Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

É inacreditável que Patrícia Poeta siga cortando Manoel Soares no ar

A esta altura, apresentadora do Encontro já deveria ter aprendido a se controlar

Em foto colorida, mulher de macacão verde é vista na praia
Patrícia Poeta reflete na praia - Divulgação/AgNews
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O programa Encontro com Patrícia Poeta (Globo) entrou no ar em julho de 2022. Logo na primeira semana, choveram críticas à apresentadora. Internautas foram às redes sociais reclamar que ela não estava à altura de Fátima Bernardes, sua antecessora no posto.

Mas o que pegou mesmo foi a maneira com que Patrícia tratava Manoel Soares, com quem divide o comando da atração. Foram inúmeras as vezes em que ela entrou em rota de colisão com o colega, interrompendo-o no meio de uma fala ou simplesmente jogando-o para escanteio. O fato de Manoel ser negro agravou a situação, suscitando acusações de racismo contra a titular do programa.

Procurada por diversos veículos de comunicação, a Globo sempre negou qualquer crise nos bastidores do Encontro, ressaltando o fato de que a nova versão do formato alcança índices de audiência mais altos do que a anterior.

No entanto, Manoel e Patrícia seguiram em atrito em frente às câmeras, com eventuais esbarrões ao longo dos últimos meses. Até que, nesta segunda-feira (3), ela o cortou de forma épica, enquanto Manoel comentava uma notícia sobre o software de inteligência artificial ChatGPT.

Foi o bastante para o gesto ser imediatamente chamado de "patada", inclusive aqui no F5. No dia seguinte (4), Manoel não participou do Encontro, levantando ainda mais suspeitas de "climão" entre ele e Patrícia. Novamente, a Globo colocou panos quentes na situação, alegando que o apresentador folga às terças por participar do programa Papo de Segunda, do GNT, na noite anterior.

Na noite de sexta-feira (7), Patrícia Poeta foi flagrada caminhando na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Sozinha e pensativa, ela se sentou na areia e contemplou o mar. Impossível saber o que estava pensando, mas tomara que tenha refletido sobre sua atitude na última segunda.

Porque é simplesmente inacreditável que, nove meses depois da estreia, o Encontro com Patrícia Poeta continue vivenciando o mesmo problema que marcou seus primeiros dias.

Não importa se a implicância da apresentadora com seu coadjuvante seja real ou não. Não importa que a audiência continue alta. Existe a percepção entre boa parte do público de que Patrícia trata Manoel mal, e nada foi feito para reverter essa situação.

Manoel Soares é uma figura estratégica para a Globo. Negro, inteligente, articulado, fotogênico e simpático, ele faz parte do plano da emissora para aumentar a diversidade de seus apresentadores e atingir um público que não se sentia representado na tela até hoje.

Portanto, não adianta muito Patrícia Poeta ter birra contra ele, se esse for o caso. Também é contraproducente fingir que nada está acontecendo.

Dificilmente haverá um pedido público de desculpas. Mas Patrícia precisa ser convencida a mudar seu comportamento no ar. Um "coach" talvez ajude. Profissional tarimbada, ela tem todas as condições de perceber onde está errando, e corrigir logo esse erro.

O desgaste é considerável, e pode respingar onde mais dói: nos patrocinadores. A dinâmica entre Patrícia Poeta e Manoel Soares em frente às câmeras precisa ser alinhada o quanto antes, por mais que eles se odeiem (ou não) longe delas. Parafraseando a célebre declaração de Júlio César sobre sua mulher, nos dias de hoje não basta não ser racista. É preciso parecer não ser racista.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem