Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

'Dom' entra na 3ª temporada: saiba quem dirige a série após a morte de Breno Silveira

Novos episódios começam a ser gravados no Rio; último trabalho do diretor, 2ª safra estreia em março

O ator Gabriel Leone em cena na 2ª temporada da série 'Dom'
Gabriel Leone como Pedro Dom na 2ª temporada da série 'Dom', produção da Conspiração para a Amazon Prime Video - Reprodução trailer YouTube/Prime Video
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Vítima de infarto fulminante no set de "Dona Vitória", filme com Fernanda Montenegro, Breno Silveira morreu aos 58 anos em maio passado, deixando pronta a 2ª temporada completa de "Dom", série idealizada por ele e protagonizada por Gabriel Leone para a Amazon Prime Video.

O resultado desse trabalho segue inédito até 17 de março, quando os novos episódios chegam à plataforma de streaming no mundo todo.

Concebida para ter três temporadas, a produção da Conspiração enfrentou por algum período o impasse sobre quem poderia dar seguimento à obra de Silveira.

Como a ideia do enredo completo já existia na cabeça do diretor, não foi grande empecilho encontrar o rumo da narrativa nesta terceira e última safra da história livremente inspirada no chamado "bandido gato", alguém que se especializou em assaltar residências de luxo no Rio de Janeiro no início dos anos 2000.

Os novos créditos de direção foram anunciados agora, pelo Prime Video, por ocasião da confirmação das gravações desta 3ª temporada, que terão início neste domingo, 8 de janeiro, no Rio de Janeiro.

A direção agora está a cargo de Adrian Teijido, diretor de fotografia que fazia parte da equipe de Breno Silveira, e Vellas, diretor com extenso currículo na publicidade --origem também de Silveira--, que esteve recentemente na equipe de "Arcanjo Renegado", do GloboPlay.

O ator Gabriel Leone como Pedro Dom
Gabriel Leone em cena como Pedro Dom na série 'Dom', produção da Conspiração para a Amazon Prime Video - Reprodução Youtube/Prime Video

APLAUSO UNIVERSAL E VAIA FAMILIAR

Lançada em 2021, a primeira temporada de "Dom" foi a produção mais assistida no Prime Video no fim de semana de lançamento no Brasil. Tornou-se ainda a série internacional (de língua não inglesa) Original Amazon mais assistida no mundo.

A primeira safra foi aplaudida pela crítica e recebeu diversas indicações de prêmios, vencendo o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022 na categoria Melhor Série de Streaming e faturando o troféu de Melhor Série Brasileira de Ficção, de produção independente no Prêmio ABC, da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, em 2022.

Mas a série também repudiada por parte da família de Pedro Dom, o rapaz que inspira o personagem vivido por Leone. A mãe, Nídia Almeida, e uma das irmãs dele, Erika Grandinetti, foram veementemente contra a produção, uma iniciativa do pai do rapaz, Luiz Victor Lomba, com anuência da outra irmã de Pedro Dom, Verônica. Nídia e Érika repudiaram ainda as muitas adaptações que a história real ganhou na tela, especialmente o fato de o pai ser mostrado como grande herói.

Na ocasião, Breno Silveira distribuiu uma carta a toda a equipe da série, lamentando a cisão familiar e a dor ainda latente deixada pela trajetória real de um clã rompido, ferida também exposta no enredo dramatizado na tela.

A série é livremente baseada no livro homônimo de Tony Bellotto, parceiro de Silveira nas várias etapas que a história atravessou até ser publicada e ganhar as telas. O próprio Bellotto afirma ter escrito uma ficção, ainda que o texto tenha os relatos de Lomba, pai de Dom, como ponto de partida. E defende que a história de um dependente químico como a de Pedro Dom sempre pode ajudar vítimas da doença e suas famílias.

Para todos os efeitos, "Dom" é mesmo apresentada como uma série inspirada em fatos reais, sem compromisso com a realidade.

Nos novos episódios, Dom se torna o criminoso mais procurado do Rio de Janeiro. A polícia fecha o cerco e, acuado, ele tenta fugir, mas acaba preso. Com a criminalidade a cercá-lo por todos os lados, só lhe resta uma opção: se passar por outra pessoa para sobreviver.

De alguma forma, Dom repete a sina do pai, policial que se viu em guerra com o lado podre da polícia e, assim como seu filho, precisou fugir. Isolado em uma missão na Amazônia, ele também assumiu uma nova identidade para conseguir se infiltrar entre os locais.

Passado e presente, assim como na primeira temporada, são narrados em alternância, sem ordem cronológica. O elenco da 2ª temporada traz, além de Leone, os atores Flávio Tolezani, Raquel Villar e Isabella Santoni, entre outros nomes.

Confira abaixo o trailer da 2ª temporada:

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem