Vovó com óculos escuros grossos se torna um ícone da moda improvável
Margret Chola, que tem mais de 80 anos, é conhecida no mundo como 'Glamma Lendária'
Uma avó na zona rural da Zâmbia se tornou um ícone de estilo e sensação da internet depois de concordar em brincar de se vestir e trocar de roupa com sua neta fashionista.
Margret Chola, que tem mais de 80 anos, é conhecida no mundo como "Glamma Lendária" e adorada por 225.000 seguidores no Instagram por suas fotografias de moda marcantes e divertidas.
"Eu me sinto diferente, me sinto nova e viva nessas roupas, de uma forma que nunca me senti antes", diz a Sra. Chola à BBC. "Sinto que posso conquistar o mundo!"
A quinzenal Granny Series foi criada em 2023 por sua neta Diana Kaumba, uma estilista que mora em Nova York.
Ela teve essa ideia quando estava visitando a Zâmbia para comemorar o segundo aniversário da morte de seu pai — a pessoa que, segundo ela, inspirou sua paixão pela moda porque ele sempre se vestia bem.
Durante a visita, a Sra. Kaumba não havia usado todas as suas roupas cuidadosamente selecionadas, então ela perguntou à sua avó — ou "Mbuya" na língua bemba — se ela queria experimentá-las.
"Eu não estava fazendo nada na época, então eu apenas disse: 'OK. Se é isso que você quer fazer, vamos fazer - por que não?'", disse a Sra. Chola.
"Você sentirá minha falta quando eu morrer e pelo menos assim você se lembrará de mim."
A Sra. Kaumba vestiu o top e o "chitenge" de Mbuya - um pedaço de pano estampado enrolado na cintura. E a primeira roupa de Mbuya foi um terninho prateado.
"Achei que seria legal vestir Mbuya com alta costura e depois tirar fotos dela em seu habitat natural", disse Kaumba à BBC.
Esse habitat natural é uma fazenda na vila de 10 Miles, ao norte da capital da Zâmbia, Lusaka.
Na maioria das vezes, a Sra. Chola é fotografada com todo o seu glamour ao ar livre, geralmente sentada em uma elegante cadeira de madeira ou relaxando em um sofá de couro.
Ao fundo, há edifícios de tijolos expostos com telhados de ferro corrugado, campos arados, mangueiras e plantações de milho.
"Fiquei tão nervosa quando postei a primeira foto. Deixei meu telefone por 10 minutos e nesses 10 minutos houve 1.000 curtidas", diz a Sra. Kaumba.
"Fiquei impressionado. Os comentários estavam chegando e as pessoas estavam pedindo mais."
Foi em abril de 2024 que a Granny Series realmente decolou - depois que a Sra. Kaumba postou uma série de fotos de sua avó em um vestido vermelho da Adidas, vários colares grossos e dourados e uma coroa de joias brilhantes.
"Fiquei surpresa ao saber que tantas pessoas ao redor do mundo me amam", diz a Sra. Chola, que não sabe sua idade exata porque não tem certidão de nascimento.
"Eu não sabia que poderia causar tanto impacto nessa idade."
A Sra. Chola posa com roupas que misturam cores vibrantes, texturas e estilos.
De uma camisa verde de futebol americano, combinada com um vestido vermelho com babados em camadas, estilizado como uma saia - nas cores da bandeira da Zâmbia para homenagear os 60 anos de independência.
Com um top de lantejoulas azul, preto e verde, completo com um colar e pulseira de cobra dourada.
"Eu nunca tinha usado jeans ou peruca antes, então eu estava feliz e dançando."
A Sra. Kaumba, que é estilista desde 2012, diz que sua avó tem "coragem, graça e arrasa em qualquer visual".
Todos os looks refletem sua estética maximalista-chic, que celebra a alegria do excesso, combinações ecléticas, o grande e o ousado, e padrões e cores contrastantes.
No centro de tudo estão acessórios chamativos: óculos de sol ousados, chapéus grandes, colares, pulseiras, pingentes, anéis, luvas, bolsas, perucas loiras, coroas.
Essa influência veio diretamente de sua avó, que "sempre foi uma amante de pérolas e pulseiras".
Em uma cena particularmente divertida chamada GOAT (o melhor de todos os tempos), a Sra. Chola aparece com uma cabra, que está enfeitada com as pérolas adoradas por Mbuya.
Outros acessórios também refletem a personalidade e a história de Chola.
Em algumas cenas, Mbuya está segurando o querido rádio que ela carrega consigo o dia todo e leva para a cama.
Ou ela está segurando um "ibende" - um longo pedaço de madeira que ao longo dos anos ela usou para socar painço, mandioca ou milho.
Ela está fumando um cachimbo ou segurando uma xícara de metal cheia de chá, e pendurada na beirada do braço da cadeira está uma "mbaula" ou braseiro de carvão que os zambianos costumam usar para cozinhar — especialmente agora que o país está sendo assolado por severos cortes de energia.
A Sra. Kaumba espera que a Série Vovó destaque que os idosos ainda têm muito a oferecer - e criar memórias juntos é uma maneira importante de "deixar pegadas para a próxima geração".
"Não os descarte, ame-os do mesmo jeito até o fim, porque lembre-se de que um dia seremos como eles."
Como resultado das sessões de fotos de Mbuya, a Sra. Kaumba foi contratada por quatro netas para estilizar suas avós, com idades entre 70 e 96 anos.
A Sra. Chola espera que a Granny Series inspire as pessoas "a viverem suas vidas e não se preocuparem em serem julgadas pela sociedade".
Ela pede que as pessoas "sempre se perdoem por quaisquer erros que tenham cometido. Você nunca pode mudar seu passado - mas pode mudar seu futuro".
As sessões de fotos aproximaram a neta e a avó - e por meio do vínculo especial delas, a Sra. Kaumba aprendeu muito mais sobre a vida muitas vezes difícil de sua Mbuya.
A Sra. Chola foi criada pelos avós, estudou até os 12 ou 13 anos e depois, por razões econômicas, foi forçada a se casar com um homem na faixa dos 30 anos.
Ela teve três filhos, acabou bebendo muito e acabou escapando do casamento.
Esse trauma ainda a assombra, mas sua fama global inesperada lhe deu uma nova chance de vida.
"Agora consigo acordar com um propósito, sabendo que as pessoas ao redor do mundo adoram me ver", diz Chola.
Penny Dale é uma jornalista freelancer, podcaster e documentarista que mora em Londres.
Mais histórias da BBC sobre a Zâmbia:
- Como uma mega barragem causou uma mega crise de energia
- A Zâmbia tornou a educação gratuita, agora as salas de aula estão lotadas
- O dinheiro de US$ 5 milhões e o ouro falso que ninguém está reivindicando
Comentários
Ver todos os comentários