Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Caso Flordelis: série mais vista hoje no GloboPlay ganha episódio extra

Feita antes do julgamento, produção vai contar o desfecho do crime

NIREROI , RJ , 07-11-2022 , BRASIL , A ex-deputada Flordelis dos Santos de Souza no julgamento em que foi acusada de ser mandante da morte do marido, o pastor Anderson do Carmo - Brunno Dantas/TJRJ
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O desenrolar do julgamento e a condenação de Flordelis renderam um episódio extra para "Flordelis: Questiona ou Adora", docussérie do Globoplay. O novo episódio está previsto para chegar à plataforma em 8 de dezembro e traz entrevistas e o desfecho do julgamento que condenou a ex-deputada federal a 50 anos de prisão pelo homicídio do marido Anderson do Carmo.

Lançada no calor que antecedeu o início do julgamento, a série foi a mais consumida do serviço de streaming do grupo Globo até 21 de novembro.

Escrita e dirigida por Mariana Jaspe, "Flordelis" é uma coprodução de Gustavo Mello, da Boutique Filmes, com o Globoplay. Toda a investigação para a obra foi realizada em parceria com o Jornal O Globo, representado pelos jornalistas Carolina Heringer, repórter da editoria Rio, e Thiago Prado, editor de política do jornal.

O JULGAMENTO

Após sete dias de julgamento, o Tribunal do Júri da Comarca de Niterói (RJ) condenou a ex-deputada federal Flordelis dos Santos de Souza a 50 anos e 28 dias de reclusão, em regime fechado, por ser mandante do homicídio qualificado —motivo torpe, emprego de meio cruel e de recurso que impossibilitou a defesa da vítima— do pastor Anderson do Carmo.

Ela também foi considerada culpada pela tentativa de homicídio com uso de veneno, falsificação de documento e associação criminosa armada.

Sua filha, Simone Rodrigues, foi condenada a 31 anos, 4 meses e 20 dias de reclusão, em regime fechado, por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio e associação criminosa armada.

SPOILER

A alta comoção em torno dessa história transformada em série, enredo que seria considerado inverossímil até para um melodrama mexicano, só endossa o que sempre disse o dramaturgo Manoel Carlos sobre spoiler de novela, algo cujo efeito a maioria dos profissionais do gênero considera nula.

E por quê? Porque em novela, ninguém deixa de ver um capítulo final por saber com antecedência o que vai se passar na história. Ao contrário, as pessoas até são instigadas a conferir como aquilo vai se desenvolver, como ocorre agora com o caso Flordelis.

"Mesmo sabendo O QUE vai acontecer, o público quer ver COMO aquilo vai acontecer, então, ninguém deixa de assistir a um último capítulo por conhecer o final antes", dizia Maneco, quando escrevia seus folhetins, invariavelmente protagonizado por alguma mulher de nome Helena.

Tem razão. Já se sabe como termina o julgamento da ex-deputada, mas a curiosidade da plateia é aguçada a ver como esse final será lá contado.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem