Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Morre Breno Silveira, 58, diretor de 'Dois Filhos de Francisco'

Cineasta sofreu um infarto no miocárdio, no set de novo filme de Fernanda Montenegro

O cineasta Breno Silveira
O cineasta Breno Silveira - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Morreu na manhã deste sábado (14), em Vicência, zona da mata norte de Pernambuco, o cineasta Breno Silveira, aos 58 anos. Diretor da produtora Conspiração, ele ganhou fama pelo filme "Dois Filhos de Francisco" (2005), seu primeiro longa-metragem, sobre a trajetória da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, uma narrativa pelo olhar do pai deles, Francisco.

Segundo informações da produtora Conspiração, da qual Silveira era sócio, o diretor sofreu um infarto agudo no miocárdio durante o primeiro dia de filmagens do filme "Dona Vitória", estrelado por Fernanda Montenegro.

O cineasta Breno Silveira e a atriz Fernanda Montenegro
O cineasta Breno Silveira e a atriz Fernanda Montenegro na pré-produção do filme 'Dona Vitória' - Caio Mitidieri/ Conspiração Filmes

O cineasta chegou a ser socorrido, mas a parada cardíaca foi irreversível. A equipe do filme foi a Vivência para rodar as cenas da infância da protagonista.

Silveira dirigiu ainda "Era uma vez" e "Gonzaga: de Pai pra Filho", com Júlio Andrade. Recentemente, comandou "Dom", série brasileira de maior sucesso mundial da Amazon Prime Video, cuja 2ª temporada havia acabado de filmar, com Gabriel Leone e Flávio Tolezani.

Breno Silveira se formou na École Louis Lumière, de Paris. Foi diretor de fotografia do filme "Carlota Joaquina" (1995), de Carla Camurati, e de "Eu, Tu, Eles" (2000), de Andrucha Waddington, que lhe valeu prêmio de melhor fotografia no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Assinou a direção de "Entre Irmãs", com Marjorie Estiano e Nanda Costa, e de "Um Contra Todos", indicada ao Emmy Internacional, com quatro temporadas, feita para a FOX, com Júlio Andrade.

Cineasta interessado em contar histórias de dramas familiares, Silveira era obcecado pelo olhar que rege relações entre pais e filhos, premissa que honrou em "Dois Filhos de Francisco", "Gonzaga" e "Dom". Esta última foi série que sofreu contestações de uma das irmãs e da mãe do personagem real, um jovem branco e bonito de classe média de Copacabana que se tornou assaltante de residências de luxo no Rio de Janeiro no início dos anos 2000.

Costumava dizer que era "o malvado favorito" de sua equipe de produção, pois tinha o hábito de filmar o roteiro todo em ordem cronológica, obedecendo ao roteiro no papel, o que obrigava a todos um vaivém de locações. Normalmente, a logística de uma produção pede que todas as cenas referentes a um mesmo cenário sejam gravadas de uma vez só, não importando se são de capítulos ou trechos distintos no script.

Silveira havia acabado de filmar a 2ª temporada de "Dom", mas ainda não havia finalizado os novos episódios na pós-produção. A Amazon Prime Video ainda não se manifestou sobre previsão de data, mas a estreia será ainda neste ano.

O cineasta deixa duas filhas, Olívia e Valentina, e a esposa, Paula Fiuza.

O velório será a partir das 17h deste domingo (15), no Museu de Arte Moderna (MAM) no Rio de Janeiro. Não serão informados detalhes sobre o enterro em respeito à privacidade de amigos e familiares.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem