Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

Globo troca padre por pastor em 'Renascer' para ter representante evangélico em novela

Autor Bruno Luperi optou pela mudança após receber pesquisas da emissora que mostram aumento de adeptos do protestantismo no Brasil

Homem negro sorri
Breno da Matta: ator viverá pastor que era padre na versão original de "Renascer" - Caio Oviedo/CastingLab
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

A Globo fará uma mudança importante no remake de "Renascer", sua próxima novela das nove, que estreia em janeiro de 2024. Padre Lívio, um dos personagens mais lembrados da trama original, mudará de religião e será um pastor evangélico na nova versão.

Interpretado pelo ator Jackson Costa quando foi ao ar pela primeira vez, em 1993, Lívio agora será o Pastor Lívio. O papel caberá ao novato Breno da Matta, ator baiano que encantou o diretor Gustavo Fernandez quando fez parte do elenco da série "Justiça 2", que também estreia ano que vem no Globoplay.

O F5 apurou que a troca não aconteceu por um pedido da direção da Globo, ou mais especificamente de Amauri Soares, diretor da TV e dos Estúdios Globo. Foi uma opção do próprio adaptador, Bruno Luperi, em relação ao original escrito por Benedito Ruy Barbosa.

Luperi teve em mãos pesquisas entregues pela área de insights da empresa, baseadas em levantamentos do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), que concluíram que os evangélicos vão ser maioria no Brasil até o fim da década. Isto já foi revelado pela Globo em eventos nos últimos anos.

Como havia dois padres na produção, ele optou por trocar um deles por um pastor. Na versão original, Lívio se envolve em um triângulo amoroso com Joaninha (Alice Carvalho) e Tião Galinha (Irandhir Santos). A ideia é discutir a relação entre amor e a fé em Deus.

Procurada pelo F5, a Globo afirmou que "há processos naturais de uma releitura, que para deixar a obra mais contemporânea, podem –ou não– trazer mudanças em suas tramas e personagens".

O comunicado continua: "Sobre Lívio, teremos mais detalhes em breve, conforme os personagens forem divulgados", concluiu a emissora.

"Renascer" iniciou nesta semana suas gravações no Rio de Janeiro, após um mês de gravações em Ihéus, na Bahia. A trama estreia em janeiro, no lugar de "Terra e Paixão".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem