UOL - O melhor conteúdo
Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Aos 44 anos, carioca é o homem mais velho a vencer título de Mister Brasil

Modelo Vittor Borges agora vai defender país no Mister Splendid International 2025

Mister Brasil FNBI 2025
O carioca Vittor Borges, de 44 anos, é o Mister Brasil FNBI 2025 - Reprodução/Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O carioca Vittor Borges escreveu seu nome na história do universo dos concursos de beleza, ao vencer o concurso Mister Brasil FNBI 2025. Com o título, o modelo tornou-se, aos 44 anos, o homem mais velho a vencer um título de beleza masculina nacional.

"Competi de igual pra igual com candidatos até 20 anos mais jovens do que eu", disse ele, em conversa exclusiva com a coluna. "Minha jornada no mundo miss tem sido de superação, conquistas e de realização de sonhos", comemora.

"Mais do que um título, acredito que essa vitória representa uma quebra de padrões e a valorização da diversidade nos concursos masculinos", analisa.

Natural do Rio de Janeiro e radicado há 17 anos em Brasília, Vittor atua profissionalmente como modelo, cantor e produtor cultural. Com 1,70 m de altura, ele conta que iniciou desde a conquista do título de Mister Brasil, no final do ano passado, a se preparar para defender o país na etapa mundial. E quer muito conquistar mais esse pódio.

"A minha preparação está sendo intensa, com aulas de espanhol, oratória, passarela e tudo que possa me deixar mais perto do título mundial", detalha ele, que estará na primeira edição da competição Mister Splendid International, que será realizada no Brasil, no segundo semestre do ano. O local e data exatas do concurso, no entanto, ainda não foram revelados.

Temas relacionados a faixa etária tem sido recorrentes no mundo miss desde o final de 2023, quando o Miss Universo anunciou que derrubaria a partir de janeiro de 2024 todos os limites de idade para participar do concurso.

Antes, no mundial feminino, que é considerado um dos mais importantes da atualidade, só podiam se candidatar mulheres entre 18 e 28 anos -- agora o limite mínimo segue sendo 18, mas não há limite máximo.

O impacto da novidade no Miss Universo reverberou como um efeito dominó na indústria, levando outros concursos a mudarem suas regras e encorajando candidatos com idades mais avançadas a competir.

Além de Vittor, só neste ano o Brasil tivemos a mulher mais velha a vencer um mundial e a mais velha até o momento na disputa do Miss Universo Brasil. A primeira é a paulista Idê Guimarães, de 81 anos, que conquistou a coroa de Queen Beauty Universe 2025, em Punta Cana, na República Dominicana. E a segunda é a modelo de Campinas (SP) Cristina Leite, de 51 anos, que representou Rondônia no Miss Universo Brasil, realizado em fevereiro passado.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil e o Miss Universo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem