Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Sasha tinha 180 pares de sapatinhos antes de nascer

Leia entrevista dada por Xuxa à Folha em 1998, meses antes da chegada de sua filha

Xuxa Meneghel com Sasha Meneghel Szafir, durante a primeira festa de aniversário de sua filha - Ana Carolina Fernandes/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paulo Sampaio
Rio de Janeiro

A produção "Xuxa, o Documentário", disponível no Globoplay desde quinta (13), aborda diferentes aspectos da vida e da carreira da artista, que completou 60 anos em março —da relação, ora péssima, com Marlene Mattos à polêmica por protagonizar uma cena sensual com um garoto de 12 anos.

Há pouco mais de 25 anos, porém, seus fãs aguardavam com ansiedade o nascimento de sua primeira (e única) filha, Sasha. À época, a artista, ainda próxima de Marlene Mattos, então sua empresária, falou à Folha sobre o tema. A brincadeira das duas era que Marlene, eventualmente, também seria empresária de Sasha.

A matéria, além disso, versava sobre o que esperaria a herdeira de Xuxa em sua chegada —180 pares de sapatos e um quarto de 80 m², por exemplo.

Além de conversar com o repórter Paulo Sampaio, Xuxa respondeu a perguntas enviadas por seis então colunistas da Folha —Joyce Pascowitch, Barbara Gancia, José Simão, André Fischer, Gilberto Dimestein e Gerald Thomas.

Releia abaixo o texto, publicado na revista da Folha em 10 de maio de 1998

O quartinho construído especialmente para Sasha, "pessoinha" que está na barriga de Xuxa, tem 80 m². Isso inclui uma "salinha" de brinquedos, uma "banheirinha" de hidromassagem e uma "piscininha" de 10 m² só para ela. Tudo que se refere à baixinha-herdeira é assim: dito no diminutivo, mas sempre com muito exagero.

Cômoda para roupinhas? Imagina! Um "closetzinho" com 18 m² foi concebido só para abrigar as quatro malinhas de roupas que a menina já ganhou e os 180 pares de sapatinhos dessa mini Imelda Marcos. "O quarto da Sasha é o maior da casa", diz Xuxa.

O quarto e todo o resto da "casa rosa", onde mora a "mãe do ano", estão em um terreno de 145 mil m² (mais de 20 campos de futebol, como o do Maracanã) a 50 minutos do centro do Rio, em Vargem Grande. Mesmo criando a filha em um lugar com essas dimensões, Xuxa pede a Deus que Sasha não seja uma criança "espaçosa": "Detestaria que ela se tornasse aquele tipo de menina que acha que tudo é dela, tudo é para ela", diz.

Para segurar essa onda, Sasha vai ter de ter uma cabeça de monge budista. Haja desprendimento para manter a simplicidade no meio de tanto jardim, tanto coqueiro, tanto flamingo, cachorro, laguinho, cachoeira. Os seguranças espalhados pelo terreno da "casa rosa" são tantos que se confundem com as árvores, como a cobra Casca, do filme infantil "Mogli, o Menino Lobo." "Aqui tem muito mais segurança do que você imagina", afirma Marlene Mattos, administradora do império Xuxa-Sasha. Sim, porque segundo Marlene, tudo que é de Xuxa vai ser de Sasha.

"A Sasha é a única herdeira de Xuxa", diz M.M, quando perguntam se existe algum contrato entre Xuxa e o pai de Sasha, o modelo e ator Luciano Szafir, 29 —que mora na casa dele, a 20 minutos dali. "O Luciano tem os direitos de pai. De qualquer jeito, não pensamos no pior (separação litigiosa) até agora, porque existe um sentimento bom unindo os dois", acredita Marlene. "O Luciano tem boa índole."

Supondo que a boa índole de Luciano não resista ao desejo de ter um "quartinho" da casa de Sasha, e que o modelo pense, por exemplo, em pedir pensão à mãe de sua filha, Marlene Mattos diz que vai ter briga. "Não gosto de sofrer por antecipação, tornar as coisas feias. Se acontecer, a gente vê o que faz. Só sei que o que a Xuxa conquistou com o trabalho dela ninguém tira."

A PRINCESINHA E O FIO DENTAL

Quem chega à casa de Xuxa, sabendo da vida reclusa que a apresentadora gosta de levar, imagina que Sasha vai ser criada como uma espécie de princesinha enclausurada, superprotegida, longe das outras crianças, tomando aulas particulares em vez de ir ao colégio. Como um príncipe William dos trópicos.

"Imagina", surpreende-se Xuxa. "Quero que ela seja igual a qualquer criança". A apresentadora planeja voltar ao trabalho menos de um mês depois do parto. "É só vaciná-la direitinho e fazer um espacinho para ela no meu camarim", diz.

Se depender da mãe, Sasha vai aprender a dançar o "tchan" logo de saída —a menina já ganhou um biquíni miniatura, se é que isso é possível, da própria Carla Perez— e frequentará o colégio normalmente. Ou quase: "Ainda ontem eu estava conversando sobre como vai ser o primeiro dia da Sasha no colégio. Eu quero ir junto, chorar, aplaudir, babar. Se deixar eu levo paquita para fazer show."

Grávida de seis meses, Xuxa posa mostrando a barriga em sessão de fotos para a Folha em 1998
Grávida de seis meses, Xuxa posa mostrando a barriga em sessão de fotos para a Folha em 1998 - André Schiliró

Xuxa e companhia colocam fé na amizade de Sasha com a filha da paquita Andréa Faria (vulgo "Sorvetão"). "A gente está dizendo que a melhor amiga dela vai ser a Giovana", conta. De brincadeira, a apresentadora também está dizendo que, "assim como Xuxa é a mãe da Sasha e Luciano é o pai da Sasha, Mônica (Muniz, sua assessora de imprensa) vai ser a assessora de Sasha e Marlene Mattos, a empresária de Sasha..."

Empresária? Mas já existe algo comercial envolvendo o nome de Sasha, tipo fraldinha da Sasha ou sapatinho da Sasha?. "Não", diz Xuxa, "Mas eu acho engraçado imaginar que ela vai estrelar a continuação do meu show, uma coisa do tipo 'Xou da Sasha, a Saga Persiste'."

A imaginação de Xuxa é sempre otimista em relação à Sasha. "Ela vai ser quase perfeita —se fosse perfeita, seria muito chata— e também muito linda..."

Linda, realmente, a menina tem grandes possibilidades de ser: a mãe é bonita, o pai também... se bem que a irmã gêmea de Luciano, Priscila, não é tão bonita quanto ele: "Ninguém é bonito naquela família, só o Luciano", avalia Xuxa. "Sinto muito. Nada contra eles, nem nada a favor, mas se minha filha tiver de parecer com alguém ali, que seja com o Luciano."

Sim, Sasha vai ser linda, alegre "como uma leonina, uma estrela". Mas e se acontecer como na biografia de Marlene Dietrich, Bete Davis, Joan Crawford e outras estrelas que acabaram sendo odiadas pelas próprias filhas: como evitar o efeito "mamãezinha querida"?

"Pretendo preservar minha filha da superexposição. Senão vira trabalho e eu não acho justo. Ela pode me cobrar mais tarde", diz a apresentadora, que pretende ter mais um filho.

Não vai ter então a edição especial de Caras, com o título "Xuxa, apresenta a pequena Sasha?" "Não", assegura Xuxa, que em quatro anos de Caras apareceu 46 vezes na capa da revista (na edição número 100, ela aparece como segunda no ranking dos mais fotografados, perdendo apenas para FHC). "Vou apresentar a Sasha no meu programa, quando ela nascer, em uma imagem rápida para o meu público, e só. Depois, não precisa mais."

Mas será que dá para controlar o assédio da imprensa à Sasha?. "Tenho um bom relacionamento com fotógrafos e repórteres. Acho que se eu mostrar a minha filha e depois disser 'pronto, agora eu não quero superexposição', eles vão respeitar", acredita.

O PAI DA FILHA DE MADONNA

Xuxa dá a entrevista acompanhada da "assessora de Sasha", Mônica Muniz, e da "empresária de Sasha", Marlene Mattos. O "pai de Sasha", Luciano Szafir, não estava. Isso fez lembrar a história de Madonna, com quem Xuxa foi muito comparada quando queria engravidar.

Como a cantora norte-americana, Xuxa queria ter um filho com ou sem pai conhecido. As duas encontraram parceiros fortes, bonitos e saudáveis. Ambas engravidaram de meninas. Madonna já teve a dela. Se as histórias continuarem parecidas, tudo leva a crer que a filha de Xuxa será cada vez mais apenas filha de Xuxa —Lourdes Maria, a filha de Madonna, aparece em ensaios fotográficos para revistas e fotos de jornal apenas com a mãe. Não se fala mais do pai (o personal trainer cubano Carlos Leon).

"Se o pai aparecesse, todo mundo ia dizer que estavam forçando a barra para aquilo parecer uma família", acredita Xuxa. "Se ele não aparece, falam do mesmo jeito."

Enquanto Sasha não nasce, Xuxa superexpõe a barriga comemorando o Dia das Mães hoje no Faustão. "Eu sou a pessoa pública nessa história toda. A Sasha vai nascer pública porque é minha filha. Depois que estiver fora da minha barriga, ela pode escolher se quer ou não a fama", imagina.

E se Sasha for homossexual!?, pergunta André Fischer, que escreve a coluna "GLS" da Revista. "O Faustão é que diz uma coisa muito engraçada", responde Xuxa. "Ele diz que a gente fica 'É menino ou é menina?', antes de fazer a ultrassonografia, mas isso não adianta nada, porque a pessoa só vai decidir depois dos 14, 15 anos. Eu também não vou pensar nisso agora."

Fim da entrevista. Xuxa agora vai posar para as fotos. Primeiro em uma roupa toda preta, com a barriga de fora, no centro da sala de estar da "casa rosa". Depois, com uma camisa branca aberta, mostrando os seios aumentados (que ela pretende manter depois, trocando o leite por silicone) em um sutiã branco de renda, e calça jeans desbotada, mostrando a barriga de seis meses e meio. Atrás dela, na parede, há uma foto em preto e branco do seu rosto, parecida com as que ela está tirando, só que em tamanho gigante.

O fotógrafo é o mesmo, André Schiliró. Enquanto posa fazendo cara de tigresa, com uma espécie de malícia infantil, Xuxa continua a falar dos presentes que Sasha já ganhou. "A Marlene deu dois carrinhos para ela: um jipe camuflado de exército e um rosa tipo o da Penélope Charmosa. É para ela decidir se quer ser perua ou mais moleca".

Decidir, como disse o Faustão, depois dos 14, 15 anos...

Sexo, rancor e televisão...

A Revista leu para Xuxa cinco perguntas de colunistas da Folha

Joyce Pascowitch
Que tipo de característica do temperamento da Sasha seria mais difícil para você superar? (cabeça dura, vaidosa, egoísta, pão dura etc)?
Xuxa: Não queria que ela fosse uma criança esnobe. Daquele tipo que leva as pessoas a dizerem "Ih, chegou a chatinha da filha da Xuxa. Tudo é dela, tudo é pra ela".

Barbara Gancia
A Marelene tem acompanhado você pela vida como um anjo da guarda. Qual vai ser o papel dela na educação da Sasha?
Xuxa: Mesmo que ela diga que não queira, mesmo que ela diga "é tua filha, toma a decisão você", eu vou pedir. A Marlene é uma pessoa muito importante para mim. Muito importante. Muito. A Sasha já é importante para mim antes de vir ao mundo, só no desejo. Preciso da Marlene perto de mim. Nas minhas decisões, nas minhas encucações. Não é por acaso que ela é a madrinha da Sasha. De brincadeira, eu digo que a Mônica (Muniz, assessora de imprensa) é assessora da Sasha, eu sou mãe da Sasha, o Luciano é pai da Sasha e a Marlene é a empresária da Sasha

José Simão
Ela vai nascer no "Plantão Médico"?
Xuxa: Zé Simão, quem é? Aquele macaco Simão? Ah, é para ser engraçado...Diz a ele, então, que vou chamar para fazer o parto o pessoal do "Aqui Agora".

André Fischer
E se sua filha for homossexual?

Xuxa: (risos) Quando a gente fica "e se for homem e se for mulher", o Fustão diz: quem escolhe é a criança mesmo e depois dos 15 anos. Eu acho isso o máximo. Vou preferir responder essa pergunta depois dos 15 anos da Sasha, porque eu não vou me preocupar com uma coisa desse gênero agora.

Gilberto Dimenstein
Você gostaria que sua filha crescesse vendo TV?

Xuxa: Claro. Se possível, vendo muito a mãe dela.

Gerald Thomas
Você sente muito rancor por estar fazendo sucesso apenas em países subdesenvolvidos?
Xuxa: Rancor...Graças a Deus eu não sei o que é o fracasso. Desde que eu comecei na minha carreira, já passaram muitas coisas pela minha cabeça. Achava que não deveria acontecer tanta coisa boa na minha vida. Pensava: por que tenho tanto e tanta gente não tem nada? Depois eu parei de me perguntar sobre isso, porque eu acho que tudo tem um porquê. Uma dose de carisma, uma dose de sorte, com a vontade que eu tinha de conquistar tudo o que eu conquistei não tem por que me sentir culpada por tudo isso que eu tenho. Evidentemente eu gostaria que muita gente tivesse a sorte que eu tenho. Mas não vem ao caso. Então, rancor eu não posso sentir...
Marlene Mattos: Você não respondeu o que ele está perguntando, Xuxa. A pergunta é mais "sofisticada". Ele quer saber se você não preferia fazer sucesso nos Estados Unidos e na Europa. Ele não deve saber que você foi a primeira a ter um programa semanal seu nos EUA (CBS) e também na Telecinco espanhola. Por que sentir rancor de fazer sucesso em um país subdesenvolvido se ela é fruto desse país? Eu devolveria a pergunta. Quem é ele para falar de sucesso no exterior —algum Paulo Coelho, por acaso? Rancorosa, parece, é a pergunta...
Xuxa: Eu não o conheço (Geraldo Thomas). Sinto muito, ele não é meu amigo íntimo para eu saber que a pergunta tem segundas intenções. O que eu acho esquisito é que, coitado, quem é essa pessoa? Nasci e cresci em um país subdesenvolvido e não alcanço a cabeça dele porque eu não vivo na Alemanha. Sou subdesenvolvida, sim, não conheço o sucesso dele, aliás, eu nem conheço esse jovem... É jovem ele?

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem