Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Faustão rende virada histórica à Band, que toma vice-liderança da Record

Estreia do programa também roubou audiência da Globo e bagunçou ranking da TV

Anne Lottermann e Fausto Silva
Anne Lottermann e Fausto Silva no Faustão na Band - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A estreia de Faustão na Band fez jus a todo o barulho gerado em torno de sua volta para a Band, após 33 anos na Globo.

Segundo dados preliminares de audiência em tempo real, Faustão na Band começou roubando audiência do Jornal Nacional e da novela "A Bíblia", um compilado de folhetins bíblicos da Record, que perdeu a vice-liderança para a Bandeirantes e pode até ficar em 4º lugar nos dados consolidados a serem informados nesta terça-feira (18) pela Kantar Ibope em São Paulo.

O mais interessante na dança de números é que o SBT, que até então vinha amargando o 3º lugar, não perdeu posição nesse ranking, ao menos segundo os dados preliminares de São Paulo, habitualmente informados em tempo real e com precisão pelo jornalista Rick Souza, do site TV Pop, no Twitter.

Ou seja, a Record deixou de emplacar média de 8 pontos no horário, ficando até abaixo de 7 em vários momentos, mas o SBT se manteve acima dos 7. Fiel à novela infantil "Carinha de Anjo", a audiência da TV de Silvio Santos permaneceu com a medalha de bronze, jogando então a Record para a 4ª posição.

A título de curiosidade: de 2016, a trama do SBT agora em reprise tem texto final de Leonor Corrêa, atual diretora de quadros do "Faustão na Band" e irmã do apresentador.

QUEM SABE FAZ AO VIVO

Com Zeca Pagodinho em cena e uma generosa demonstração do novo show de Seu Jorge com Alexandre Pires, "Faustão na Band" chegou a superar 9 pontos de pico na medição minuto a minuto em São Paulo, em um horário que até duas semanas atrás rendia traço (abaixo de 1 ponto) para a Band. Àquela altura, a faixa era locada pelo pastor RR Soares para o "Show da Fé".

Além de repertório próprio, Seu Jorge e Pires movimentaram a plateia presencial e o Twitter com músicas de Jorge Benjor e Tim Maia, em interpretações animadas pelo Balé do Faustão, um clássico da TV.

O apresentador também teve a chance de retomar o lema do "quem sabe faz ao vivo" --mesmo com programa gravado--, ao mostrar números musicais que evidentemente dispensaram playback.

Tanto Seu Jorge e Pires como Pagodinho puderam comparecer com seus músicos e uma banda completa, vantagem da qual o apresentador foi privado nas últimas edições da Globo, em função da pandemia.

Com acervo mais antigo à sua disposição, Fausto rememorou seu encontro com Zeca Pagodinho nos idos do "Perdidos da Noite", imagens que nem o Canal Viva poderia contemplar ao longo da temporada do apresentador no Grupo Globo.

Em termos técnicos, da iluminação ao áudio, o novo auditório em nada ficou a dever para a estrutura da Globo, sempre apontada por profissionais como a melhor da TV brasileira.

E embora Faustão tenha anunciado que teria Camila Queiroz e Klébber Toledo na estreia, eles gravaram só nesta segunda (17) a edição da próxima segunda (24). Já Antonio Fagundes e Alexandra Martins, também tratados pelo apresentador como convidados da 1ª edição, estarão no ar em outro dia.

Cada ponto em São Paulo, principal mercado publicitário do país, corresponde a 205.755 pessoas na região.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem