Ex-atleta de vôlei paranaense defende o Brasil no Mister Mundo 2024; confira participantes
Eduardo Menezes, de 19 anos, disputa título no sábado (23) com outros 59 rapazes
Acontece neste sábado (23), no Vietnã, a 11ª edição do Mister Mundo (ou Mister World, no original). O concurso é a versão masculina do Miss Mundo, que acontece anualmente desde 1951. Ambos são comandados pela mesma organização, sediada em Londres, no Reino Unido.
Neste ano, um grupo de 60 rapazes disputa a vaga que atualmente pertence ao inglês Jack Heleswood, 26. O modelo bateu um recorde no trono, uma vez que reinou por mais de 5 anos —ele foi eleito em agosto de 2019, aos 21 anos, e desde então não foi realizada outra eleição.
Inicialmente, o Mister Mundo, que teve seu evento inaugural em setembro de 1996, acontecia de dois em dois anos. Depois a periodicidade foi aumentando e o concurso passou a ocorrer de forma irregular, mas nunca houve um hiato tão grande como este último. Tal fato fez com que outros certames masculinos, como o Mister Supranational, que acontece todos os anos sem falta, ganhassem mais relevância no mercado.
O Brasil já venceu uma vez, em 2003, com o mineiro Gustavo Gianetti. Depois dele, chegamos perto do título em 2007, com o modelo paulista Lucas Gil, que foi vice-campeão. Em 2019, o paulista Carlos Franco, ficou em quinto lugar.
O REPRESENTANTE BRASILEIRO
Em 2024, quem defende o Brasil na contenda é o paranaense Eduardo Menezes, 19, que é estudante universitário e ex-atleta de vôlei. No esporte, contabiliza passagens como jogador pelos maiores clubes do Brasil e foi convocado três vezes para seletivas da seleção paranaense.
Natural da cidade de Toledo, que fica a 540 km de Curitiba, o jovem venceu o concurso Mister Brasil CNB Teen 2024 em abril, mas só garantiu a vaga do mundial "para adultos" depois que o outro mister designado à vaga desistiu de ir.
Em conversa com a coluna, Menezes, que tem uma irmã mais velha de 25 anos, revela que adora estudar e que atualmente está matriculado em duas universidades diferentes: faz os cursos de administração na PUC-PR e de comércio exterior na Unipar. Em seu tempo livre, "gosta muito de estar com a família, com os pets, com os amigos".
Os concursos de beleza masculinos ganharam visibilidade nos anos 1990, com o surgimento do Manhunt International (1993) e do Mister World (1996). Depois vieram o Mister International (2006) e o Mister Global (2014). Já em 2016, essa indústria se movimentou com o surgimento do Mister Supranational. Desde 2007, o Concurso Nacional de Beleza elege o Mister Brasil CNB e é responsável por enviar representantes brasileiros a todos esses cinco eventos.
O título de Mister Brasil CNB já foi conquistado por personalidades da mídia e do mundo da moda, como o ex-BBB Jonas Sulzbach (2010) e os ex-atores globais Lucas Malvacini (2011) e Anderson Tomazini (2016). Mais recentemente, quem ganhou os holofotes foi Henrique Martins (2023), que após vencer o concurso participou da 15ª edição do reality show A Fazenda (Record).
Comentários
Ver todos os comentários