Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Novela do GloboPlay revisita Lampião e Maria Bonita, com aval de especialista em cangaço

Consultor de 'Guerreiros do Sol', Frederico Pernambuco leu os 45 capítulos do novo enredo de George Moura e Sérgio Goldenberg

Sérgio Goldenberg, Frederico Pernambucano de Mello e George Moura
Os roteiristas Sergio Goldenberg e George Moura abraçam o escritor Frederico Pernambucano de Mello, especialista em cangaço, consultor da novela 'Guerreiros do Sol', do GloboPlay, que revisita historias de casais como Lampião e Maria Bonita - Acervo pessoal
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Tratado como autoridade máxima em cangaço no Brasil, o pesquisador Frederico Pernambucano de Mello já leu os 45 capítulos de "Guerreiros do Sol", nova novela do GloboPlay para 2023, e deu sua bênção ao enredo. Mello funciona como um consultor do trabalho, nova obra de George Moura e Sérgio Goldenberg, a dupla que assinou grandes sucessos na Globo, como "Onde Nascem os Fortes", "Amores Roubados", "O Canto da Sereia" e "Onde Está o Meu Coração", que chegará à TV aberta dentro de um mês.

A novela --que também poderia ser tratada como série-- é livremente inspirada na vida de casais de cangaceiros como Lampião e Maria Bonita, Corisco e Dadá e muitos outros. O texto acaba de ser entregue para logo entrar em produção. Embora o título seja o mesmo de um livro lançado por Mello, a produção não é uma adaptação da obra do pernambucano.

A direção ficará a cargo de Rogério Gomes, o Papinha, que assinou a direção artística de "Pantanal" e deixou a novela no meio, após se desentender com o chefe, Ricardo Waddington, diretor dos Estúdios Globo. Em sinal de que a paz voltou a se estabelecer entre os dois, Papinha já esteve presente no Domingão com Huck que celebrou os Melhores do Ano, e subiu ao palco com o autor Bruno Luperi e boa parte do elenco para festejar a premiação de "Pantanal" como novela do ano.

Agora, Papinha volta à Globo sob novo modelo de contrato, acertado apenas pela obra que o traz de volta, no caso, "Guerreiros do Sol". O título entra em fase de pré-produção ainda em janeiro e as gravações estão previstas para terem início em maio, em diferentes locações do sertão nordestino.

Criada e escrita por Moura e Goldenberg, "Guerreiros do Sol" tem como colaboradores: Cláudia Tajes, Mariana Mesquita, Dione Carlos, Ana Flávia Marques e Marcos Barbosa.

O serviço de streaming da Globo tem ainda uma outra sinopse pronta de Goldenberg e Moura, batizada como "Paraíso Perdido", que revisita em uma narrativa contemporânea personagens de quatro peças de Nelson Rodrigues: "A Mulher Sem Pecado", "Bonitinha mas Ordinária", "Os Sete Gatinhos" e "Toda Nudez Será Castigada", atualizando termos que ficaram para trás, mas preservando as mazelas humanas do universo rodriguiano.

"Paraíso Perdido" ainda não tem previsão de produção.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem