Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

Boato sobre saída de Boninho da Globo revela que muitos gostariam de vê-lo pelas costas

Diretor dependeria do sucesso de Pipoca da Ivete para seguir na emissora

Boninho - Marcos Rosa/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ninguém mais está seguro na Globo. Depois que a emissora abriu mão de nomes como Tarcísio Meira e Glória Menezes, fundamentais para sua história, ficou claríssimo que os tempos são outros. A era dos salários astronômicos e dos contratos de longo prazo terminou.

Mesmo assim, uma notícia surpreendeu o mercado e a mídia esta semana: José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, estaria sob o risco de não ter renovado seu vínculo com a Globo.

A cúpula da emissora estaria descontente com a quantidade de projetos capitaneados por Boninho que foram mal de audiência nos últimos anos. A lista é grande: Casa Kalliman, Mestre do Sabor, No Limite, Popstar, Simples Assim, Só Toca Top, Tamanho Família, Tá Brincando e Zig Zag Arena, além do controverso BBB 22. Nem todos podem ser considerados fracassos retumbantes, mas nenhum correspondeu às expectativas.

A informação foi dada no dia 17 de julho pelo colunista Gabriel Perline, do portal iG, que ainda apontou o que seriam dois sinais do enfraquecimento do outrora "big boss": a promoção de Raoni Carneiro a diretor de variedades dos canais pagos da Globo e a contratação de Miguel Vala Leitão, coordenador e editor-chefe do Grande irmão, o Big Brother de Portugal.

O desligamento de Boninho foi imediatamente desmentido pela emissora. Em seu texto, Perline já publica um comunicado da emissora: "Boninho segue contratado da Globo. E não divulgamos detalhes de contrato, tampouco comentamos especulações". Uma segunda nota foi divulgada no dia seguinte, reiterando a permanência do diretor na casa.

Cristina Padiglione, colunista de TV da Folha, acha que só a contenção de despesas justificaria a saída de Boninho. "Só posso entender que é um momento de romper salários altos e mexer no caixa de maneira arriscada", disse ela no programa Splash Vê TV, do UOL, nesta terça (19). "Somente a questão salarial e a necessidade de reduzir a folha de pagamentos podem explicar".

Eu tendo a discordar. O salário de Boninho sem dúvida é alto –especula-se que gire em torno de R$ 400 mil mensais– mas, ao longo de quase quatro décadas na casa, ele acumulou diversos desafetos. E alguns deles agora estão no poder.

Só o fato de ter surgido o boato –vamos chamá-lo assim, já que não há uma confirmação oficial– de que Boninho estaria com os dias contados na Globo já é uma prova de que há gente na emissora que gostaria de vê-lo pelas costas. Afinal, a história saiu lá de dentro.

Essa mesma fonte anônima diz que o diretor só continuará na emissora se o programa Pipoca da Ivete, que estreia neste domingo (24), for um sucesso estrondoso.

É duvidoso que o destino de um dos diretores mais poderosos e bem-sucedidos da história da TV brasileira seja decidido pela performance de uma única atração. Afinal, por mais que o currículo de Boninho ostente alguns fiascos –e não há profissional de televisão que não os tenha– ele também é o responsável por diversos fenômenos de audiência.

O mais vistoso deles é o Big Brother Brasil. Segundo seu próprio pai, o exigentíssimo Boni, Boninho faz o melhor Big Brother do mundo. Quem já viu algumas das versões internacionais costuma se espantar com o tom soturno e conspiratório que o reality assume nesses países. O BBB é solar, otimista, e consegue se manter relevante duas décadas depois de sua primeira edição.

Também há duas novas medalhas no peito de Boninho: o Domingão com Huck, que vem superando no Ibope o antigo programa do Faustão, e o Caldeirão com Mion, a mais vibrante novidade do gênero dos últimos cinco anos.

Tudo isso depõe a favor do diretor. Por outro lado, o desligamento de seu grande amigo André Marques e o de sua própria mulher, Ana Furtado, sugere que ele não tem mais o cartaz que já teve um dia.

Além disso, sua presença constante nas redes sociais faz com que ele seja o único dirigente da Globo cujo nome está na boca do povo, o que gera ciúmes entre seus pares.

Boninho vai mesmo sair da Globo? Não sei. Só garanto que, se isto acontecer mesmo, muita gente irá comemorar nos corredores da emissora.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem