Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Equipe de Bial produz especial por 50 anos de Chitãozinho & Xororó

Edição faz parte das definições anunciadas pela Globo para 2022

Chitãozinho e Xororó
Chitãozinho e Xororó no palco - @ChX Oficial no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Além de uma série ficcional no GloboPlay, baseada na trajetória da dupla, e de um documentário também a caminho do streaming, as celebrações pelos 50 anos de Chitãozinho & Xororó incluem um especial agendado para ir ao ar na Globo. A edição está programada para ir ao ar no dia 1º de junho, logo após "Pantanal", e vem sendo produzida pela equipe do Conversa com Bial, que assina ótimos documentários no streaming do Grupo Globo.

Essa foi uma das novidades anunciadas pela emissora no pacote da programação deste ano que levou Boninho a interagir fisicamente com os finalistas do BBB 22, nesta quinta-feira (21).

O GloboPlay contará a história da dupla que trouxe a música sertaneja para o cenário urbano por meio da série "José e Durval", nomes de batismo dos dois, produzida pela O2 Filmes. A produção também será lançada este ano, tendo os irmãos Rodrigo e Felipe Simas vivem os protagonistas, enquanto Andréia Horta e Marco Ricca interpretam os pais da dupla.

AMIGOS

Por falar em Chitãozinho & Xororó, os titulares da marca Amigos se apresentam neste sábado (23) e domingo (24) no Allianz Parque, em São Paulo. A dupla, ao lado de Zezé Di Camargo & Luciano e Leonardo, dá seguimento a uma agenda de reencontros com os artistas que protagonizavam um programa semanal na Globo nos anos 1990, além de especiais de fim de ano daquele tempo.

A turnê havia sido interrompida pela pandemia. Os ingressos para o show do sábado já se esgotaram, mas a apresentação de domingo ainda tem bilhetes disponíveis.

DO 'FIO' A 'EVIDÊNCIAS'

O foco de Chitãozinho & Xororó para este ano, no entanto, é a turnê comemorativa do cinquentenário da dupla, que merecerá apresentações em todo país e algumas nos Estados Unidos, incluindo um show no Radio City Music Hall, em Nova York, marcado para 3 de setembro.

Em entrevista sobre as celebrações da efeméride, Xororó reafirmou que a música mais importante da carreira com o irmão mais velho é "Fio de Cabelo", música de 1982 que virou hit em 83. "Sem 'Fio de Cabelo', não haveria 'Evidências'", justificou, sobre a canção composta por José Augusto e José Augusto e Paulo Sérgio Valle em 1989, gravada originalmente pelos dois e eternizada pelas gerações a seguir, tendo sido regravada por dezenas de outros artistas.

Foi com "Fio de Cabelo" que as grandes casas de espetáculo da capital paulista, como Palace e Olympia (que já não existem mais), abriram-se para o sertanejo, e que as emissoras de rádio passaram a tocar o gênero à luz do dia, algo que antes era confinado à madrugada. A onda foi, em boa parte, puxada pelo radialista Zé Béttio, um hit do rádio até os anos 1990, cujo filho, Homero Béttio, foi empresário da dupla por mais de uma década.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem