Zapping - Cristina Padiglione

'O Zoológico' chega à 5ª temporada no Animal Planet

Novos episódios mostram partos, cirurgias e cuidados a animais com Covid

Felino no Zoológico de Bronx
Felino no Zoológico do Bronx, na 5ª temporada de 'O Zoológico' - Aaron Lehman/Animal Planet
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

O Zoológico do Bronx, localizado em Nova York, nos Estados Unidos, passou meses fechado ao público devido às restrições da pandemia de Covid-19. Mas nos bastidores, o trabalho nunca parou — durante a quarentena, os mais de 530 funcionários seguiram cuidando dos 6 mil animais abrigados no parque.

Os bastidores desse período serão exibidos na 5ª temporada de "O Zoológico" ("The Zoo"), que chega ao canal pago Animal Planet e ao ​serviço de streaming da Discovery, o Discovery+, em 29 de janeiro, às 18h10.

Os novos episódios trazem cenas exclusivas das dependências do maior zoológico urbano dos EUA durante a pandemia, com imagens de bastidores do nascimento de animais e diagnóstico de infecção por coronavírus, entre outras curiosidades.

O primeiro episódio mostra uma cirurgia ortopédica realizada em uma filhote de bisão que nasceu com deformidade na pata. Ainda na estreia, o zoológico registra a confirmação do primeiro caso de Covid-19 em animais no país: Nadia, uma tigresa malaia, foi diagnosticada com o vírus. Depois dela, outros quatro tigres e três leões também contraíram o novo coronavírus.

A maioria deles desenvolveu tosse e a hipótese principal é de que funcionários assintomáticos tenham transmitido a doença — o que prova que grandes felinos são vulneráveis ao contágio.

Além dos cuidados diários aos animais, os profissionais do zoológico se dedicam a pesquisas e à reprodução em cativeiro das espécies. A rotina é mostrada de perto pela série em episódios de cerca de uma hora cada, que registram o trabalho dos profissionais durante a suspensão da visitação em decorrência da pandemia e da descoberta do contágio em animais.

Com mais de 100 hectares, a área abriga aves, répteis, mamíferos, peixes e anfíbios das mais variadas e exóticas espécies, ultrapassando 6 mil animais, ao todo. No parque, eles vivem em recintos que reproduzem seus habitats de origem.

Para manter os biomas funcionando nas condições ideais, o zoológico conta com uma equipe formada por mais de 530 funcionários, entre veterinários e tratadores.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem