Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

No Tudum, fãs promovem a Netflix de graça e ainda se sentem recompensados

Evento da plataforma em SP gera milhares de postagens nas redes sociais

O ator australiano Chris Hemsworth é uma das novidades do Tudum 2023, evento da Netflix - AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Pavilhão da Bienal, em São Paulo, que já recebeu obras de arte de vanguarda, agora está ocupado por réplicas de cenários de séries como "Wandinha" e "Rainha Charlotte". O prédio desenhado por Oscar Niemeyer sedia mais uma edição do Tudum, o megaevento de marketing da Netflix.

Os ingressos gratuitos se esgotaram assim que foram disponibilizados, no início de maio. Durante três dias –de sexta (16) a domingo (18)–, milhares de pessoas circularão pelo local, tirando selfies que depois serão postadas nas redes sociais.

O F5 visitou o Tudum na véspera da abertura para o público, na noite de quinta (15). Apesar da lotação reduzida, já havia filas para algumas atrações e até mesmo pessoas fazendo cosplay, fantasiadas de personagens famosos.

De fato, é quase irresistível posar para uma foto em frente a um bistrô da série "Emily in Paris", ou à sinistra boneca que cantava "batatinha frita, 1, 2, 3" em "Round 6".

Também há um rinque de patinação que evoca "Stranger Things", uma pequena rua batizada de "Koreatown" repleta de food trucks oferecendo quitutes coreanos e uma área de karaokê onde os mais desinibidos podem cantar hits dos programas da plataforma, entre dezenas de outros stands, interativos e instagramáveis.

A Netflix não revela o custo de produção do Tudum, que deve ser estratosférico. Além da montagem da estrutura, também há a presença VIP de astros internacionais como Arnold Schwarzenegger, Gal Gadot e Chris Hemsworth. Cada um deles vem com pelo menos um assessor, às vezes muitos mais, e todo mundo viaja de primeira classe e se hospeda em hotéis cinco estrelas.

Por mais alto que seja o investimento, ele vale a pena. Porque, com o Tudum, a Netflix consegue realizar o sonho de muitas empresas: milhares de menções positivas e gratuitas nas redes sociais. Os fãs promovem a marca sem receber nada em troca, além da satisfação de posar ao lado de um modelo vestido de Sandman.

É uma jogada de marketing impressionante, e também a prova do laço emocional que a plataforma forjou com seus consumidores. Fruto de uma estratégia cultivada ao longo de muitos anos, em que se buscou intimidade com o público. A Netflix chama a si mesma de "Netinha" nas redes, e se posiciona como a opção número 1 para os adolescentes e jovens adultos.

O que nem corresponde 100% à realidade: não falta conteúdo adulto no serviço, como longas de prestígio que concorrem ao Oscar. Mas quem quer fazer um selfie no quartinho da empregada doméstica do filme "Roma"?

Neste sábado (17), a partir de 17h30, o canal de YouTube da Netflix transmite ao vivo, diretamente do Auditório do Ibirapuera, uma cerimônia de lançamento de novidades, apresentada pela brasileira Maisa Silva, o americano Chase Stokes, da série "Outer Banks", e a canadense Maitreyi Ramakrishnan, de "Eu Nunca". Podemos contar com muita gritaria, tanto dentro do recinto como em frente a telas de celulares e computadores pelo mundo afora.

Pelo menos os ingressos do Tudum são gratuitos. Quatro anos atrás, os da segunda edição da Casa Warner, evento semelhante promovido pelos canais do que hoje é o grupo Warner Bros. Discovery, eram pagos, e nem por isso deixaram de se esgotar rapidamente. Sem falar nos caríssimos pacotes da CCXP, a mega convenção de cultura pop que acontece em São Paulo nos meses de dezembro, eternamente lotada.

Fã que é fã para valer não se importa em não ser pago, e nem mesmo em gastar uma quantia considerável para promover suas séries favoritas. Os canais e plataformas agradecem.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem