Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Afinal, miss e mister podem posar nus? Entenda polêmica e veja caso

Lucas Malvacini, que foi Mister Brasil 2011, lança ensaio em que aparece pelado na internet

O modelo Lucas Malvacini, vencedor do Mister Brasil CNB 2011, em ensaio para o site

O modelo Lucas Malvacini, vencedor do Mister Brasil CNB 2011, em ensaio para o site "Foto de Homem" Eberson Theodoro/Foto de Homem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O modelo e ex-ator global Lucas Malvacini, 33, aguçou os ânimos de seus fãs com o lançamento de um novo trabalho neste mês. Trata-se de um ensaio para o site brasileiro Foto de Homem, que é especializado em nu masculino. Contudo, em um período de sua carreira, o mineiro teve que tomar mais cuidado com a nudez, já que em 2011 venceu o Mister Brasil CNB, que não aceita que seus candidatos tenham fotos em que aparecem sem roupa.

"Na época do Mister, eu não sabia que não podia ter nu. Só depois soube dessa e de outras regras", diz ele, em conversa com a coluna. "Acho até contraditória essa norma. Não faz muito sentido não poder ter foto pelado, mas, no concurso, estar de sunga para uma prova de traje de banho ou de melhor corpo", observa.

Mesmo que cada concurso de beleza tenha regras próprias e específicas, é comum que, tanto nos masculinos quanto nos femininos, seja proibida a participação de candidatos que já tenham posado nus ou que tenham fotos comprometedoras em seu histórico. As restrições têm o objetivo de manter a integridade e o profissionalismo do concurso, além de garantir que os vencedores sejam vistos como modelos de comportamento.

"Acho que vale a pena revisar e adaptar essas e outras regras, de uma forma geral. Tudo é uma questão de adaptação, e de repente seria interessante olhar todo o regulamento para ver se está condizente com o momento social que vivemos hoje", sugere Malvacini.

Segundo o empresário Henrique Fontes, diretor do Mister Brasil CNB, há mais de dez anos, a organização dos concursos tem a responsabilidade de preservar a imagem dos jovens que participam das competições, por isso não aceitam fotos de nudez. "Infelizmente, o nu vem atrelado a questões nem sempre positivas. Nas últimas décadas, os concursos de miss e mister têm fugido cada vez mais dos estigmas de sexualizar as meninas ou os rapazes, e apoiar o nu iria contra isso", explica.

O público que os concursos de beleza querem atingir hoje não é o mesmo público que procura nudez explícita, frisa Fontes. Para ele, não há quantidade suficiente de likes, seguidores e audiências que justifique apostar em nudez.

"A linha entre o artístico e o vulgar é muito tênue. O CNB, por exemplo, não busca fomentar o nu para misses e misters —e nunca buscará. Nós seguimos regras de fora, dos grandes concursos mundiais aos que somos licenciados, mas se pudéssemos mudar essa regra, não o faríamos. Para nós, vai contra o propósito do concurso, de ser uma plataforma social por meio da beleza", destaca.

Os concursos de beleza masculinos ganharam visibilidade nos anos 1990, com o surgimento do Manhunt International (1993) e do Mister Mundo (1996). Depois vieram o Mister International (2006) e o Mister Global (2014). Já em 2016, essa indústria se movimentou com o surgimento do Mister Supranational. O Concurso Nacional de Beleza elege o Mister Brasil CNB desde 2007 e é responsável por enviar representantes brasileiros a todos esses cinco eventos. O atual Mister Brasil, é o catarinense Guilherme Werner.

O ENSAIO DE MALVACINI

Quem retratou o mister foi o fotógrafo catarinense Eberson Theodoro, 37, responsável há três anos pela página Foto de Homem. No espaço, ele publica todas as quintas-feiras novos ensaios sensuais de homens, quase sempre com nudez frontal. Com mais de 160 ensaios com rapazes no catálogo, hoje o site conta, segundo Theodoro, com mais de 2.000 assinantes.

"Fotografar o Lucas foi ótimo. Tínhamos o cenário perfeito, houve entrosamento entre modelo e fotógrafo. Tudo fluiu bem. A nudez é o que temos de mais natural, é o nosso corpo. Transformar isso em arte é o meu trabalho, sem pudores, mas também sem deixar de me preocupar com a qualidade das imagens", afirma.

Intérprete do Anjinho da novela "Amor à Vida" (Globo, 2013-2014) e do bombeiro Rômulo do humorístico Vai Que Cola (Multishow, 2017), Malvacini aceitou o convite para o ensaio considerando seu momento atual de vida. "O principal motivador para eu fazer essas fotos, sem dúvida, é para deixar um registro do momento que vivo. E vou querer fazer de novo quando tiver meus 40 e 50 anos, para registrar essas fases futuras", diz.

"Pesquisei o trabalho do Eberson e vi que ele fotografa seres humanos. Isso foi determinante, pois eu não estava interessado em mostrar meu corpo para comercializar. Recebo muitos convites de sites tipo Only Fans e afins, propondo ensaios com foco na exploração do corpo, e isso não tem a ver comigo", detalha.

Entre participantes de concursos de beleza que também já protagonizaram ensaios envolvendo nudez, estão Vera Fischer (Miss Brasil Universo 1969), Grazi Massafera (Miss Brasil Beleza Internacional 2004), Joseane Oliveira (ex-BBB e Miss Brasil Universo 2002), Priscila Meirelles (Miss Terra 2004) e Catia Pedrosa (Miss Brasil Mundo 1983).

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem