Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Greg News está de volta e viraliza ao rir de bolsonaristas inconformados

Crítico do governo atual, apresentador enumera ameaças dos perdedores e defende punição a atos antidemocráticos

Gregório Duvivier celebra vitória de Lula
Gregório Duvivier comanda o Greg News em edição que celebrou derrota do bolsonarismo - Reprodução HBO
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Greg News saiu de férias no final de junho, como acontece toda temporada, mas não voltou em agosto, o que também seria de praxe. Gregório Duvivier e equipe concluíram que não faria sentido fugir das críticas sempre tão contundentes ao governo Bolsonaro ou correr o risco de o programa ser acusado de falta de equidade entre os candidatos das eleições do ano, talvez até sendo punido por isso. Sairia mais em conta ficar fora do ar, e assim foi feito.

Ainda em maio, uma edição em que Duvivier apresentava argumentos para incentivar uma vitória de Lula no primeiro turno, gerou um debate reivindicado ao humorista por Ciro Gomes, então candidato à presidência, aquecendo a metralhadora do pedetista contra o petista e alimentando a torcida bolsonarista.

O retorno não poderia acontecer com maior frescor, com uma edição que já corre em compartilhamentos pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Colunista da Folha, Duvivier concluiu que o Greg News experimenta a inédita condição de vitória, não de Lula, mas da "raça humana". O programa, afinal, teve início em 2017, na esteira do que sempre tratou como golpe.

"A gente estreou esse programa em 2017, com Temer na presidência. Em seguida, a gente pegou quatro anos de Bolsonaro. A gente passou de um presidente que adorava o demônio para o próprio demônio. Durante seis anos, a gente cobriu a derrocada da democracia brasileira, tentando fazer graça nos escombros"

Duvivier elencou boas imagens dos protestos ocorridos após a derrota de Bolsonaro, com agentes da lei pedindo "esqueça a lei" e garantindo aos rebeldes que nenhuma multa seria aplicada pela desordem em questão.

O programa oferece inclusive boas provas para futuras investigações de agentes que prevaricaram em ações promovidas especialmente pela Polícia Rodoviária Federal no dia da votação e nos dias que se seguiram à vitória de Lula.

"Hoje a gente vai tentar ter a única postura responsável e civilizada quando se ganha uma eleição, Que é se solidarizar com quem perdeu? Não, é rir pra caralho da cara deles", riu. "Porque já que Bolsonaro não sabe perder, a gente vai mostrar que também não sabe ganhar. [Poderiam dizer:] 'Ah, mas tem que respeitar o luto, tem que perdoar'. Alguém tá pedindo perdão pra vocês? Porque pra mim ainda ninguém pediu. Você achou que esse ia ser um programa dedicado a construir um Brasil para além das polarizações? De conciliador já basta o Lula. Esse é um programa de humor e o bolsonarista desesperado é um pré-sal do humor."

Poeta e ator, o apresentador defendeu ainda que a vitória de Lula não signifique qualquer tipo de anistia aos crimes cometidos nos últimos anos e, em especial, nesses últimos meses. Duvivier citou especialmente a senadora eleita Damares Alves, que fez denúncias de pedofilia sem provas para pedir votos em Bolsonaro, à deputada Carla Zambelli, pelas ameaças feitas sob a mira de um revólver em punho a um cidadão na véspera da eleição, em São Paulo, e ao diretor da PRF, Silvinei Vasques, por várias ações.

Exibido nas noites de sexta-feira, às 23h, pela HBO, o Greg News fica disponível na HBO Max e também é disponibilizado gratuitamente no YouTube. Abaixo, a edição completa.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem