Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu drogas

'Dom' ganha data de estreia da 2ª temporada e confirmação da 3ª: confira trailer

Série protagonizada por Gabriel Leone no Prime Video voltará ao ar quase um ano após a morte de seu diretor, Breno Silveira

O ator Gabriel Leone em cena na série 'Dom', filmada no Rio
Gabriel Leone como Pedro Dom na 2ª temporada de Pedro Dom, do Amazon Prime Video - Suzanna Tierie/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em painel durante a CCXP22, no fim deste domingo, 4, Gabriel Leone fez breve suspense para anunciar a data de estreia da 2ª temporada de "Dom", série protagonizada por ele no Amazon Prime Video, que se tornou a produção de língua não inglesa mais vista da plataforma no mundo.

A nova safra foi totalmente gravada e quase toda editada sob o comando de Breno Silveira, diretor que morreu em 14 de maio deste ano, quando vinha começando a filmar "Dona Vitória", longa-metragem estrelado por Fernanda Montenegro.

Um dos últimos trabalhos de Breno Silveira, "Dom" voltará ao ar no dia 17 de março, dez meses depois da morte do diretor.

O título era uma criação de Silveira, baseada no livro homônimo de Tony Bellotto, que por sua vez se baseou nos relatos do pai do personagem real que inspira a história. O projeto, amadurecido por Silveira e Bellotto ao longo de anos, era praticamente uma parceria dos dois. Ambos tiveram como fonte narradora da história original o pai de Pedro Dom, Luiz Victor Lomba.

Mas o livro se permite ficcionar o enredo do rapaz lourinho dependente de cocaína que ficou famoso por assaltar residências de luxo no Rio de Janeiro, no início dos anos 2000, como o escritor acertou com o pai de Dom. E Silveira ficcionou ainda mais a história matriz na adaptação para a tela.

A mãe verdadeira de Pedro Dom, Nídia Almeida, não gostou, e disse depois que nunca quis ver a história do filho projetada na TV ou no cinema, como rezava o projeto original de Silveira, sendo apoiada por uma das filhas, Erika Grandinetti.

A outra irmã de Dom, Verônica, não só estava a par dos relatos do pai, que morreu em 2018, como teria sido incumbida de repassar ao filho de Pedro Dom, também já morto, os dividendos pelo livro e pela série.

A série foi alvo de controvérsias assim que entrou no ar, o que levou Breno Silveira a distribuir um texto para elenco e equipe lamentando a cisão da família, um dos efeitos causados em qualquer núcleo em que alguém enfrenta a dependência química.

No painel da CCXP, nenhum dos atores tocou nessa celeuma.

Leone e Flávio Tolezani, que vive seu pai na história, enfatizaram a utilidade que a série trouxe a quem se vê diante de um drama parecido na vida real, inspirando e apoiando quem enfrenta doenças causadas pelo uso de drogas, da saúde mental ao desmantelamento familiar.

Bellotto também defendeu em entrevista a mim, por ocasião da contrariedade exposta pela mãe, que a história de Dom poderia ajudar muita gente que se vê enredada por dramas parecidos, enfatizando que se compadece da dor de Nídia e Érika.

Apesar do conflito fora da tela e da morte de seu principal mentor, "Dom" mantém a proposta de seguir até a 3ª temporada, como confirmou Tolezani durante o painel. Ainda não foi anunciado quem estará à frente dessa 3ª e provavelmente última safra. A série tem produção da Conspiração Filmes.

O Prime Video liberou também neste domingo, logo após o painel. Confira abaixo:

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem