UOL - O melhor conteúdo
Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Mister Brasil 2025: Homem trans, pais e casados marcam edição em Balneário Camboriú

Com 29 concorrentes, final será neste sábado (5), no litoral norte catarinense

mister cnb 2025
Grupo de 29 homens disputa o título de Mister Brasil CNB 2025 - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Balneário Camboriú (SC)

Na noite deste sábado (5), um grupo de 29 homens disputa, em Balneário Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina, a final do Mister Brasil CNB 2025. Este ano, o concurso, que elege representantes do país para alguns dos maiores concursos de beleza masculinos do mundo, traz um grupo de candidatos marcados pela diversidade.

Entre eles está o modelo carioca Bernardo Rabello, 29, que é um homem transgênero. A competição, que se consolidou como uma das mais relevantes do segmento no Brasil, reflete a pluralidade e a representatividade da sociedade atual. O perfil dos concorrentes é notavelmente diversificado, abrangendo diferentes estados civis, faixas etárias e origens regionais.

Entre os participantes, 13,8% são pais de crianças pequenas e, em termos de estado civil, a maioria é solteira —apenas três deles (10,3%) são casados. As idades variam entre 20 e 35 anos, sendo que mais da metade dos candidatos (55,2%) tem mais de 30 anos. A idade média é de 28,5 anos.

A questão da faixa etária vem ganhando destaque no setor desde janeiro de 2024, quando o Miss Universo passou a aceitar candidatas de todas as idades, o que gerou um efeito dominó na indústria. Antes, o limite de idade para mulheres era 28 anos, e agora não há mais restrição.

Embora os concursos de beleza feminina tradicionalmente tivessem essa limitação etária, o lado masculino sempre teve uma abordagem mais flexível, com muitos concursos aceitando candidatos de até 40 anos desde sua criação, nos anos 90.

A representatividade regional também é um aspecto de destaque nesta edição. O Nordeste lidera a competição, com sete candidatos (24,1%), seguido pelo Sudeste, com o mesmo número de representantes. O Centro-Oeste tem cinco concorrentes (17,2%), enquanto o Sul conta com seis (20,7%) e o Norte com quatro (13,8%).

O vencedor de 2025 será escolhido entre esse grupo tão variado, mas com um objetivo comum: representar o Brasil nos maiores concursos internacionais de beleza masculina. O gaúcho Matheus Maia, 27, vencedor do Mister Brasil CNB 2024, será o responsável por passar a faixa ao novo Mister Brasil.

Natural de Porto Alegre, Matheus é formado em Educação Física e trabalha como modelo e personal trainer. Ele foi o quarto representante de seu estado a conquistar o título nacional, sendo precedido por Reinaldo Dalcin (2013), Willian Rech (2012) e o ex-BBB Jonas Sulzbach (2010). Em julho passado, Matheus representou o Brasil no Mister Supranational 2024, na Polônia, mas não conseguiu uma classificação.

VERSÃO MASCULINA

Esta será a 19ª edição do concurso e a segunda vez que Balneário Camboriú, a 80 km de Florianópolis, recebe a final —a primeira aconteceu em 2022. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo YouTube do concurso, a partir das 20h da noite deste sábado (5).

Os concursos masculinos seguem moldes similares aos de suas versões femininas, com etapas classificatórias realizadas ao longo de uma semana de confinamento. Entre as provas, estão desfiles em traje de gala e moda praia, além de apresentação de talentos e entrevistas com os jurados. Também são realizadas etapas de criação de conteúdo digital, que podem influenciar a escolha dos finalistas. Esses pontos acumulados durante as etapas vão determinar os vencedores na grande noite da coroação.

Os concursos de beleza masculinos ganharam visibilidade nos anos 1990, com o surgimento do Manhunt International (1993) e do Mister/Mister World (1996). Depois vieram o Mister International (2006) e o Mister Global (2014). Já em 2016, essa indústria se movimentou com o surgimento do Mister Supranational. O Concurso Nacional de Beleza elege o Mister Brasil CNB desde 2007 e é responsável por enviar representantes brasileiros a todos esses cinco eventos.

O título de Mister Brasil CNB já foi conquistado por grandes personalidades da mídia e do mundo da moda, como o modelo Lucas Gil (2007), o ex-BBB Jonas Sulzbach (2010) e os ex-atores globais Lucas Malvacini (2011) e Anderson Tomazini (2016). Mais recentemente, ganhou os holofotes Henrique Martins (2023), com sua participação em "A Fazenda 15".

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil e o Miss Universo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem