Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Andréia Horta revela que 'bateu' em Chitãozinho e Xororó

Intérprete da mãe da dupla em série do GloboPlay, atriz confirma aos dois que honrou cenas da infância

Chitãozinho e Xororó com Andréia Horta
Chitãozinho e Xororó com Andréia Horta, que interpreta a mãe da dupla na série 'As Aventuras de José e Durval', produção da O2 Filmes para o GloboPlay - @O2 Filmes no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Série em oito episódios que conta a história de Chitãozinho e Xororó, "As Aventuras de José e Durval",, respectivos nomes de batismo dos irmãos paranaenses, não passou, segundo a dupla, pelo crivo dos dois. "A gente não viu nada ainda", garantiu Chitão, o José, em entrevista que anunciou um pacote de comemorações pelos 50 anos do par que rompeu barreiras urbanas da música sertaneja.

Rodrigo e Felipe Simas como Chitãozinho e Xororó
Rodrigo e Felipe Simas em cena como Chitãozinho & Xororó para a série 'As Aventuras de José e Durval', produção da O2 Filmes para o GloboPlay - @O2 Filmes no Instagram

O encontro com jornalistas aconteceu na sede da O2 Filmes, produtora que assina a série, destinada ao GloboPlay e ainda sem estreia definida. Andréia Horta, que interpreta dona Aracy, a mãe dos dois, abriu a conversa e acabou dando informações que nem eles tinham.

"Você bate na gente?", perguntou-lhe Chitão. "Bato", confirmou a atriz. "Ah, então é isso mesmo", reagiu o primogênito, indicando que a ficção será permeada por fatos reais relatados pelos dois em longas sessões de entrevistas à equipe da produção.

Chitãozinho e Xororó encontram atores que vão interpretá-los na série 'As Aventuras de José & Durval': Pedro Lucas, Pedro Tirolli, Felipe e Rodrigo Simas - Aline Arruda

SURPREENDIDOS PELO ELENCO

De acordo com os irmãos, o roteiro não foi submetido a eles e o elenco foi, para eles, uma grata surpresa. Os também irmãos Rodrigo e Felipe Simas vivem José e Durval quando crescidos. Marco Ricca interpreta Mário, o pai, e o cast conta ainda com Pedro Tirolli e Pedro Lucas, entre outros nomes.

As gravações, já encerradas, ocorreram no interior de São Paulo, que passou pelas cidades de Amparo, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse, São Bento do Sapucaí e Campinas, no bairro Carlos Gomes. A produção é de Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlinck, com direção-geral de Hugo Prata e direção de Prata e Kitty Bertazzi.

A vontade da dupla em levar sua trajetória às telas é antiga e chegou até a ser cogitada como filme, mas acabou ganhando o formato de série, o que agradou mais, segundo Chitão. Andréia quis saber se os dois, em geral tão reservados quanto à vida pessoal, não têm receio de expor suas intimidades por meio da produção.

Xororó explicou que há muito tempo os dois recebem propostas para consumar essa ideia, mas nunca houve, com outros proponentes, a confiança que os dois depositam nas mãos do diretor Hugo Prata, conhecido da família de outras produções, e da O2 Filmes, produtora que Xororó considera "a melhor do país" e que também já os acompanhou em outras realizações.

Foi da empresa de Fernando Meirelles e Andréa Barata Ribeiro que saiu, por exemplo, o registro do DVD gravado na Sala São Paulo, com convidados, sob a regência do maestro João Carlos Martins, na celebração pelos 40 anos da dupla.

Sobre a nova série, Xororó disse ter visto só uma ceninha, "até agora". "E tô louco pra ver mais", completou.

DOCUMENTÁRIO

A O2 também está por trás da produção de um documentário que celebrará o cinquentenário da dupla, ainda sem muitos detalhes anunciados na ocasião. Estão previstas imagens de arquivo e entrevistas com eles e outros profissionais que acompanharam sua trajetória, mas também devem ser captadas cenas de bastidores da turnê de shows especialmente criada para a efeméride.

"Por Todos os Tempos", nome do espetáculo, tem estreia marcada para este sábado (16), em Campinas (SP), onde os dois moram há quatro décadas, e terá direito a um pulo em Nova York em setembro.

As comemorações preveem ainda um gibi e um musical, ambos em fase de criação.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem