Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Ex-atleta de vôlei, paranaense de 18 anos vence Mister Brasil para adolescentes; assista

Eleição antecede final da versão adulta, que será na noite deste sábado (6), em Tramandaí (RS)

O paranaense Eduardo Menezes, 18, é o Mister Brasil CNB Teen 2024
O paranaense Eduardo Menezes, 18, é o Mister Brasil CNB Teen 2024 - Ricardo Siviero
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O paranaense Eduardo Menezes venceu na noite desta quinta (4) a segunda edição do concurso para adolescentes Mister Brasil CNB Teen 2024. Natural da cidade de Toledo, que fica a 540 km de Curitiba, capital do Paraná, o rapaz de apenas 18 anos é estudante universitário e ex-atleta de vôlei.

"Estou muito feliz! Acreditei no meu potencial, em tudo que o esporte me ensinou e cheguei aqui. Nem acredito que agora sou o Mister Brasil CNB Teen", disse Eduardo, que tem passagens como jogador de vôlei pelos maiores clubes do Brasil e foi convocado três vezes para seletivas da seleção paranaense.

"Agora vejo que todo o esforço valeu a pena. Levar essa faixa para Toledo e para o Paraná foi o meu objetivo desde o começo, e fico muito feliz de poder levar um título de tanta relevância para casa".

O mister, que tem uma irmã mais velha de 25 anos, revela que adora estudar e que atualmente está matriculado em duas universidades diferentes: faz os cursos de Administração pela PUC-PR e de Comércio Exterior pela Unipar. Em seu tempo livre, "gosta muito de estar com a família, com os pets, com os amigos".

Em segundo e terceiro lugares, ficaram respectivamente os representantes do Agreste Pernambucano, Antonio Aniceto, 19, e de Pernambuco, Breno Spindola, 17. Completaram o top 6 os misters Sergipe, Raul Fernandes, Rio Grande do Norte, Lucas Silvestre, e Rio Grande do Sul, Ezequias Gonçalves. Quem passou a faixa foi o sergipano Matteus Lima, 19, vencedor de 2023.

Veja momento da vitória:

Um grupo de 10 garotos, entre 15 e 19 anos, estava na disputa do Mister Brasil CNB Teen 2024, que aconteceu na cidade de Tramandaí, no litoral gaúcho. Transmitido ao vivo pela internet, o evento dos adolescentes antecede a final da competição adulta, o Mister Brasil CNB 2024, que ocorrerá na noite do sábado (6).

A final aconteceu no palco da Sociedade Amigos de Tramandaí (SAT) e teve como apresentadores o Mister Brasil CNB 2023, o nadador olímpico paulista Henrique Martins, e a influenciadora digital de Tramandaí Shana Campos. Foi transmitida pelo YouTube, no canal TV Concurso Nacional de Beleza, e na página da Prefeitura de Tramandaí, no Facebook.

Os concursos 'teen', tanto feminino quanto masculino, possuem moldes similares às versões para adultos, mas com adaptações. Por exemplo, não há tanta exposição de corpo, as provas são voltadas para a faixa etária e as avaliações dão atenção para detalhes comportamentais.

Os postulantes participaram de etapas pré-confinamento, produzindo conteúdos de vídeo e fotos que foram avaliados por um júri técnico. Dentre elas estavam a apresentação de um projeto ou ação social (Beleza Pelo Bem) e uma lista de 5 fatos curiosos sobre eles.

O paranaense Eduardo Menezes, 18, é o Mister Brasil CNB Teen 2024
O paranaense Eduardo Menezes, 18, é o Mister Brasil CNB Teen 2024 - Ricardo Siviero

Os concursos de beleza masculinos ganharam visibilidade nos anos 1990, com o surgimento do Manhunt International (1993) e do Mister/Mister World (1996). Depois vieram o Mister International (2006) e o Mister Global (2014). Já em 2016, essa indústria se movimentou com o surgimento do Mister Supranational. O Concurso Nacional de Beleza elege o Mister Brasil CNB desde 2007 e é responsável por enviar representantes brasileiros a todos esses cinco eventos.

O título de Mister Brasil CNB já foi conquistado por grandes personalidades da mídia e do mundo da moda, como o modelo Lucas Gil (2007), o ex-BBB Jonas Sulzbach (2010) e os ex-atores globais Lucas Malvacini (2011) e Anderson Tomazini (2016). Mais recentemente, ganhou os holofotes Henrique Martins (2023), que após vencer o concurso participou do reality show "A Fazenda 15".

Em janeiro deste ano, a pernambucana Samyrah Mayara, de apenas 18 anos, venceu a coroa de Miss Brasil CNB Teen 2024. Assim, ela se tornou uma porta-voz contra o bullying nas escolas, uma das iniciativas do certame, e começou a se preparar para defender o país no Miss Teen Mundial, que será em julho.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem