Estreia de Faustão na Band leva Record ao 4º lugar em SP
Apresentador aumentou em 850% a média de audiência do horário
Dados consolidados do levantamento feito pela Kantar Ibope confirmaram as posições do ranking de TV resultado de números preliminares sobre a estreia de Fausto Silva na Bandeirantes nesta segunda-feira (17), na Grande São Paulo, principal mercado de publicidade do país.
Com 8,3 pontos de média, a estreia do programa alcançou ao menos 1.707.766 telespectadores na região, segundo o instituto, levando a Band à vice-liderança. Em relação ao saldo do horário (20h30 às 22h40) em 2021, quando ainda exibia o Show da Fé, de RR Soares, Faustão elevou em 850% o patamar da emissora.
A Band perdeu apenas para a Globo, uma condição que foi superada pela última vez em janeiro de 2010, com uma edição do Jornal da Band que alcançou 9,5 pontos de média. E abocanhou 12,3% de share (participação entre as TVs ligadas) também na Grande São Paulo.
O placar desta segunda (17) fragilizou ainda mais a audiência do Jornal Nacional, que tem tido sua pior performance em 30 anos (ou desde 1991, quando o Ibope passou a mensurar a audiência de TV pelos mesmos critérios atuais). E tomou uma fatia mais gorda da Record, que exibia a edição "A Bíblia", feita de retalhos de tramas religiosas anteriores.
Desta forma, a Record foi parar no 4º lugar, com 7,1 pontos. Fazia mais de um ano que a emissora de Edir Macedo não era vencida pela TV de Silvio Santos na região.
Convém notar o que já sublinhamos no primeiro texto desta coluna sobre os dados preliminares da estreia de Faustão: o SBT não foi abalado pelo novo fator. A novela infantil "Carinha de Anjo", também uma reprise, como é o caso da Record, mas sem reedição que a diferencie do folhetim exibido em 2016, permaneceu no 3º lugar, com 7,6 pontos de média.
"Carinha de Anjo" tem texto final de Leonor Corrêa, atual diretora de quadros do Faustão na Band, e irmã do apresentador.
Durante a exibição do Faustão na Band, no ar das 20h30 às 22h40, a Cultura ficou em 5º lugar, com Jornal da Cultura e parte do Roda Viva com Erick Jacquin, marcando 0,6 ponto na média, e a RedeTV! amargou a 6ª posição, com 0,3 ponto de saldo.
O programa também enfrentou a maioria do capítulo da novela das nove da Globo, "Um Lugar ao Sol", que no horário ficou na casa dos 23 pontos. Faustão chegou a ter 9,9 pontos de pico, mas foi perdendo decimais conforme se aproximava a estreia do BBB, marcada para 22h30.
Sucesso também no meio digital, a transmissão oficial do #FaustãonaBand gerou 1.2 milhão de visualizações durante a estreia (Youtube, Facebook, Instagram, Twitter), com engajamento de 7,5%.
No Band.com.br, a transmissão ao vivo atraiu mais de 50 mil usuários e conquistou uma audiência jovem, concentrando a maior participação entre 18 a 35 anos.
A hashtag oficial #FaustaoNaBand ficou em primeiro lugar no Trending Topics no Twitter por 1 hora, sendo mencionada 46 mil vezes e gerando 490 milhões de impactos espontâneos.
A participação de Zeca Pagodinho, Alexandre Pires e Seu Jorge surpreendeu a audiência e foi citada mais de 15 mil vezes no Twitter. O pico de engajamento aconteceu quando Faustão cantou com Zeca Pagodinho.
Comentários
Ver todos os comentários