Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Cade questiona Globo por suposto monopólio

Órgão do governo investiga se contratos de exclusividade configuram infrações

Paolla Oliveira
Paolla Oliveira renovou contrato com a Globo recentemente - PaollaOliveiraReal no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão do governo federal, pede que a Globo seja investigada por um suposto monopólio em teledramaturgia. Uma de suas conselheiras, Paula Farani de Azevedo Silveira, enviou ao procurador-geral Walter Agra um ofício para pedir a “instauração de um processo administrativo para imposição de sanções administrativas por infrações à ordem econômica”.

O assunto veio à tona pelo site TV Pop. No documento, Silveira alega, com base em notícias publicadas pela colunista Carla Bittencourt, do portal Metrópoles, que a Globo vem renovando o contrato de exclusividade de uma série de atores para, supostamente, impedir que a concorrência, no caso, a Netflix, possa produzir obras com essas grifes.

A lista de atores que renovaram acordo de exclusividade com a Globo inclui Juliana Paes, Deborah Secco, Paolla Oliveira, Marina Ruy Barbosa, Lázaro Ramos e Vitoria Strada, entre outros.

Especialistas ouvidos pela coluna duvidam que isso vá adiante, primeiro pela falta de fundamento da tese, que surge justamente no momento em que a Globo vem se desfazendo de vários contratos de exclusividade com grandes nomes, como os de Antonio Fagundes e Miguel Falabella (que inclusive vem criando uma série para a Disney, concorrente da Globo).

Além disso, os profissionais são livres para fechar o negócio que lhes convém, mesmo sendo tratados no documento do Cade como "insumos" da empresa. Procurada, a Globo informou que não vai se manifestar.

ESPELHO

“Adoro rever meus trabalhos, costumo dizer que sou meu maior fã”, revela Mateus Solano, ao celebrar a reprise de “Pega Pega”, novela que volta ao ar em 19 de julho. O ator conta que o elenco construiu grandes amizades. Um grupo de WhatsApp criado na ocasião é mantido até hoje, quatro anos depois. 

LÍDER

O programa Hoje em Dia de segunda (28) levou a Record à liderança de audiência em território nacional , graças aos detalhes sobre o desfecho do caso Lázaro Barbosa. Das 10h às 11h44, a revista registrou média de 9,8 pontos e pico de 11, ante 8,8 da Globo e 3,6 do SBT, que nada perdeu com o episódio.

APETITE

Em coletiva de imprensa virtual realizada nesta terça (29), Erick Jacquin disse que Helena Rizzo, nova jurada do programa MasterChef da Band, ocupante da vaga que foi de Paola Carosella, tem apenas um defeito: “ela come muito”. Ana Paula Padrão concordou e revelou que a equipe até já lhe deu o apelido de Magali: “Ela come e não engorda”, falou a apresentadora.

A nova temporada do reality show estreia na terça (6), às 22h30, com 23 candidatos, e volta ao tradicional formato de um único campeão ao fim da temporada, agora com novas dinâmicas de jogo.

AUDIÊNCIA

17,7 pontos
teve “A Vida da Gente”, 2ª (28), ao concorrer com Lázaro na Record

17 pontos
marcou o especial “Falas de Orgulho” (Globo), na 2ª (28) em SP

A BOA DO DIA

Ana Paula Arósio e Gabriel Braga Nunes protagonizam filme inédito na madrugada
"A Floresta que se Move” - Globo, às 2h30​

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem