Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu jornalismo mídia

Clássicos da MPB pela democracia seguem atuais após 50 anos, mostra série

Jornal Hoje resgata discos de Gilberto Gil, Paulinho da Viola e Milton Nascimento e aponta atualidade das letras e da estética

Chico Regueira e Gilberto Gil
O repórter Chico Regueira entrevista Gilberto Gil em série doJornal Hoje sobre músicas contra a ditadura - Raphael Nascimento/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Contar uma parte da história do Brasil e da MPB por meio de três grandes álbuns produzidos há 50 anos e ainda muito atuais, tanto pelo discurso das letras, como pela estética sonora: essa é a proposta do repórter Chico Regueira em uma nova série que acaba de estrear no jornal Hoje.

Entre dezenas de cantores e compositores ouvidos pelo repórter, vale destacar o seu encontro com Gilberto Gil para falar de "Expresso 2222", Paulinho da Viola, que traz à tona "Dança da Solidão", e Milton Nascimento e Lô Borges sobre o icônico "Clube da Esquina".

As conversas relatam as histórias das canções e o contexto em que elas foram criadas. Liberdade de expressão, censura, combate ao racismo e resistência democrática são alguns dos temas das reportagens, que ainda revelam imagens raras garimpadas no acervo da TV Globo, como o festival produzido por Milton Nascimento em Três Pontas (MG) e o retorno de Gil a Londres pós-exílio.

"'Expresso 2222' reúne vários dos aspectos, digamos assim, mais fortes do meu trabalho musical, poético musical, do meu engajamento existencial nos modos novos propostos pela vida, pela juventude mundial, a coisa hippie e esse disco é muito essa coisa, né? A grande herança do (Luiz) Gonzaga, mas tem também a herança da Bossa Nova, das mais reflexivas, mais filosóficas", explica Gil, sobre o episódio, que já foi ao ar nesta quarta, 28, e está disponível na edição do jornal Hoje do GloboPlay.

O segundo e o terceiro episódio estão previstos para irem ao ar nesta quinta, 29, e sexta, 30.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem