Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu Dia da Consciência Negra

Dia Nacional da Consciência Negra tem programação especial na televisão

TV Cultura e GloboNews exibem documentário, e Globo tem filmes sobre o tema

Pantera Negra
Chadwick Boseman vive príncipe T’Challa no longa 'Pantera Negra' - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

Em 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra, marcado pelo combate ao racismo e pela celebração da cultura afro-brasileira.

Desde o início do mês, diversos canais têm apresentado programação especial, com documentários sobre raça, produções feitas por pessoas pretas e maior destaque aos artistas negros. Confira a programação do final de semana:

Em sua chegada ao "Fantástico", no domingo, 21, Maju Coutinho reúne mulheres inspiradoras em uma roda de samba. Alcione, Maria Rita, Mart`nália, Teresa Cristina e Tia Surica são convidadas da apresentadora para celebrar o poder da mulher na cultura brasileira. "A potência feminina foi convidada para abençoar a minha estreia", diz Maju.

Também no domingo, estreia na TV Cultura a série "Libertárixs", que fala em 13 episódios sobre o legado e a potência da população negra brasileira. Por meio de um diálogo entre o Brasil do século 21 e o país dos tempos escravistas, são apresentadas as trajetórias de diferentes personagens, tanto históricos quanto contemporâneos. A atração vai ao ar às 22h.

Documentário Libertárixs estreia na TV Cultura
Documentário Libertárixs estreia na TV Cultura - Divulgação

A GloboNews apresenta o documentário "Brasil: DNA África", produção feita em parceria com a Globo Filmes. O filme será exibido no domingo, 21, a partir das 23h, na faixa especial de documentários do canal.

A obra narra o processo de resgate da origem de cinco cidadãos comuns, que se submetem a um teste de DNA e encontram suas origens na África. Após a descoberta, eles embarcam para os respectivos países africanos, de onde seus antepassados foram trazidos como escravos para o Brasil.

Para assistir do sofá

De sábado a segunda-feira, a Globo exibe uma seleção especial de filmes protagonizados por atores negros.

No sábado, 20, Dia Nacional da Consciência Negra, o "Sessão de Sábado" apresenta a comédia musical estrelada por Whoopi Goldberg, "Mudança de Hábito 2 - Mais Loucuras no Convento".

Já no "Supercine", o momento é de reflexão com "Doutor Gama", lançado nos cinemas em agosto e inédito na TV aberta. O longa de Jeferson De, coproduzido pela Globo Filmes, é baseado na biografia de Luiz Gama, advogado negro abolucionista que ajudou a libertar mais de 500 pessoas da escravidão.

Domingo, 21, o sucesso da Marvel protagonizado por Chadwick Boseman, morto no ano passado, "Pantera Negra" será exibido na "Temperatura Máxima". E o "Domingo Maior" tem "Caçada ao Presidente", estrelado por Samuel L. Jackson e Onni Tommila.

Na sequência, o 'Cinemaço' traz um longa de ação com Denzel Washington e John Travolta nos papéis principais: "O Sequestro do Metrô 1 2 3".

Já na segunda, dia 22, o "Tela Quente" exibe a produção inglesa dirigida por Steve McQueen , "Educação", também inédito na TV aberta. Lançado em 2020, o drama fala sobre uma escola cuja política de segregação impede crianças negras de receberem educação de forma igualitária.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem