram o mesmo número de homens e mulheres.

Mas no BBB 20, apenas um deles fez parte dos últimos dez participantes, o ator Babu Santana. Houve melhoras na quantidade masculina no Top 10 desde então. Cinco chegaram no BBB 21, quatro no BBB 22 e três no BBB 23.

Históricos com machismo

Em todas as edições citadas, em algum momento durante o programa, parte dos homens demonstraram atitudes consideradas machistas.

Estas foram desde palavras questionáveis ditas durante as conversas gravadas, até a apalpadas e imobilizações contra mulheres, como foram os casos de MC Guimê e Antônio Cara de Sapato.

O descaso do elenco masculino com as questões de gênero é um dos argumentos que sustentam as eliminações de seis participantes neste ano: Maycon, Pizane, Nizam, Vinicius, Luigi e Juninho.

Com exceção de Juninho, o comportamento considerado machista deste grupo envolveu a modelo e empresária Yasmin Brunet, 35. A forma como ela se veste intimidou Maycon e Luigi no começo do jogo, enquanto seu corpo foi alvo de críticas de Nizam na presença de Pizane e Vinicius.

Juninho, antes de sair, tentou ficar com duas mulheres do mesmo grupo e isso não foi bem visto pela casa que o emparedou.

Negros no paredão

Os votos para eliminar brothers com comportamento considerado machistas também apontam para outra pauta social, a negritude.

A única mulher eliminada do BBB até aqui é negra. As porcentagens também mostram que negros foram mais rejeitados do que os brancos nas votações.

Durante a primeira fase de votos para ficar na casa, a ordem da média do voto público ficou assim: entre os negros, Luigi teve 7,29% da preferência, Pizane, 8,35% e Maycon, 8,46%.

Dentro deste grupo, os pretos com pele mais escura conseguiram menos engajamento do que os pretos com pele mais clara.

Entre os brancos, Vinicius terminou o paredão com 9,92% da vontade dos telespectadores e Nizam com 17,14%.

Quem você quer que saia?

A regra mudou no dia 5 de fevereiro e o voto voltou a ser eliminatório, como nas edições anteriores. Desde então foram eliminados Juninho com 60,35% e Marcus com 84,86%.

Vale mencionar que índice elevado de rejeição de Marcus, que não sofreu críticas sobre machismo, pode ser explicado por dois fatores.

A sexualidade, afinal, é importante ter em mente que ele é o único homem da lista de eliminados que se declara gay. E o outro motivo é a configuração do paredão, Marcus enfrentou na mesma berlinda dois queridinhos deste ano: Isabelle e Davi.

Os homens e a fama

O caso de Davi, aliás, parece ser daquelas exceções que confirmam regras. Tido como um dos favoritos ao prêmio principal, ele pode quebrar no mínimo dois tabus do BBB.

Se campeão, o baiano seria o primeiro homem negro retinto ganhador do reality mais popular do país. Se finalista, seria o primeiro homem pipoca a conseguir ir até esta fase desde que as celebridades começaram a jogar.

Este último fato revela algo sobre a masculinidade no programa. A fama ajuda os homens a irem longe.

Deste modo, com um número enxuto de camarotes e com críticas ao comportamento dos remanescentes, é capaz do público despedir a presença masculina mais cedo no BBB 24. A ver.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem